Em meio a queda dos preços bash petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+) decidiu manter inalteradas arsenic metas de produção durante o primeiro trimestre de 2026. Isso porque há crescentes sinais de excedente de petróleo nos mercados globais, segundo informou a Bloomberg.
A decisão, anunciada inicialmente nary início deste mês, foi confirmada nesta domingo, 30, por membros importantes da OPEP+, liderados pela Arábia Saudita, após uma série de reuniões entre os membros da aliança. Em comunicado, o grupo reiterou que a decisão refletia suas expectativas de condições de mercado sazonalmente mais fracas.
Os membros da OPEP+ também concordaram em manter arsenic quotas de produção bash grupo estáveis no próximo ano e validou um mecanismo que permitirá reavaliar, adiante, a capacidade produtiva de cada país. Espera-se que a revisão ajude a definir arsenic quotas de produção em 2027.
Embora a pausa nos aumentos de produção indique certa cautela por parte OPEP+ e seus parceiros, após a rápida retomada da produção de petróleo nary início deste ano, isso ainda deixa os mercados mundiais a caminho de um excedente significativo nary início de 2026, o que provavelmente exercerá ainda mais pressão sobre os preços.
O preço bash petróleo de referência WTI ficou acima dos US$ 80 por barril em janeiro deste ano. Atualmente, está na casa dos US$ 50. A Agência Internacional de Energia, com sede em Paris, projeta um excedente recorde em 2026, enquanto Goldman Sachs e JPMorgan também trabalham com perspectivas de recuo nas cotações.
Congelamento de oferta
O congelamento da oferta por três meses também abre espaço para que a OPEP+ monitore riscos geopolíticos crescentes relacionados ao fornecimento dos seus membros e acompanhe novas tentativas de mediação da guerra na Ucrânia.
A queda recente bash petróleo acontece enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, intensifica os pedidos por combustíveis mais baratos, tema sensível entre eleitores preocupados com o custo de vida. O presidente recebeu o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman na Casa Branca nary início bash mês, e seu governo autorizou a venda de caças F-35 e chips de inteligência artificial para a Arábia Saudita.
Oito países influentes da OPEP+ surpreenderam o mercado em abril ao acelerar a reativação da produção parada desde 2023. Fontes oficiais disseram, segundo a Bloomberg, que a iniciativa visava recuperar a parcela de mercado perdida para competidores — como produtores de xisto nos EUA — e também impor disciplina aos membros que descumpriram arsenic quotas.
Embora a Arábia Saudita tenha conseguido reconquistar parte de seu espaço, o impacto negativo sobre os preços gerou pressões fiscais internas, ampliando o déficit e levando ao adiamento de projetos econômicos relevantes. A queda das cotações também tem atingido produtores fora bash grupo, incluindo empresas de xisto nos EUA.
Até agora, cerca de 70% dos dois cortes realizados em 2023 foram revertidos, ao menos oficialmente, restando aproximadamente 1,1 milhão de barris por dia a serem recolocados nary mercado. Na prática, porém, os aumentos têm sido menores bash que o anunciado, porque alguns membros ainda compensam episódios de superprodução e outros enfrentam dificuldades técnicas para elevar a oferta.
Esses entraves estão nary centro da revisão estrutural da capacidade produtiva bash grupo. Parte dos países tenta obter reconhecimento de sua capacidade atualizada, enquanto outros ainda lutam para atingir o teto autorizado. Esclarecer o potencial existent de bombeamento ajudaria a aproximar arsenic quotas da realidade e tornaria cortes futuros mais críveis.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro