O Oscar 2025 está se aproximando e a disputa pelas principais estatuetas promete ser acirrada, com uma seleção de filmes que conquistaram a crítica e o público. De dramas emocionantes a épicos históricos e ficções distópicas, os indicados deste ano são uma verdadeira vitrine do talento cinematográfico mundial. E esse é o caso de produções como a obra nacional Ainda Estou Aqui (2024), filme original do Globoplay, o aclamado O Brutalista (2024) e o sucesso de bilheteria Duna: Parte 2 (2024); Enquanto alguns títulos só podem ser vistos no cinema, outros já estão disponíveis em plataformas como Max (antiga HBO Max), Mubi e Amazon Prime Video.
E se você ainda não teve a chance de assistir a alguns dos longas mais cotados para levar a estatueta, agora é o momento perfeito para descobrir mais sobre eles nessa lista do TechTudo. A seguir, confira mais informações a respeito, como sinopse e elenco de cada um dos títulos, bem como onde encontrá-los para assistir.
6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir
Nessa lista do TechTudo, você encontrará os seguintes 10 principais filmes indicados ao Oscar 2025 e suas respectivas sinopses, elencos e onde assisti-los:
1. Ainda Estou Aqui (2024)
Começando com o representante brasileiro da premiação, esse longa é uma produção original do Globoplay e ainda está em exibição nos cinemas, sem ter uma data oficial para chegar ao streaming nacional. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a trama se passa durante a ditadura brasileira nos anos 70 e acompanha Eunice Paiva em busca de uma resposta sobre desaparecimento de seu marido durante o governo opressor. Dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), estrelam a obra Fernanda Torres (Os Normais) e Selton Mello (O Palhaço). Sendo um dos favoritos para a vencer como Melhor Filme Estrangeiro, Ainda Estou Aqui tem nota 8.7 no IMDb e aprovação de 97% no Rotten Tomatoes.
Ainda Estou Aqui concorre em três categorias e tem grandes chances de vencer — Foto: Divulgação/Sony Pictures Grande vencedor do Palma de Ouro do Festival de Cannes, esse longa americano acompanha a personagem-título, uma jovem dançarina sexual do Brooklyn que acaba se casando impulsivamente com o filho de um oligarca russo. No entanto, sua nova vida é ameaçada quando a família do rapaz tenta anular o casamento a todo custo. Com Mikey Madison (Better Things) e Mark Eydelshteyn (Sr. & Sra. Smith) no elenco principal, o longa-metragem se destaca com 7.7 pontos no IMDb e aprovação de 93% no RT. O filme Anora ainda está em exibição nos cinemas e não tem data para chegar no streaming. Vale lembrar que Madison é uma das artistas mais cotadas para vencer como Melhor Atriz, visto que ganhou nessa mesma categoria no BAFTA e Spirit Awards.
Anora acompanha a história de uma jovem prostituta que casa com o filho de um oligarca russo — Foto: Reprodução/IMDb Atualmente disponível no catálogo da MUBI, esse body horror trouxe a atriz Demi Moore (Proposta Indecente) aos holofotes novamente. A trama, dirigida por Coralie Fargeat (Vingança), segue Elisabeth Sparkle, uma apresentadora em decadência que recorre a uma droga misteriosa para rejuvenescer. Porém, ela acaba precisando enfrentar consequências inesperadas e perigosas. Bastante aclamado pelos especialistas e o público, o longa A Substância pontuou 7.3 no agregador IMDb e se destaca com uma taxa de aprovação de 89% no Rotten Tomatoes. Há grandes chances da obra levar a estatueta de Melhor Atriz pela impressionante performance de Moore no papel da protagonista.
A Substância é um body horror estrelado pela atriz americana Demi Moore — Foto: Divulgação/Mubi Liderando com um total de 13 indicações, incluindo de Melhor Filme, esse longa francês produzido pela Netflix, ainda em cartaz nos cinemas brasileiros. A trama segue a personagem-título, uma mulher trans que, antes da transição de gênero, era um chefe de cartel que sonhava em se afastar dessa vida de perigos do crime. Para isso, a protagonista busca ajuda de Rita, uma advogada determinada. Com Karla Sofía Gascón (Diga Sim) e Zoë Saldaña (Operação: Lioness) no elenco, a obra era a favorita para ganhar na principal categoria, mas após polêmicas relacionadas à falta de representatividade mexicana e discursos de ódio de Gascón, o futuro de Emilia Pérez se tornou uma interrogação. No IMDb, o projeto tem nota 5.5 e 72% no Rotten Tomatoes.
O longa de drama musical Emilia Pérez está atualmente cercado de polêmicas — Foto: Divulgação/Netflix Esse thriller político acompanha os bastidores de uma eleição papal, com o cardeal Thomas Lawrence, interpretado por Ralph Fiennes (A Lista de Schindler), encarregado de organizar o conclave. À medida que o processo avança, ele enfrenta segredos e escândalos envolvendo os candidatos. Com uma forte atuação de Fiennes e direção de Edward Berger (Nada de Novo no Front), o filme está em cartaz nos cinemas, mas ainda não tem data de estreia para chegar ao streaming. No IMDb, a obra pontuou 7.4, enquanto no Rotten Tomatoes tem aprovação de 93% da imprensa. Aclamado pela crítica, longa tem boas chances de vencer em diversas categorias, incluindo Melhor Filme, já que conquistou o BAFTA nesta categoria e o SAG Awards como Melhor Elenco, que é considerado o principal prêmio.
Conclave é um thriller político que acompanha de perto os bastidores de uma eleição papal — Foto: Reprodução/IMDb Baseado no famoso musical da Broadway, a trama desse longa de fantasia, disponível para aluguel no Amazon Prime Video, gira em torno das bruxas Elphaba e Glinda, mostrando a amizade e a rivalidade das duas ao longo dos anos, antes de se tornarem ícones em Oz. Estrelado pela dupla de atrizes Ariana Grande (Não Olhe para Cima) e Cynthia Erivo (As Viúvas), a obra cinematográfica conquistou 10 indicações ao Oscar, tendo grandes chances de vencer em categorias específicas, como Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Maquiagem e Penteado. Wicked tem nota 7.6 no IMDb e aprovação de 88% no RT.
O musical Wicked é estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo, respectivamente — Foto: Divulgação/IMDb 7. Um Completo Desconhecido (2024)
Nessa cinebiografia do cantor americano Bob Dylan, a trama retrata a transformação do artista de um jovem desconhecido para uma lenda da música nos anos 60, enquanto ele navega pelos desafios de sua carreira e vida pessoal em Nova York. Com a dupla de atores Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome) e Elle Fanning (Por Lugares Incríveis) no elenco principal, Um Completo Desconhecido angariou 7.6 pontos no agregador IMDb, além de um índice de aprovação de 81% da crítica especializada no Rotten Tomatoes. Com data marcada para estrear nas telonas em 27 de fevereiro, o longa está sendo aclamado por sua direção e a atuação intensa de Chalamet, que é um forte candidato ao Oscar, já que venceu o SAG Awards.
Um Completo Desconhecido é uma cinebiografia do cantor americano Bob Dylan estrelada por Timothée Chalamet — Foto: Reprodução/IMDb Baseado no livro premiado de Colson Whitehead, esse drama conta a história de Elwood Curtis, um jovem afro-americano injustamente enviado para uma escola correcional brutal na Flórida dos anos 60. Estrelado por Ethan Herisse (Olhos que Condenam) e Brandon Wilson (The Way Back), o filme aborda questões de injustiça racial e amizade em um sistema opressor. Com forte apoio da crítica, o longa recebeu indicações ao Oscar em categorias como Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Com nota 7.1 no IMDb e uma taxa de aprovação de 90% no RT, Nickel Boys chega ao Amazon Prime Video no dia 27 de fevereiro.
O drama Nickel Boys é uma adaptação do livro homônimo de Colson Whitehead — Foto: Reprodução/IMDb Sequência direta do longa de 2021, essa produção de ficção científica acompanha novamente as aventuras do jovem Paul Atreides, que agora busca vingança contra aqueles que conspiraram contra a existência de sua família. Para isso, ele se junta à Chani e aos Fremen em uma verdadeira aventura mortal pelo árido planeta Arakkis. Disponível na Max, o longa também é estrelado por Timothée Chalamet (Me Chame pelo Seu Nome) e Zendaya (Euphoria). Duna: Parte 2 angariou 8.5 pontos no IMDb e possui um índice de aprovação de 92% na plataforma Rotten Tomatoes. O trabalho do diretor Denis Villeneuve (A Chegada) tem grandes chances de levar o prêmio por Melhores Efeitos Visuais.
Em Duna - Parte 2, Paul Atreides se une aos Fremen para vingar sua família — Foto: Divulgação/IMDb E por último, temos esse drama hisórico baseado que segue László Tóth, um arquiteto judeu húngaro que sobrevive ao Holocausto e tenta reconstruir sua vida nos EUA, enfrentando desafios pessoais e profissionais. Com Adrien Brody (O Pianista) e Felicity Jones (A Teoria de Tudo) no elenco principal, a obra ainda está em cartaz nos cinemas. No IMDb, O Brutalista se destaca com nota 7.7, enquanto no Rotten Tomatoes atingiu aprovação de 93% dos especialistas. É importante ressaltar o filme conta 10 indicações ao Oscar e tem boas chances em categorias como Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.
O drama histórico O Brutalista recebeu 10 indicações no Oscar 2025 — Foto: Reprodução/IMDb 🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura
Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
181
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/s/Xbw22USqu2RgNiuoyB1Q/b.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/J/fOFqGuTnu1QtSoJi69zg/roteador-ax3000-2-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/J/G/UavveKRVSMDAp08ryi9A/ventilador-de-coluna-homem-1.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/y/Z/bJn4zKR8Wfpy1wVB2hHA/04.-opera-neon-feature-image-dark-mode.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro