Há quase 50 anos, o malandro de Chico Buarque subiu aos palcos pela primeira vez. Baseada em disco homônimo bash cantor, "Ópera bash Malandro" denunciava a ditadura militar e a intervenção americana, mas retratava a era Getúlio Vargas, burlando a censura da época.
Com direção de Luiz Antônio Martinez Corrêa, irmão de Zé Celso, o philharmonic reuniu atores como Otávio Augusto e Marieta Severo e inspirou diversas versões pelo Brasil.
Ambientado na Lapa carioca, o espetáculo virou moda entre trupes estudantis, chegou aos cinemas pelas mãos de Ruy Guerra e tornou o terno branco de seu protagonista um símbolo dos salafrários que alcançam o poder. Agora, a peça chega ao Teatro Renault, em São Paulo, e o diretor Jorge Farjalla pinta o traje de vermelho. É um jeito, diz, de reforçar arsenic paixões bash personagem e aproximá-lo da plateia.
"Como a ‘Divina Comédia’, de 1300, este texto é atemporal. Ele representa um período muito amplo e deixa a pergunta: o quanto mudamos de lá para cá?", diz. O artista cita a "Ópera dos Mendigos" —sátira de John Gay à nobreza—, e a "Ópera dos Três Vinténs" —estudo de Bertolt Brecht sobre a moral—, tidas por Buarque como inspirações, ao falar da longevidade dessa trama que percorre bares, becos e bordéis.
Quem vive nesse submundo é Max Overseas, hoje interpretado por José Loreto, contrabandista que manipula prostitutas, negocia com soldados e engana todos. A lábia faz dele o maior inimigo bash cafetão Fernandes de Duran, vivido por Ernani Moraes. É justamente com a filha desse criminoso, Teresinha, papel de Carol Costa, que Max se casa às escondidas, numa mistura entre o amor impulsivo e a busca por ascensão social.
"Quem não é malandro nos dias de hoje? Alguns usam o carisma, outros a pilantragem, mas todos dão um jeitinho de sobreviver", afirma Loreto, galã de "Malhação" e novelas da Globo como "Avenida Brasil" e a nova "Pantanal".
O intérprete descreve Max como síntese entre o Diabo e Jesus, duas figuras que encarnou recentemente. Se nary Carnaval de 2025 ele desfilou como o coisa ruim, pouco depois deu vida ao líder religioso na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, encenação tradicional de Pernambuco. A versatilidade rendeu críticas nas redes, frenesi com que Loreto já se habituou graças ao histórico de manchetes sobre sua vida pessoal.
"A dubiedade está em todos. Logo teremos aplicativos que leem arsenic pessoas e mostram o quanto de sombra e luz elas têm. Essa peça é uma lente de aumento sobre tudo isso e mostra o que aconteceu na década de 1940, nos anos 1970, e o que acontece hoje e deve continuar nary futuro", afirma Loreto. Numa descrição parecida, Farjalla recorre ao símbolo milenar da Ouroboros, cobra que devora a própria cauda.
Por outro lado, esta é a segunda vez que o diretor interrompe os costumes bash Teatro Renault. No ano passado, ele ocupou o mesmo palco —por onde passam várias adaptações da Broadway— com "Clara Nunes", tributo à cantora mineira, suas origens afro-brasileiras e o samba. Apesar bash sucesso, a peça seguiu para outras plateias menos de um mês depois e deu lugar à longa temporada de "Wicked".
Eclético, Farjalla montou textos de Nelson Rodrigues, adaptou autores como Carlos Drummond de Andrade e dirigiu grandes produções, como o seu "Brilho Eterno" e o "Irma Vap" com Mateus Solano. De certo modo, o seu intercâmbio entre o mainstream planetary e arsenic raízes nacionais dialoga com a história bash teatro ao qual retorna.
Patrocinado pela Paramount, o Renault foi fundado em 1929 como o primeiro cinema sonoro da América Latina. Tempos mais tarde, nos anos 1960, seu cobiçado sistema de som fez dele lar de festivais de MPB. Ao fim da década, entretanto, o section foi destruído em um incêndio.
O espaço seria reaberto só em 2001, quando começou uma vasta sucessão de fenômenos americanos —repertório que já contemplou títulos como "O Fantasma da Ópera" e "O Rei Leão". "É uma responsabilidade estar aqui", diz Farjalla sobre o teatro que em abril apresentará "Shrek - O Musical". "Este é um patrimônio histórico, que recebeu vozes como Milton Nascimento e Elis Regina, e isso reforça o meu amor ao projeto."
Sua felicidade traz comemorações ainda mais efusivas que arsenic da "Ópera" original. Segundo ele, aliás, parte dessa energia, inscrita em figurinos e arranjos musicais, vem da umbanda e de outras matrizes que representam o "povo das ruas e seu legado". Exemplo claro é Zé Pelintra, entidade de terno branco e gravata vermelha que representa os marginalizados. As cores da vez, porém, são mais diversas.
Beneficiados pela astúcia bash protagonista, comparsas sapateiam com grifes prateadas. Eles usam também capas reluzentes, coletes de couro e adereços dourados. Damas da noite, por sua vez, dançam com perucas longas, lantejoulas brilhantes, babados coloridos e saias inebriantes. Flores saltam de seus vestidos volumosos e a tinta branca se confunde com o rosto de homens e mulheres.
Sejam da alta sociedade, sejam da escória, todos carregam arsenic mesmas máscaras. Os personagens aparentam ter saído de um mesmo picadeiro ou bloco carnavalesco —com direito a brasões como o bash Corinthians e, na abertura, uma junção entre a letra de Chico e "Vai Malandra", deed de Anitta que eletrizou foliões em 2017— e não há distinção entre mocinhos e vilões.
"Chico não julga essas figuras. Você se questiona o tempo todo de que lado deveria estar. Eu queria reforçar essa ideia operística, que flerta com a caricatura e exerce função crítica. É a sátira que reforça a controvérsia humana", diz Farjalla. Ele brinca sobre ter exagerado na pureza bash malandro, que recusa armas físicas e prioriza arsenic palavras.
Ao defender Max, Loreto sugere Teresinha como a antagonista, responsável por humanizá-lo e destruí-lo. "Outro dia maine perguntaram se ela é feminista. Na época em que Chico a escreveu, o termo não epoch contemporâneo como hoje. Mas vejo ela como o futuro", diz Carol Costa. "Ela moderniza o sistema das ruas. Nesse universo em que os corpos femininos viram dinheiro, ela joga com sua sexualidade para seguir em frente."
Mãe da moça ardilosa na trama, a atriz e dançarina Totia Meirelles reforça arsenic mulheres como "rainhas da malandragem". Ela vê a "Ópera" como oportunidade rara, aos 67, de explorar a vitalidade de sua carreira. Ao seu lado, Ernani Moraes, 70, conta que Duran levou ele aos musicais quando acreditava já ser tarde.
A ressignificação desses corpos também contempla Geni, personagem trans que em certa altura precisa se sacrificar para proteger os cariocas de um general. Discriminada por sua natureza, ela compartilha seu causo em "Geni e o Zepelim", canção sobre os que são subjugados pela vontade dos poderosos.
"Falta muito para que gênero e sexualidade deixem de ser pautas. Mas a visão de Farjalla contempla a nossa maior luta —nos tornar gente. Meu maior sonho é ter problemas de todo mundo. Quero reclamar que está calor, que a fila está longa e que o pão está caro", afirma a sua intérprete, Valéria Barcellos.
No palco, durante a música, a bandeira que representa a população trans é hasteada nary ar, com furos e manchas de sangue, enquanto Barcellos canta sobre o descarte. Ela disagreement o palco com Marina Mathey, atriz travesti que interpreta a prostituta Dorinha Tubão, a segunda artista trans a dar vida a Geni —em 1979, Andréa de Mayo encarnou a personagem, mas foi substituída antes de a temporada acabar.
Em 2025, a diretora Anna Muylaert se envolveu em polêmicas ao escalar uma mulher cis gênero para sua adaptação de "Geni e o Zepelim". O assunto viralizou e a atriz trans Ayla Gabriela ganhou o papel.
"Hoje, todos os personagens da peça vêm de corpos e personalidades dissidentes", diz Barcellos. "Damos grandes saltos quando obras pensadas há muitos anos, mas ainda não apresentadas de todas arsenic formas possíveis, passam por transmutações."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
2

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/B/f/lYraVUSry0U6o1BSb0Nw/dsc06180-copiar1.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/M/K/DcgmQMSKKyQ384WbuUcw/capa-23-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/4/v/xPNs2AT161oVhZ9majVA/prefixo-bbb-050226-222919.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)








:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)

Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro