10 meses atrás 32

Os 30 melhores filmes de todos os tempos, segundo o IMDb

Os melhores filmes da história foram listados pelo IMDb, famoso agregador a Amazon que leva. em conta as avaliações do público. Entre os mais bem-avaliados do portal, estão longas como o clássico sobre a máfia O Poderoso Chefão (1972), a ficção científica de sucesso dos anos 80 Star Wars: Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) e o drama A Lista de Schindler (1993). Esses títulos estão disponíveis em streamings como Amazon Prime Video, Globoplay, Telecine e outros.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu uma lista com 30 filmes mais bem avaliados do IMDb, que conta com clássicos conhecidos e aclamados do cinema. A matéria leva em conta os longas avaliados até janeiro de 2025. Confira a seguir, em detalhes, as sinopses dos filmes, elencos, repercussão e nota.

 Reprodução/IMDb O Poderoso Chefão está entre os melhores filmes da história, de acordo com o IMDb — Foto: Reprodução/IMDb

Confira a lista dos melhores filmes no agregador a seguir:

30. De Volta Para o Futuro (1985)

A lista inicia com um clássico da ficção científica. Em De Volta Para o Futuro, o jovem Marty McFly é chamado para ajudar seu amigo, o Dr. Emmet Brown, em um de seus experimentos. Na noite combinada no estacionamento de um shopping, o Doutor apresenta um DeLorean modificado, capaz de viajar no tempo. A demonstração é interrompida quando um grupo de terroristas vai atrás do plutônio usado no carro e, em meio a um tiroteio, Marty entra no carro e descobre que viajou para 1955, o ano quem que seus pais se conheceram.

O filme é protagonizado por Michael J. Fox (Spin City), como Marty McFly, enquanto Christopher Lloyd (A Família Addams) dá vida ao Doutor Emmet Brown. O filme foi bem recebido, sendo indicado na categoria de "Melhores Efeitos Sonoros" no Oscar. Sua nota no IMDb é 8.5, tem 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e está disponível para assinantes do Amazon Prime Video e do Telecine, além de ser possível alugá-lo no Apple TV+ e no YouTube.

 Reprodução/Universal Pictures Vencedor do Oscar de Melhor Edição de Som em 1986, De Volta Para o Futuro se tornou uma das ficções de viagem no tempo mais marcantes do cinema — Foto: Reprodução/Universal Pictures

29. Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)

Uma Nova Esperança é o filme que inicia a franquia de sucesso Star Wars, que recebe novos filmes, séries e desenhos até hoje. A trama acompanha o jovem fazendeiro Luke Skywalker, que vive em um planeta desértico, alheio à guerra que ocorre na galáxia entre o Império Galático e a Aliança Rebelde. Sua rotina muda quando dois droides são comprados por seu tio e ele descobre que eles são mais importantes do que imaginava. Em uma missão espacial, o jovem se junta ao piloto Han Solo e o wookie Chewbacca para resgatar a princesa Leia das mãos do temível Darth Vader.

O filme é estrelado por Mark Hamill (A Queda da Casa Usher) como o jovem Luke Skywalker, enquanto o mercenário Han Solo é vivido por Harrison Ford (Blade Runner). A princesa Leia é interpretada por Carrie Fisher (Wonderwell) e o poderoso sith, Darth Bader, é vivido por James Earl Jones (Rei Leão). Um grande sucesso, o filme venceu sete de 11 categorias em que concorreu no Oscar, além de um Globo de Ouro e dois Baftas. O filme tem nota 8.6 no IMDb e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes e está disponível no Disney+.

 Reprodução/IMDb Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança foi o lançamento da franquia no cinema — Foto: Reprodução/IMDb

28. O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991)

No segundo filme da clássica saga de filmes de ficção científica, uma máquina chamada T-1000 é enviada do futuro para caçar John Connor. Após os eventos do primeiro filme, sua mãe, Sarah Connor, treina John para esse momento, pois ele é o líder da resistência humana no futuro. Para ajudar nesse embate, a resitência envia um T-800 reprogramado para proteger Sarah e John enquanto busca enfrentar as máquinas e impedir a empresa que as origina, a Skynet.

A sequência conta novamente com Arnold Schwarzenegger (Os Mercenários) no papel de T-800, enquanto Sarah Connor é interpretada por Linda Hamilton (O Exterminador do Futuro) e seu filho, John, é vivido por Edward Furlong (Detroit Rock City). O inédito T-1000 é vivido por Robert Patrick (Pacificador). O filme de James Cameron (Avatar) foi vencedor em quatro categorias do Oscar, e possui nota 8.6 no IMDb, além de 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Netflix e no Amazon Prime Video, e é possível alugar no Apple TV+.

 Divulgação/Universal Pictures Arnold Schwarzenegger retorna em O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento, de 1991 — Foto: Divulgação/Universal Pictures

O clássico do italiano Roberto Benigni (Johnny Stecchino) se baseia nas memórias do pai do diretor que mostra, de forma dramática e por vezes cômicas, a história de Guido, um judeu que se apaixona pela professora Dora, durante a década de 1930 na Itália. Juntos, eles tiveram o filho Giosuè. Durante a Segunda Guerra Mundial, sua família é enviada a um campo de concentração. Para tentar proteger a inocência de seu filho dos horrores que vivem, ele faz de conta que estão vivendo um jogo e que Giosuè deverá seguir as regras estabelecidas.

O filme, além de ter sido dirigido, é estrelado por Roberto Benigni. O longa tem em seu elenco também Nicoletta Braschi (O Tigre e a Neve) e Giorgio Cantarini (Lamborghini: O Homem por trás da Lenda). O clássico foi um grande sucesso, conquistando três categorias no Oscar e um BAFTA, com destaque à atuação de Roberto Benigni. O filme tem nota 8.6 no IMDb e 81% de aprovação no Rotten Tomatoes. A obra está disponível para alugar no Amazon Prime Video.

 Reprodução/Paris Filmes Vencedor de três Oscars em 1999, A Vida é Bela se baseia em relatos de sobreviventes dos campos de concentração nazistas — Foto: Reprodução/Paris Filmes

26. À Espera de um Milagre (1999)

Baseado no livro de sucesso de Stephen King, o filme conta a relação entre Paul, um carcereiro, e John Coffey, um prisioneiro no corredor da morte por ter sido acusado de assassinar duas meninas. A narrativa explora a comoanhia entre eles, com o lado gentil de John exposto, o que faz questionar sobre sua culpa.

O destaque do elenco do filme está em Tom Hanks (Toy Story), como Paul, e Michael Clarke Duncan (Demolidor - O Homem Sem Medo), no papel de John Coffey. Um sucesso, o filme possui nota 8.6 no IMDb e 79% de aprovação no Rotten Tomatoes. O longa pode ser visto na Max (antiga HBO Max) ou alugado no Apple TV+.

 Reprodução/IMDb À Espera de um Milagre é baseado no livro de Stephen King — Foto: Reprodução/IMDb

25. Cidade de Deus (2002)

O único filme brasileiro na lista é o clássico nacional Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles (Dois Papas) em parceria com Kátia Lund (Notícias de uma Guerra Particular). O filme se baseia da obra literária de mesmo nome de Paulo Lins e conta a história do jovem Buscapé, que vive na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, na década de 70, e decide levar uma vida diferente em um lugar mergulhado na criminalidade. Na trama, Zé Pequeno e Mané Galinha são dois traficantes que decidem disputar e tomar para si a atividade criminosa dos territórios.

O filme é estrelado por Leandro Firmino (Impuros), como o criminoso Zé Pequeno, enquanto Mané Galinha é vivido por Seu Jorge (Marighella). Já o jovem Buscapé é interpretado por Alexandre Rodrigues (Proibido Proibir). O filme não fez sucesso só no país, e foi aclamado internacionalmente. Ele foi indicado no Oscar e Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro e também venceu o BAFTA na categoria de Melhor Edição. Sua nota no agregador IMDb é de 8.6, além de possuir 71% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível para assinantes da Netflix, Max e Globoplay.

 Reprodução/Rotten Tomatoes Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros mais aclamados no exterior — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes

24. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Um clássico dos filmes de guerra, dirigido por Steven Spielberg (E.T.), a história retrata a a batalha da Normandia, no conhecido Dia D, e se baseia em uma história real de uma missão feita pelo capitão Miller, do exército americano. Ele busca resgatar o soldado James Ryan, caçula de outros três irmãos que haviam morrido em combate, sequestrado pelo eixo.

O filme é estrelado por Tom Hanks (O Expresso Polar), como o capitão Miller, enquanto Ryan é vivido por Matt Damon (Gênio Indomável). O grupo de soldados conta também com nomes como Tom Sizemore (Falcão Negro em Perigo) e Paul Giamatti (Os Rejeitados). O filme foi bem avaliado, com cinco vitórias no Oscar e outras duas tanto no Globo de Ouro quanto no BAFTA. O filme tem nota 8.6 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível gratuitamente no Mercado Play e para assinantes da Netflix e Globoplay.

 Reprodução/IMDb O Resgate do Soldado Ryan é um dos principais filmes de guerra da história do cinema — Foto: Reprodução/IMDb

23. O Silêncio dos Inocentes (1991)

O clássico dos anos 90 conta a história de Clarice Starling, uma agente do FBI que está em busca de um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para ajudar no caso, ela consulta o perigoso psicopata conhecido da cultura pop, Hannibal Lecter, enquanto está preso sob acusação de canibalismo. A narrativa explora a investigação e como a relação deles se desenvolvem a partir dela.

O filme do cineasta Jonathan Demme (O Casamento de Rachel) foi um sucesso, com um Oscar para sua direção e outros dois para a atuação de Anthony Hopkins (Pai) e Jodie Foster (True Detective - Terra Notuna), além de outras categorias, como Melhor Filme. A obra possui nota 8.6 no IMDb e possui 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ela está disponível no Amazon Prime Video.

 Reprodução/JustWatch Antes de True Detective, Jodie Foster interpretou uma investigadora de assassinatos em O Silêncio dos Inocentes — Foto: Reprodução/JustWatch

Neste filme dirigido pelo icônico cineasta japônes Akira Kurosawa (Às Portas do Inferno), uma aldeia cansada das invasões e saques de bandidos durante durante a era Sengoku do Japão feudal, no século XVI. Os cidadãos da pequena aldeia pedem ajuda para o samurai Kambei que reúne outros seis guerreiros para treinar os moradores para futuros ataques sofridos na aldeia.

O filme conta, em seu elenco, com Toshiro Mifune (Yojimbo, o Guarda-Costas), Daisuke Kato (Às Portas do Inferno e Takashi Shimura (Ikiru - Viver). O clássico possui nota 8.6 no IMDb e a aprovação máxima de 100% no Rotten Tomatoes. O filme infelizmente não está disponível em serviços de streaming.

 Divulgação/Criterion Os Sete Samurais é a maior obra de um dos mais famosos diretores do cinema asiático, Akira Kurosawa — Foto: Divulgação/Criterion

21. A Felicidade Não se Compra (1946)

O clássico da década de 40, embora não se autodeclare gospel, carrega uma mensagem de propósito de vida, além da redenção. George Bailey está próximo da morte e, em um momento de desespero, recebe a visita de um anjo que altera seu modo de vida, ao demonstrar como ele, ao longo de sua vida, impactou de forma positiva as pessoas que estiveram ao seu redor.

A trama é protagonizada por James Stewart (Janela Indiscreta), além de contar com Henry Travers (O Homem Invisível). O filme venceu o Globo de Ouro de Melhor Direção, de Frank Capra ( Aconteceu Naquela Noite), além de ter recebido cinco indicações ao Oscar. O filme possui nota 8.6 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível no Plex, Amazon Prime Video, Telecine e Looke.

 Reprodução/IMDb O obra A Felicidade Não Se Compra é um clássico atemporal do cinema — Foto: Reprodução/IMDb

20. Se7en - Os Sete Crimes Capitais (1995)

O clássico mistério policial acompanha um assassino sem escrúpulos que tomo para si a tarefa de punir a humanidade praticando crimes que se relacionam com os pecados capitais. No filme, William Somerset e David Mills são os dois detetives que buscam impedir esse assassino misterioso. O filme conta também com um grande plot twist na revelação do assassino, um dos pontos fortes que popularizou o filme.

Na direção de David Fincher (Clube da Luta), o filme possui um elenco com Morgan Freeman (Todo Poderoso), Brad Pitt (Sr. e Sra. Smith) e Kevin Spacey (Beleza Americana). Com uma indicação ao Oscar e ao BAFTA, o filme foi um sucesso, com nota 8.6 no IMDb além de ter 84% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Max.

 Reprodução/IMDb Seven: Os Sete Crimes Capitais é considerado um dos filmes mais importantes da carreira de David Fincher — Foto: Reprodução/IMDb

Em um futuro próximo, a Terra sofre uma crise ecológica intensa, com diversas culturas de plantações sendo extintas e tempestades de poeira assolando o mundo. O ex-piloto espacial e engenheiro, Cooper, é convocado para liderar uma equipe de astronautas com a missão de achar o próximo lar para a raça humana, e precisa lidar com a dificuldade de deixar para trás seus filhos para viajar sem data determinada para retorno. O filme explora as relações físicas entre tempo e espaço, além de demonstrar o laço humano, que independe do tempo e distância para existir.

O filme é protagonizado por Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas), como Cooper, enquanto a tripulação conta como nomes como Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) como Brand, uma de suas companheiras de missão. Além disso, Mackenzie Foy (Invocação do Mal) é Murph e Timothée Chalamet (Wonka) interpreta Tom, os filhos do astronauta. O sucesso de Christopher Nolan (O Grande Truque) já figura entre os melhores filmes de ficção científica. O longa agradou o público e crítica, vencendo o Oscar na categoria de "Melhores Efeitos Visuais". Ele possui nota 8.7 no IMDb e 73% de aprovação no Rotten Tomatoes e está disponível para assistir na Max e no Amazon Prime Video.

 Divulgação/IMDb Interestelar (2014) é um dos grandes títulos de Christopher Nolan — Foto: Divulgação/IMDb

18. Um Estranho no Ninho (1975)

Baseado no romance homônimo de Ken Kesey, o filme conta a história de Randall McMurphy, um prisioneiro que simula insanidade para poder ser transferido do seu presídio para uma instituição mental. Lá, ele passa a incentivar os pacientes insatisfeitos a se rebelarem com o duro regime da enfermeira Ratched, porém não faz ideia das consequências que isso teria.

Aclamando, o filme foi um grande sucesso na crítica, conquistando o scar de Melhor Filme, Melhor Direção para Miloš Forman (Sombras de Goya), e nas categorias de atuação para Jack Nicholson (Chinatown) e Luísa Fletcher (O Jardim dos Esquecidos), com nota 8.7 no IMDb e possui 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Max e para alugar no Apple TV+.

 Reprodução/The Movie Database Um Estranho no Ninho é inspirado nas vivências do escritor Ken Kesey em hospitais psiquiátricos — Foto: Reprodução/The Movie Database

17. Os Bons Companheiros (1990)

O clássico da máfia explora a ascensão e queda de Henry Hill que, desde cedo, ele deseja participar da vida criminosa. Aos 11 anos, ele começa essa busca e se torna o protegido do mafioso James "Jimmy" Conway. Apesar de não poder participar da "família", ele começa a cometer crimes cada vez maiores e ganhar dinheiro, porém, os agentes federais começa a ficar cada vez mais em cima dele.

Na direção de Martin Scorsese (Ilha do Medo), o filme possui em seu elenco Ray Liotta (O Urso do Pó Branco), Robert De Niro (O Irlandês) e Joe Pesci (Cassino), que venceu o Oscar como Melhor Ator Coadjuvante pelo papel, além do filme vencer cinco categorias no BAFTA e ser indicado em cinco categorias do Globo de Ouro. O filme tem nota 8.7 no IMDb, 94% de aprovação no Rotten Tomatoes e está disponível na Max e para alugar no Apple TV+.

 Divulgação/IMDb Os Bons Companheiros (1990) conta com direção de Martin Scorsese (Ilha do Medo) — Foto: Divulgação/IMDb

O clássico de ficção científica acompanha o jovem progamador Thomas Anderson, também chamado de Neo quando atua como hacker. Neo constantemente tem sonhos em que se vê preso em uma infinidade de cabos em seu corpo, cercado por diversas cabines, o que o faz começar a questionar a realidade. Quando um usuário chamado Morpheus entra em contato, Neo entra em contato com o conceito de Matrix. Quando a hacker Trinity encontra com ele, ela expõe a verdade sobre a realidade simulada em que vivem, e dá a Neo a escolha de se libertar e lutar ou manter-se nela.

O filme é protagonizado por por Keanu Reeves (John Wick 4: Baba Yaga) como Neo, enquanto Carrie-Anne Moss (Amnésia) dá vida a hacker Trinity e Laurence Fishburne (Apocalypse Now) vive o mentor Morpheus. O filme foi bem recebido, venceu quatro Oscars e duas categorias no BAFTA, e possui nota 8.7 no IMDb e 83% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Max e Amazon Prime Video, além de poder ser alugado na Apple TV+.

 Reprodução/Slasher Film Matrix foi um dos grandes lançamentos dos anos 90 — Foto: Reprodução/Slasher Film

15. Star Wars: Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

No segundo filme da trilogia original de Star Wars, considerado como o melhor da saga por muitos fãs e críticos, os rebeldes se refugiam no gelado planeta Hoth após destruirem a Estrela da Morte. As forças imperiais perseguem a Aliança Rebelde, e Luke Skywalker vai até o mestre jedi Yoda para aprofundar sua relação com a Força. Paralelamente, o mercenário Han Solo tenta pagar sua dívida com o cruel Jabba the Hutt enquanto começa a ter sentimentos pela princesa Leia.

O clássico dos anos 80 de George Lucas possui os atores do primeiro filme no elenco principal, como Mark Hamill (Batman: A Série Animada) que interpreta novamente Luke Skywalker, enquanto Harrison Ford (Falando a Real) é Han Solo e Carrie Fisher (Um Amor Inevitável) dá a vida a Leia. Além disso, Billy Dee Williams (Lego Batman: O Filme) surge como o mercenário Lando Calrissian. O filme venceu o Oscar na categoria de Melhor Som e possui nota 8.7 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível para assistir no Disney+.

 Promoção/Mubi Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca está disponível no Disney+ — Foto: Promoção/Mubi

Em A Origem, a mente humana pode ser acessada, através de uma técnologia avançada, por meio de sonhos. Cobb possui experiência nessa prática, capaz de manipular o consciente humano e descobrir segredos através dele. Por ser acusado de ter matado sua esposa Mallorie, ele se tornou um fugitivo e vive distante de seus filhos. Quando surge a chance conseguir revê-los atráves de um combinado com o poderoso impresãrio Saito, ele precisa invandir a mente de Richard Fischer, o herdeiro de um império econômico, através de seus sonhos, e assim ele aceita a missão arriscada.

Dirigido por Christopher Nolan (Oppenheimer), o filme é protagonizado por Leonardo DiCaprio (Titanic) como Cobb, enquanto Joseph Gordon-Levitt ((500) Dias com Ela) interpreta Arthur, membro da equipe formada por Cobb para a missão. O elenco conta também com Cillian Murphy (Peaky Blinders) no papel de Robert Fischer. O filme conquistou quatro categorias do Oscar e outras três no BAFTA e possui nota 8.8 no IMDb e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível para assinantes da Max e para alugar no Apple TV+ e Youtube.

 Divulgação/IMDb Leonardo DiCaprio protagoniza A Origem, filme de Christopher Nolan — Foto: Divulgação/IMDb

Um clássico cult dos anos 90, baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, Clube da Luta conta a história o jovem investigador de seguros Jack, que apesar de ter uma vida confortável, está deprimido com sua rotina e sofre de insônio enquanto viaja pelos Estados Unidos a trabalho. Na viagem, ele conhece, em um grupo de auto-ajuda, o estranho Tyler Durden. Cansado do sistema em que vivem, o estranho apresenta um grupo secreto para Jack poder liberar sua tensão através de combates corporais com desconhecidos.

Na direção de David Fincher (Zodiac), o filme conta com Brad Pitt (Tróia) e Edward Norton (Birdman). O clássico cult tem nota 8.8 em mais de duas milhões e duzentas mil avaliações no IMDB, e 81% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está presente no catálogo do Disney+.

 Divulgação/IMDb Clube Da Luta é baseado na obra literária de Chuck Palahniuk — Foto: Divulgação/IMDb

12. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

A sequência do filme que deu origem à franquia de sucesso, o filme continha a narrativa com Frodo e Sam em direção à Montanha da Perdição, em Mordor, para destruir o Um Anel, após o fim da Sociedade do Anel a partir dos eventos do primeiro filme, enquanto Aragorn, Legolas e Gimli buscam os hobbits que foram sequestrados.

O filme marca o retorno de Elijah Wood (Happy Feet) como o hobbit Frodo, enquanto Sean Astin (Os Goonies) vive o companheiro na jornada Sam. O filme fez grande sucesso como seu antecessor, conquistando duas categorias no Oscar, com nota 8.8 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Max e Amazon Prime Video, além de ser possível o alugar na Apple TV+.

 Reprodução/JustWatch A equipe formada pelo humano Aragorn, o elfo Legolas, o anão Gimli (atrás de Legolas) e o mago branco Gandalf — Foto: Reprodução/JustWatch

Um clássico do cinema, Forrest Gump mostra a história de um jovem ingênuo que, desde pequeno recebe os cuidados de sua mãe. Quando, já adulto, Forrest conta sua história de vida, ele mostra, sem perceber, o quanto impactou a história dos Estados Unidos e do mundo, ao ter papéis relevantes em eventos como a Guerra do Vietnã, Watergate e a luta pelos movimentos sociais americanos.

A comédia é estrelada por Tom Hanks (Náufrago), enquanto Sally Field (Uma Babá Quase Perfeita) dá vida a sua mãe. Além deles, Jenny, o amor de infância de Forrest, é interpretada por Robin Wright (House of Cards). O clássico da década de 90 é dirigido por Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro) e recebeu seis estatuetas do Oscar e três do Globo de Ouro. A nota do filme no IMDb é 8.8 e no Rotten Tomatoes tem 75% de aprovação. O filme está disponível gratuitamente no Mercado Play, e também no Telecine.

 Divulgação/Netflix Tom Hanks no papel de Forrest Gump, um dos personagens mais memoráveis da história do cinema — Foto: Divulgação/Netflix

10. Três Homens em Conflito (1966)

Nesse clássico do velho oeste de Sergio Leone (Era uma Vez no Oeste), o filme é o último dos filmes que compõem a "Trilogia dos Dólares" do cineasta. A trama conta a história de um pistoleiro sem nome que, durante a Guerra Civil Americana, ele e outros dois homens buscam um tesouro escondido em um cemitério no Velho Oeste.

O filme é estrelado por Clint Eastwood (Gran Torino), além de contar com Lee Van Cleef (A Morte Anda a Cavalo) e Eli Wallach (Sete Homens e Um Destino). O filme foi um sucesso, com 8.8 no IMDb e 87% de aproveitamento no Rotten Tomatoes. O clássico pode ser assistido no Amazon Prime Video além de poder ser alugado no Apple TV+.

 Reprodução/IMDb Três Homens em Conflito é um clássico, dirigido pelo italiano Sérgio Leone — Foto: Reprodução/IMDb

9. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Um grande clássico do cinema, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel se baseia nas aclamadas obras literárias de J.R.R. Tolkien, e conta a história do jovem hobbit Frodo Bolseiro, que recebe de seu tio Bilbo um anel maligno com poderes mágicos. Ele, junto do mago Gandalf e outros hobbits, embarca em uma jornada para destruir esse artefato que coloca em risco a Terra-Média.

Apesar de ser relativamente recente, já é considerado um marco do cinema, marcado pelas vitórias de quatros categorias no Oscar e três no BAFTA. O filme é protagonizado por Elijah Wood (Yellowjackets) como Frodo Bolseiro, enquanto o mago Gandalf é vivido por Ian McKellen (X-Men - O Filme). O longa possui nota 8.9 no IMDb além de ter 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. É possível assistir o filme na Max.

 Divulgação/IMDb Elijah Wood como Frodo em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel — Foto: Divulgação/IMDb

Uma das obras mais aclamadas do cineasta Quentin Tarantino (Era Uma Vez em… Hollywood), Pulp Fiction mostra as atividades criminosas em Los Angeles, com foco no casal de assassinos Vincent e Jules, que trabalham para Marsellus Wallace. Paralelamente, o pugilista Butch Coolidge é subornado pelo criminoso para perder, mas ele não cumpre e é caçado pela dupla.

O filme é estrelado por nomes como John Travolta (Bolt - Supercão) no papel de Vincent, e Samuel L. Jackson (Django Livre) como Jules. Marsellus é interpretado por Ving Rhames (Missão Impossível) e o boxeador por Bruce Willis (Duro de Matar). Vencedor do Oscar e Globo de Ouro, o filme tem nota 8.9 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. Está disponível, gratuitamente, no Mercado Play e na Netflix e Amazon Prime Video.

 Divulgação/Miramax Films Pulp Fiction é um dos grandes clássicos de Tarantino disponível no Telecine e Lionsgate+ — Foto: Divulgação/Miramax Films

7. A Lista de Schindler (1993)

Considerado como um dos maiores clássicos do cinema, o filme mostra a história do empresário alemão Oskar Schindler que, durante a Segunda Guerra Mundial, se aproveita da situação para lucrar com uma fábrica que utiliza mão de obra judaica com patrocínio governamental. Porém, ao ver de perto os horrores que o regime nazista causa aos membros da fábrica, ele arrisca sua vida para salvar a vida de diversos deles.

O filme dirigido por Steven Spielberg (Os Fabelmans) é protagonizado por Liam Neeson (Busca Implacável), além de contar com Ralph Fiennes (Conclave), Ben Kingsley (Gandhi ) e Caroline Goodall (Hook - A Volta do Capitão Gancho). O filme foi prestigiado pela crítica, além de sua nota 9 no IMDb e 98% de aprovação no Rotten Tomatoes, ele conquistou sete categorias do Oscar, três do Globo de Ouro e sete no BAFTA. O filme está no Amazon Prime Video e para alugar no Apple TV+.

 Reprodução/IMDb A Lista de Schindler é um dos filmes mais aclamados que retratam a Segunda Guerra Mundial — Foto: Reprodução/IMDb

6. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

No terceiro e último filme da saga de Peter Jackson (O Hobbit), o longa conclui a jornada de Frodo, Sam e Gollum para destruir o Um Anel em Mordor. Paralelamente, Gandalf e Pippin vão às Minas Tirith, onde Sauron planeja um ataque a elas. A resistência é composta também por Theoden, que mobiliza outros integrantes em Rohan para combater o maligno Sauron.

O elenco é composto por nomes como Elijah Wood (De Volta para o Futuro 2), Andy Serkins (Planeta dos Macacos: A Origem), Ian McKellen (A Grande Mentira) e Billy Boyd (O Filho de Chucky). O aclamado filme é um dos únicos três filmes que compartilham do recorde de mais categorias do Oscar vencidas, com 11 premiações, além de cinco BAFTAs e quatro Globos de Ouro. A obra possui nota 9 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Max e no Amazon Prime Video, além de ser possível alugá-lo no Apple TV+.

 Divulgação/IMDb Légolas, Gandalf e Aragorn em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei — Foto: Divulgação/IMDb

5. 12 Homens e uma Sentença (1957)

Um dos maiores clássicos do cinema, o filme acompanha o julgamento de um jovem de 18 anos acusado de matar seu pai. Baseado na peça de Reginald Rose, a trama acompanha 12 membros de um juri que indicam uma sentença quase unânime de culpa, porém, quando um dos integrantes questiona a inocência do acusado, ele busca aletrar os outros membros de que desconfia da sentença.

Na direção de Sidney Lumet (Um Dia de Cão), o filme conta com nomes aclamados no elenco, como Henry Fonda (Era Uma Vez no Oeste), Ed Begley (Doce Pássaro da Juventude) e Lee J. Cobb (Sindicato de Ladrões). Um dos filmes mais aclamados da história, possui nota 8.8 no IMDb e aprovação máxima no Rotten Tomatoes. O filme pode ser alugado tanto no Apple TV+ quanto no Amazon Prime Video.

 Reprodução/The Movie Database 12 Homens e uma Sentença se tornou um dos maiores clássicos de tribunal já feitos no cinema — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. O Poderoso Chefão 2 (1974)

Na sequência do clássico da máfia, Vito Corleone decide recomeçar seus planos para manter o que sobrou de sua família segura após ter perdido membros dela e viajam de Sicíllia para os Estados Unidos. Nos anos 50, o caçula Michael Corleone decide expandir o império criminoso para Las Vegas e Havana, mas descobre que está sendo perseguido, com perigos mais próximos do quel ele imaginava.

O segundo da clássica trilogia conta com as prestigiadas atuações de Al Pacino (O Irlandês), Robert De Niro (Taxi Driver) e Robert Duvall (Apocalypse Now). O grande sucesso rendeu seis categorias no Oscar, além de ter nota 9 no IMDb e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está presente no catálogo gratuitamente do Mercado Play, e também no Telecine e Paramount+.

 Divulgação/IMDb O segundo filme da franquia O Poderoso Chefão é marcado pela performance de Al Pacino — Foto: Divulgação/IMDb

3. O Cavaleiro das Trevas (2008)

O segundo filme da icônica trilogia do Batman de Christopher Nolan (Interestelar) dá sequência ao primeiro filme da trama. A narrativa explora os atentados que surgem em Gotham City e, enquanto Batman busca a paz para a cidade, o sádico Coringa deseja ver a cidade em chamas. O homem-morcego, ao lado do tentente da delegacia da cidade, Jim Gordon, trabalham juntos para impedir que o insano palhaço perpetue o caos que gera por Gotham.

O filme marca o retorno marcante de Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain) no papel do sádico palhaço Coringa, vencendo como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, enquanto seu rival, o Batman, é interpretado novamente por Christian Bale (Psicopata Americano). O único filme de heróis na lista tem nota 9 na média dos três milhões de avaliações no IMDb, enquanto tem 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. A obra está presente no catálogo da Max e pode ser alugado no Apple TV+.

 Reprodução/IMDb A atuação de Heath Ledger como Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas foi muito elogiada e lhe rendeu o Oscar como Melhor Ator Coadjuvante — Foto: Reprodução/IMDb

2. O Poderoso Chefão (1972)

Considerados por muitos críticos por parte do público como o melhor filme já feito, o vice colocado da lista, mostra a família Corleone, comandada pelo famoso mafioso ítalo-americano Don Vito Corleone, durante a Sicília de 1940. A narrativa mostra a busca dele para impedir os mafiosos que desejam tomar Nova York. Paralelamente, o drama mostra a relação familiar de Vito com seus filhos Michael e Sonny, os quais precisa ensinar sobre os negócios familiares e seu futuro.

O filme é estrelado por Marlon Brando (Apocalypse Now), Al Pacino (Scarface) e Robert De Niro (O Irlandês). O longa-metragem venceu três categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, cinco Globos de Ouro e um BAFTA. O filme possui nota 9.2 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível gratuitamente no Mercado Play e para assinantes da Netflix, Telecine e Paramount+.

 Reprodução/IMDb Marlon Brando é o chefe de máfia Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão — Foto: Reprodução/IMDb

1. Um Sonho de Liberdade (1994)

Injustamente condenado à prisão perpétua, Andy Dufresne passa a lidar com uma condenação de assassinato que o leva a viver a rotina da penitenciária, em que passa a ter contato com a dura rotina, a corrupção e as relações entre presidiários e como sua vida é impactada por essa mudança. Dentro da prisão, ele precisa conhecer aliados, ao passo que também surgem inimigos fora da cadeia.

O elenco é estrelado por nomes como Tim Robbins (Top Gun - Ases Indomáveis), Morgan Freeman (Todo Poderoso) e Bob Gunton (A Herança). Sua posição na lista é entendida pelo grande sucesso de crítica e público: possui nota 9.3 no IMDb, e é a maior nota do site, enquanto conta com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Max e para alugar no Apple TV+.

 Reprodução/IMDb Um Sonho de Liberdade foi indicado a sete estatuetas do Oscar 1995 — Foto: Reprodução/IMDb

🎥 Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

 veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro