6 dias atrás 2

Organização cria ranking de congressistas mais ativos em pauta racial no Legislativo

O Instituto de Referência Negra Peregum lançou ranking, nesta terça-feira (9), de deputados federais e senadores mais engajados em pautas no Congresso Nacional pela promoção da igualdade racial no país em 2025.

O levantamento foi feito pela organização em parceria com a Fundação Tide Setúbal, o OLB (Observatório do Legislativo Brasleiro) e o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Segundo os resultados do ranqueamento, figuram entre os mais ativos no tema congressistas negros, mulheres e parlamentares de primeiro mandato. Os mais ativos em projetos pela igualdade racial receberão o Prêmio Peregum 2025, reconhecendo a atuação em favor da luta contra o racismo, nesta terça às 19h.

O estudo utilizou algoritmo desenvolvido pelo OLB para classificar os deputados e senadores com base na atividade legislativa individual. Na base de dados estão mais de 37 mil manifestações, como votos nominais, discursos, pareceres, e emendas em projetos sobre o tema.

Com isso, 571 dos 584 congressistas do Brasil entraram na lista por desempenharem alguma atividade em projetos sobre igualdade racial na atual legislatura. As notas vão de 10, a máxima, a -10, a mínima.

Entre os subtemas considerados como de políticas de igualdade racial estão ações afirmativas, combate ao racismo, saúde, proteção à mulher, segurança pública, meio ambiente, cultura, renda e educação. Todos devem estar ligados à pauta racial para serem contabilizados no levantamento.

O pódio é composto pelas deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), Daiana Santos (PC do B-RS) e Talíria Petrone (PSOL-RJ). Do outro lado, os três congressistas menos engajados ainda classificados são Junio Amaral (PL-MG), Hélio Lopes (PL-RJ), e Chris Tonietto (PL-RJ).

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ocupa a posição 455. O chefe do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não foi classificado entre os 571 congressistas, mesmo resultado do ex-lider da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

Entre os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apenas Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está listado. na posição 503. O deputado federal está nos Estados Unidos desde março para articular sanções contra autoridades brasileiras devido ao cerco jurídico contra o pai.

Segundo Ingrid Sampaio, coordenadora de Advocacy do Instituto Peregum, "os dados revelam que mulheres negras lideram a atuação pró-igualdade racial, mostrando que novas trajetórias políticas têm impacto direto na produção legislativa".

Para Douglas Belchior, diretor de Articulação Política do Instututo Peregum, a ampliação da diversidade no Congresso melhora a qualidade legislativa no país e fortalece a criação de políticas públicas que atendam todas as camadas sociais.

O Prêmio Peregum, primeira edição da cerimônia para laurear os congressistas mais ativos na pauta racial, será entregue no Hub Peregum, sede da organização, no Lago Sul, em Brasília.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro