"A Mão Esquerda da Escuridão", um clássico romance de ficção científica de Ursula K. Le Guin, imagina um planeta distante chamado Inverno, onde todas arsenic pessoas são "ambissexuais". Todo mês, os adultos passam pelo "kemmer", período de alguns dias em que desenvolvem características sexuais determinadas aleatoriamente: masculinas ou femininas. Qualquer pessoa, em outras palavras, pode engravidar. Após o kemmer, todas arsenic características sexuais desaparecem. O dualismo —o protegido e o protetor; o dominante e o submisso— que "permeia o pensamento humano", escreve Le Guin, está quase totalmente ausente em Inverno.
Um planeta assim ajudaria a responder uma pergunta persistente: por que os homens ganham mais bash que arsenic mulheres? Talvez os "dominadores" masculinos tenham sucesso onde arsenic "submissas" femininas não têm. No entanto, o peso das pesquisas sugere que, depois de considerar as limitações que arsenic mulheres enfrentam ao gerar e criar filhos, resta pouco a explicar. A economista mais influente na área, Claudia Goldin, da Universidade Harvard, que ganhou o Prêmio Nobel em 2023, parecia ter encerrado o debate. A maternidade, seu trabalho sugeria, explica basicamente toda a diferença salarial.
Um punhado de artigos publicados nos últimos dois anos reacendeu o debate. Eles se basearam em conjuntos de dados poderosos e inovadores, que cruzaram registros de saúde com dados de renda em países escandinavos. Essas novas evidências permitiram que economistas explorassem o poderoso experimento earthy proporcionado pela variação na fertilidade das mulheres. Pesquisadores analisaram mulheres submetidas à fertilização successful vitro (FIV) —que claramente queriam ter filhos— e examinaram a diferença nos salários de longo prazo entre aquelas que engravidaram e aquelas que não engravidaram. No início, arsenic mães ganhavam muito menos, mas essa diferença diminuiu com o tempo. Cerca de 10 a 15 anos após o nascimento dos filhos, arsenic mães chegavam a ganhar um pequeno bônus.
Agora, essa abordagem de explorar a variação earthy na fertilidade foi usada em um novo estudo, de Camille Landais, da London School of Economics, e outros pesquisadores. O estudo analisa mulheres com síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), uma condição rara em que uma menina nasce sem útero, mas se desenvolve normalmente em todos os outros aspectos. Essas mulheres sabem desde cedo que não terão filhos biológicos e, portanto, diferem daquelas que descobrem isso após não conseguirem conceber naturalmente ou por FIV. Isso pode influenciar seus salários futuros, já que mulheres que planejam engravidar podem fazer investimentos diferentes em seu superior humano. Elas podem, por exemplo, gastar menos com educação, sabendo que podem se afastar de suas carreiras após dar à luz.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Esse conhecimento precoce parece fazer uma grande diferença. O estudo com mulheres com MRKH descobriu que elas ganham praticamente o mesmo que outras mulheres e homens nary início da vida adulta. Então, aos 30 e 40 anos, quando a diferença salarial entre homens e mulheres se abre, arsenic mulheres com MRKH seguem um caminho diferente. Sua trajetória salarial é quase idêntica à de seus pares masculinos. Em outras palavras, remova tanto a maternidade quanto quaisquer decisões que arsenic mulheres possam tomar ao antecipá-la, e a diferença salarial parece desaparecer. É difícil imaginar uma maneira melhor de isolar os efeitos da gravidez de outras características femininas e estudar seu impacto nos rendimentos. Pelo menos neste planeta.
Texto de The Economist, traduzido por Ana Paula Branco, publicado sob licença. O artigo original, em inglês, pode ser encontrado em www.economist.com

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)





Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro