Os filmes mais aclamados da história do Oscar são aqueles que somam mais indicações e vitórias na premiação, que é a maior do cinema mundial. Ao longo de sua história, poucos foram os filmes capazes de se destacarem em ambos os aspectos. Um exemplo marcante é Titanic (1997), que está no topo dos maiores vencedores, com 11 conquistas em 14 indicações. Outro filme que fez história foi o recente sucesso Oppenheimer (2023), com sete categorias conquistadas entre as 13 indicações na noite do evento. Esses e outros filmes estão presentes em serviços como Mercado Play, Disney+ e outros.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com as obras que receberam o maior número de indicações e vitórias na história do evento. Confira, a seguir, o enredo, elenco, repercussão, e onde assistir a cada uma delas online.
Cillian Murphy estrela Oppenheimer, vitorioso no Oscar com sete troféus em 13 indicações — Foto: Reprodução/Universal Pictures Veja os filmes com o maior número de indicações e vitórias no Oscar:
Baseado no naufrágio real ocorrido em 1912 do RMS Titanic, navio que dá nome à primeira obra da lista, a narrativa acompanha o inusitado casal formado a bordo por Jack Dawson, um artista na terceira classe da tripulação, e Rose DeWitt Bukater, uma jovem rica, junta de seu noivo, um herdeiro do aço, mas por quem ela não deseja se casar, e sua mãe. Quando o artista a conhece, ela resiste a ele, porém logo eles começam um romance proibido no navio, e vivem juntos a colisão dele com o iceberg que o destruiu.
Desastre do navio de cruzeiro Titanic foi retratado nos cinemas pelo diretor James Cameron — Foto: Reprodução/The Movie Database 2. La La Land: Cantando Estações (2016)
O aclamado musical se passa em Los Angeles e conta a história de Sebastian, um pianista que sonha em ter seu próprio bar de jazz, e Mia, uma atriz promissora em início de carreira. Após se conhecerem, eles se apaixonam e vivem um romance em um momento em que buscam o estrelato. Conforme a relação progride, os desafios de suas carreiras passam a exigir cada vez mais da prioridade deles, o que cria dilemas para o casal, que precisa fazer escolhas entre o relacionamento e suas carreiras.
A obra é estrelada por Ryan Gosling (Barbie), como Sebastian, e Emma Stone (Poor Things), que interpreta Mia. Ao lado de Titanic (1997), faz parte das obras com o maior número de indicações, 14 ao total, e conquistou seis delas, com destaque a categoria de Melhor Diretor para Damien Chazelle (Babilônia) e a de Melhor Atriz, para Emma. O longa tem nota 8,0 no IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. Pode ser alugado no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e Apple TV+.
Indicado a melhor filme no Oscar 2017, La La Land chega ao catálogo da Netflix em 1º de fevereiro — Foto: Divulgação/Netflix Eve Harrington é uma atriz aspirante que deseja alcançar o estrelato. Para conseguir isso, ela começa a trabalhar como assistente da atriz veterana de sucesso, Margo Channing, para aproximar-se de nomes importantes do meio artístico. Ao longo de sua vida, ela aproveitou suas oportunidades e, com amizades e relacionamento, junto de traições e mentiras, ela progride em sua carreira. O filme se passa na premiação fictícia Sarah Siddons, em uma noite em que Eva é o centro das atenções, e conta toda sua trajetória a partir de flashbacks.
A obra é protagonizada por Anne Baxter (Os Dez Mandamentos), enquanto a atriz de sucesso que lhe dá oportunidade de iniciar sua carreira, Margo Channing, é interpretada por Bette Davis (O Que Terá Acontecido a Baby Jane?). O longa é o terceiro filme e último da lista que compartilha o recorde de indicações, concorreu a 14 categorias e venceu seis delas, como a de Melhor Filme e de Melhor Diretor para Joseph L. Mankiewicz (Júlio César). Indisponível em serviços de streaming, o filme tem nota 8,2 no IMDb e 99% de aprovação no Rotten Tomatoes.
A Malvada (1950) conta a história da carreira de sucesso da atriz Eve Harrington — Foto: Divulgação/IMDb 4. ...E o Vento Levou (1939)
Baseado no livro homônimo de Margaret Mitchell, o épico aclamado, apesar de complicado pelas representações romantizadas da escravidão, acompanha a jovem mimada e rica, porém determinada, Scarlett O'Hara vive relacionamentos frustados, enquanto nutre uma paixão não correspondida por Ashley Wilkes. Porém, a vida pacífica da jovem desmorona conforme o avanço da Guerra da Secessão. Moradora do sul estadunidense, ataques dos estados da União dos Confederados fazem com que ela e sua família precisem recomeçar sua vida.
O filme é estrelado por Vivien Leigh (Waterloo Bridge), Thomas Mitchell (A Felicidade Não Se Compra), Clark Gable (Aconteceu Naquela Noite) e Olivia de Havilland (Tarde Demais). Com também 13 indicações ao Oscar, o filme conquistou oito categorias, como a de Melhor Filme, a de Melhor Direção, para Victor Fleming (O Mágico de Oz) e de Melhor Atriz, para Vivien, e Melhor Atriz Coadjuvante, para Olivia. A obra, com nota 8,2 no IMDb e 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, está disponível na Max e para alugar no Amazon Prime Video e Apple TV+.
E o Vento Levou foi um dos primeiros filmes coloridos da história — Foto: Reprodução/IMDb 5. A Um Passo da Eternidade (1953)
Prévio ao ataque japonês em Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial, a trama acompanha a rotina e tramas que se desenrolam em um quartel estadunidense no Havaí. Nele, o Sargento Warden vive um relacionamento extraconjugal com a esposa do capitão Dana Holmes, seu superior. Paralelamente, após a transferência para a base do campeão de boxe, o soldado Prewitt, o capitão Holmes deseja que ele se torne um integrante da equipe de boxe do exército, porém ele recusa e passa a ser perseguido por sua decisão.
O filme é estrelado por Burt Lancaster (O Leopardo), Montgomery Clift (Um Lugar ao Sol), Donna Reed (Do Céu Caiu uma Estrela) e o cantor Frank Sinatra. Com 13 indicações, o filme venceu oito categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, de Melhor Direção, para Fred Zinnemann (O Dia do Chacal), de Melhor Atriz Coadjuvante para Donna Reed e a de Melhor Ator Coadjuvante para Sinatra. A obra tem nota 7,6 no IMDb e 88% de aprovação no Rotten Tomatoes. Está disponível para alugar no Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV+.
A Um Passo da Eternidade (1953) acompanha um quartel no Havaí dias antes do ataque de Pearl Harbor — Foto: Divulgação/IMDb Baseado no livro biográfico American Prometheus, o filme conta uma parte da história de J. Robert Oppenheimer, o físico responsável por comandar a criação da Bomba Atômica dos Estados Unidos, lançadas em Hiroshima e em Nagasaki na Segunda Guerra Mundial. A narrativa da obra alterna entre o passado do cientista, ainda jovem, quando começou seus estudos universitários até o convite do governo para a participação no Projeto Manhattan, e o julgamento décadas após o fim da guerra, em que foi acusado de ser um comunista, fazendo dele uma pessoa mal vista publicamente. A obra explora também a culpa sentida pelo "pai da bomba atômica" ao ver as consequências de seu uso.
Escrito e dirigido por Christopher Nolan (Tenet), a obra é protagonizada por Cillian Murphy (Peaky Blinders), além de contar com um elenco repleto de estrelas, como Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso) e Matt Damon (Gênio Indomável). O filme recebeu sete troféus em 13 indicações, ele conquistou importantes categorias, como a de Melhor Filme, Melhor Ator, para Murphy, e Melhor Direção, para Nolan. Ele tem nota 8,3 no IMDb e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. A obra está disponível no Amazon Prime Video e pode ser alugada no Apple TV+ e Google Play Filmes.
Oppenheimer, de Christopher Nolan, está disponível para aluguel no Amazon Prime Video — Foto: Reprodução/Universal Pictures 7. Shakespeare Apaixonado (1998)
O jovem dramaturgo William Shakespeare vive uma crise criativa, e o filme acompanha a paixão surgida entre ele e a dama Viola de Lesseps, aspirante a atriz já comprometida com outro homem. O amor proibido entre eles inspira o escritor a escrever a célebre peça Romeu e Julieta. Com inconsistências históricas, o longa não é uma biografia, mas acompanha momentos da vida de William, inclusive o seu processo criativo e os momentos dessa paixão proibida.
Na trama, Shakespeare é interpretado por Joseph Fiennes (The Handmaid's Tale), enquanto Viola é vivida por Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro). A relação do filme com o Oscar teve grande repercussão no Brasil, pois a obra, que conquistou sete categorias em 13 indicações, recebeu o prêmio de Melhor Atriz pela atuação de Gwyneth no lugar de Fernanda Montenegro por Central do Brasil (1999). O filme tem nota 7,1 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes e está disponível para alugar no Amazon Prime Video e Apple TV+.
Shakespeare Apaixonado explora a juventude do renomado dramaturgo William Shakespeare — Foto: Reprodução/The Movie Database 8. Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)
Baseado no romance homônimo de Winston Groom, o clássico dos anos 90 conta a história de Forrest Gump, narrada de seu próprio ponto de vista. Crescido na década de 50, Forrest é uma pessoa ingênua, com baixa inteligência e uma deficiência física em sua coluna. Por suas características, ele sofreu bullying desde pequeno e, fugindo de valentões, ele descobriu um dom que o fez ganhar uma bolsa na universidade: ele consegue correr sem parar. Sem perceber, ele se envolve em decisões que mudaram toda a história internacional, participando de eventos marcantes para os Estados Unidos e o mundo, como a Guerra do Vietnã e o caso Watergate.
Forrest Gump é estrelado por Tom Hanks (O Pior Vizinho do Mundo), além de contar com nomes em seu elenco como Robin Wright (House of Cards) e Mykelti Williamson (Um Limite Entre Nós). Em suas 13 indicações, o longa venceu seis categorias, incluindo o Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, por Tom Hanks, e Melhor Roteiro Adaptado. O filme tem nota 8,8 no IMDb e 75% de aprovação no Rotten Tomatoes. Está disponível gratuitamente no Mercado Play e também no Telecine, pode também ser alugado no Apple TV+, Google Play Filmes e Amazon Prime Video.
Tom Hanks no papel de Forrest Gump, um dos personagens mais memoráveis da história do cinema — Foto: Reprodução/The Movie Database O musical de sucesso dos anos 2000 se baseia na peça homônima de 1926. Inspirada na história de duas mulheres reais, a trama acompanha a dona de casa Roxie Hart, que sonha em ser uma cantora famosa e é presa após assassinar seu amante, que a enganou para se relacionar com ela. Na cadeia, ela conhece a estrela do teatro Velma Kelly, presa por matar seu marido adúltero e sua irmã, que se relacionavam. Convencida de tornar-se uma estrela para ser absolvida por júri popular, ela recebe a ajuda do advogado Billy Flynn. Paralelamente, Velma perde aos poucos sua fama enquanto nutre uma espécie de raiva de Roxie.
Roxie Hart é interpretada por Renée Zellweger (O Diário de Bridget Jones) enquanto Velma Kelly é Catherine Zeta-Jones (A Máscara do Zorro) e Billy Flynn é vivido por Richard Gere (Uma Linda Mulher). A obra vence, em 13 indicações, seis categorias, incuindo a de Melhor Filme e a de Melhor Atriz Coadjuvante, para a atuação de Catherine. O filme tem nota 7,2 no IMDb e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes. Pode ser assistido gratuitamente no Mercado Play, além de poder ser alugado no Apple TV e Amazon Prime Video.
Roxie Hart faz de tudo para ser abssolvida pelo júri popular e se tornar uma estrela em Chicago (2002) — Foto: Divulgação/IMDb Baseado na saga de livros de P. L. Travers, o clássico da Disney apresenta a mágica babá Mary Poppins, que surge após uma sequência de babás que não deram conta de cuidar dos filhos da tradicional família londrina composta pelo casal George e Winifred. Quando os pais chegam em casa, eles descobrem que a atual babá deixou o serviço, e George decide anunciar a vaga, enquanto os filhos também fazem isso, mas buscando um perfil de profissional mais agradável. No dia seguinte, todas as candidatas idosas e rudes que estavam na porta saíram voando após a jovem Mary descer com seu guarda-chuva dos céus. Após convencê-los a contratá-la, ela muda toda a dinâmica da família com sua magia.
A babá mágica do filme é interpretada por Julie Andrews (Bridgerton), enquanto o elenco conta também com Karen Dotrice (O Retorno de Mary Poppins) e Matthew Garber (Eu Acredito em Gnomos). Em suas 13 indicações ao Oscar, o filme conquistou cinco prêmios, como a de Melhor Atriz para Julie Andrews. Com nota 7,8 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, a obra está disponível no Disney+.
Mary Poppins é a babá mágica no longa clássico dos anos 1960 — Foto: Divulgação/IMDb 🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
36

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/t/Lb3aWQSwegIfp6KtoWRg/globo-canal-4-20230720-1959-frame-132937.jpeg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro