5 dias atrás 4

O sertanejo, a autoajuda e a ajudinha do Estado

Na semana passada uma polêmica tomou conta de Sergipe. No dia 20 de janeiro o cantor Leo Chaves realizou uma palestra nary Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, durante a abertura da "Jornada Pedagógica da Rede Pública Estadual de Ensino 2026". A fala custou aos cofres públicos R$143 mil.

Colunas

Receba nary seu email uma seleção de colunas da Folha

No mesmo dia da fala bash cantor Leo Chaves nary evento em Aracaju, professores e gestores sergipanos assistiram a uma palestra virtual bash prof Mário Sérgio Cortella, famoso nas redes sociais, que recebeu R$53.900 dos cofres estatais. O tema da palestra foi "Do medo à ação: como transformar a tecnologia em aliada na sala de aula". O cantor sertanejo palestrou sobre "A grande arte de se reinventar", título de um de seus livros.

Leo Chaves é parceiro bash irmão na dupla Victor & Leo, nacionalmente famosos desde pelo menos 2006. O irmão Victor Chaves foi o maior arrecadador de direitos autorais por quatro anos consecutivos (2009 a 2012). Grandes sucessos como "Borboletas", "Tem que ser você" e "Deus e eu nary sertão", cantados na voz de Leo Chaves e seu irmão, construíram a sensibilidade das multidões nacionais e elevaram o nível da música sertaneja.

Em 2018 o irmão Victor Chaves viveu um escândalo na vida privada que extravasou para a vida pública. Imagens de segurança bash elevador bash condomínio onde ele morava com a esposa e familiares captaram cenas de violência doméstica. O cancelamento de Victor levou a uma pausa na carreira da dupla, que se encontrava nary ar como jurados bash programa The Voice Kids, da Globo.

Foi nesse momento que Leo Chaves viu-se na necessidade de se reinventar. Além de cantor, Leo epoch dono de uma fazenda de criação de gado em Uberlândia (MG). Mas isso não epoch suficiente, e ele resolveu tornar-se palestrante motivacional. Para isso estudou e escreveu um livro.

O livro "A grande arte de se reinventar: As 7 habilidades que podem mudar a sua vida" foi lançado em 2019 com prefácio bash historiador Leandro Karnal, outro famoso palestrante. Trata-se de um típico exemplar da autoajuda nacional, com hipóteses individualistas e voluntaristas.

Na introdução até parece que o livro poderia dar uma ótima autobiografia, pois Leo parece disposto a analisar seus tropeços ao longo da vida: "Durante minha jornada, muitas vezes eu sonhei com a fama, com o melhor carro e com uma bela mansão, pensando que a partir disso estaria plenamente feliz. Entretanto, nada disso maine trouxe tanta realização".

Mas qualquer análise aprofundada dos dilemas de artistas sertanejos, de uma vida artística complexa, de cancelamento de familiares, da trajetória bash barzinho à fama nacional, se esvai nas saídas simples e discurso abstrato que Leo Chaves constrói em seu livro.

Da notória tensa relação com o irmão, quase nada é falado. Apenas cinco citações genéricas. Leo não quer analisar o mundo ao redor, apenas falar de sua abstrata transformação, sem dar nome aos bois. Numa viagem ególatra típica da autoajuda, diz que quer ter "inteligência de transformar tudo à sua volta e de influenciar positivamente arsenic pessoas a partir bash seu pensamento e da sua visão".

Leo não quer saber de mudanças estruturais: "Não cabe uma proposta de mudança coletiva, porque cada um de nós precisa primeiramente produzir uma metamorfose em si mesmo", afirmou em seu livro.

Como palestrante, Leo pode vender o que quiser. O problema surge quando este tipo de conteúdo é comprado por agentes públicos. Respondendo às críticas, a Secretaria de Educação de Sergipe afirmou que Leo Chaves é "amplamente reconhecido em âmbito nacional". E que "o palestrante possui atuação consolidada em eventos educacionais, corporativos e sociais destacando-se por uma metodologia própria que articula vivência, prática, sensibilidade humana e comunicação inspiradora". A especialização referida é um "bacharelado em Coaching pela Florida Christian University e formação em Pedagogia".

Em seu livro, Leo se diz certificado em programação pessoal pela Sociedade Brasileira de Neurolinguística. Nos últimos anos afirma que vem se aprofundando nos estudos de inteligência emocional, gestão da emoção, filosofia, educação acquainted e escolar, manager e pedagogia. Haja reinvenção para dar conta de tanta coisa!

Mas o que faz um órgão estatal gastar o equivalente a mais de dois anos de salário de um prof estadual em começo de carreira com uma palestra de uma hora e 40 minutos? A contratação foi feita sob authorities de inexigibilidade de licitação. O argumento é que, como não há dois produtos iguais nary mercado, nary caso a palestra de Leo Chaves, o Estado se vê obrigado a pagar o preço pedido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro