9 meses atrás 17

Oscar 2025: os 10 últimos vencedores de Melhor Filme ranqueados do pior ao melhor

O Oscar 2025 acontece neste domingo (2) e a proximidade do principal prêmio provoca curiosidade sobre os antigos vencedores de Melhor Filme, considerado o principal prêmio da cerimônia. As obras que conquistaram a premiação variam estilo e gênero, indo de histórias de tirar o fôlego, como Oppenheimer (2023), o épico de Christopher Nolan que conta a história do cientista responsável pela criação da bomba atômica, até dramas familiares que expõem a desigualdade social, como é o caso de Parasita (2019). Esses filmes estão disponíveis na Disney+, Amazon Prime Video, Apple TV+ e outros serviços de streaming.

Pensando em quem quer conhecer melhor os ganhadores do Oscar de Melhor Filme, o TechTudo preparou uma lista com os dez últimos vencedores dessa categoria, ranqueados do piormelhor, levando em consideração as notas recebidas nos agregadores de críticas IMDb e Rotten Tomatoes. Confira, a seguir, o enredo, elenco, repercussão, nota e onde assistir cada um dos filmes.

 Reprodução/IMDb O longa-metragem Parasita foi um sucesso internacional de crítica e público — Foto: Reprodução/IMDb

Veja, do pior ao melhor, os últimos dez vencedores da categoria de Melhor Filme do Oscar.

10. Green Book: O Guia (2018)

O primeiro filme da lista se passa durante a década de 1960, nos Estados Unidos ainda muito impactado pelo racismo e segregação racial. A trama acompanha Don "Doc" Shirley, um pianista negro de sucesso que está fazendo uma turnê pelo sul do país. Doc contrata o ítalo-americano Tony Lip como seu motorista. Inicialmente, os dois vivem uma relação meramente profissional, porém, durante a jornada, acabam construindo uma amizade.

Don "Doc" Shirley é interpretado por Mahershala Ali (Homem-Aranha: Através do Aranhaverso), enquanto Tony Lip é vivido por Viggo Mortensen (Franquia Senhor dos Anéis), além de contar com a atuação de Linda Cardellini (Um Pequeno Favor). A obra também conquistou o Oscar por Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação de Mahershala. Ela tem nota 8,2 no agregador de críticas IMDb e 77% de aprovação pela crítica especializada no Rotten Tomatoes. Está disponível no Amazon Prime Video e pode ser alugado no Apple TV+ e Google Play Filmes.

 Reprodução/Diamond Films Green Book - O Guia: além das 2 estatuetas do Oscar mencionadas, o filme também arrematou na edição o prêmio de Melhor Roteiro Original — Foto: Reprodução/Diamond Films

9. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014)

Na trama, o ator Riggan Thomson vive uma crise em sua carreira. Após ter sido um fenômeno por interpretar o super-herói Birdman, que virou um ícone cultural, ele não tem mais o mesmo prestígio no entretenimento. Frustrado, Riggan arrisca tudo em uma peça, sendo essa sua última esperança de sucesso. O filme acompanha os conflitos internos de Riggan, que conversa com o alter-ego imaginário Birdman, enquanto precisa lidar com os problemas entre o elenco e produção da peça.

A obra é estrelada por Michael Keaton (The Flash), além de contar com nomes como Emma Stone (A Favorita), Edward Norton (Glass Onion) e Naomi Watts (Twin Peaks: O retorno). O filme conquistou outras três categorias, como Melhor Direção para Alejandro Iñárritu (O Regresso) e Melhor Roteiro Oirignal. Ele tem nota 7,7 no IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes. A obra está disponível no Disney+.

 Reprodução/IMDb Riggan Thomson vive uma crise interna e passa a conviver uma percepção distorcida da realidade em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) — Foto: Reprodução/IMDb

8. A Forma da Água (2017)

Nos Estados Unidos, em 1960, durante o período da Guerra Fria, a solitária Elisa Esposito trabalha como zeladora em um laboratório confidencial do governo. Um dia, ela descobre que o local realiza experimentos secretos e conhece um ser mítico capturado na Amazônia, que está sendo mantido preso nas instalações. Com o passar dos dias, ela começa a se aproximar da criatura, de maneira inesperada, surge uma paixão entre os dois.

Na direção de Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno), a trama é estrelada por Sally Hawkins (Wonka) e Doug Jones (Abracadabra). Conquistou quatro categorias no total, incluindo a de Melhor Direção. Com nota 7,3 no IMDb e 92% de aprovação no Rotten Tomatoes, a obra está disponível no Disney+.

 Reprodução/IMDb A Forma da Água conquistou quatro Oscars em 2018, incluindo Melhor Filme — Foto: Reprodução/IMDb

Baseado no livro de não-ficção Nomadland: Sobrevivendo aos Estados Unidos no século XXI, de Jessica Bruder, a trama acompanha Fern, uma mulher de 60 anos que sofre financeiramente após a recessão econômica de 2008, nos Estados Unidos. Disposta a mudar sua vida, ela toma a decisão de viver feito nômade. Então, ela deixa tudo para trás e passa a viajar, levando apenas com o que cabe dentro de sua van.

O filme é protagonizado por Frances McDormand (Good Omens), além de contar também com David Strathairn (Um Lugar Bem Longe Daqui). O longa recebeu também o Oscar de Melhor Atriz pela atuação de Frances, e também de Melhor Direção para Chloé Zhao (Eternos), a primeira mulher asiática a concorrer nessa categoria. Disponível Disney+, o filme tem nota 7,3 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Searchlight Pictures Nomadland: Frances McDormand interpreta a nômade Fern — Foto: Reprodução/Searchlight Pictures

O mais recente longa do cineasta Christopher Nolan acompanha o físico J. Robert Oppenheimer, responsável por chefiar, sob apoio do governo dos Estados Unidos, a criação da Bomba Atômica. Na cidade artificial de "Los Álamos", Oppenheimer desenvolveu a bomba durante o Projeto Manhattan e, posteriormente, acompanhou o lançamento de duas delas nas cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki. A obra explora as relações do físico com outros cientistas, sua esposa e seus conflitos morais pela culpa. Além disso, o filme divide sua narrativa em uma sequência que acompanha o julgamento que o acusou de comunista e o fez ser investigado décadas após o fim da Segunda Guerra.

Em mais uma parceria com Nolan, Cillian Murphy (Peaky Blinders) estrela o filme, ao lado de nomes como Robert Downey Jr. (Os Vingadores), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso) e Matt Damon (Air: A História por Trás do Logo). A obra acumulou sete estatuetas ao todo, contando com Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante para Cillian e Robert, respectivamente. Ela tem nota 8,3 no IMDb e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. Está disponível o Amazon Prime Video e pode ser alugado no Apple TV+ e Google Play Filmes.

 Reprodução/Universal Pictures Oppenheimer conta a vida profissional e pessoal do “pai da bomba atômica” — Foto: Reprodução/Universal Pictures

5. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

A imigrante chinesa Evelyn Wang enfrenta desafios para manter sozinha a lavanderia da família em funcionamento, enquanto lida também com complicações conjugais. Porém, sua vida vira de cabeça para baixo quando, durante uma auditoria realizada pela Receita Federal, uma versão de seu marido vinda de outro multiverso a convida para enfrentar uma entidade que ameaça todas as linhas temporais. Ela aceita o convite e embarca em uma jornada através de diferentes universos para salvá-los.

A trama é estrelada por Michelle Yeoh (Wicked), e o elenco conta também com Jamie Lee Curtis (Halloween) e Ke Huy Quan (Indiana Jones e o Templo da Perdição). A obra conquistou sete categorias do Oscar, incluindo Melhor Atriz para Michelle Yeoh e Melhor Ator e Atriz Coadjuvante para Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis, respectivamente. A obra tem nota 7,8 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. O longa está disponível na Max e pode ser alugado no Apple TV+ e Google Play Filmes.

 Reprodução/IMDb Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo foi o grande ganhador do Critics Choices Awards, tendo ganhado cinco categorias — Foto: Reprodução/IMDb

4. No Ritmo do Coração (2021)

Ruby faz parte de uma família com deficiência auditiva que trabalha com a pesca em uma comunidade em Gloucester. Por ser a única capaz de ouvir, ela precisa ajudar os pais a se comunicar com os demais. Já na escola, ela sofre bullying por conta da condição de sua família, fazendo que com sinta que não pertence a nenhum lugar. Contudo, um professor pode mudar a sua vinda quando percebe que a jovem tem um dom especial na música.

A trama é estrelada por Emilia Jones (Locke e Key) e nomes como Marlee Matlin (Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais) e Troy Kotsur (O Livro de Boba Fett) fazem parte do elenco. O filme vencedor da categoria de Melhor Filme do Oscar, possui nota 8,0 no IMDb e 94% de aprovação no Rotten Tomatoes. Está disponível no Amazon Prime Video e para alugar no Apple TV+ e Google Play Filmes.

 Divulgação/Diamond Films Ruby é a única capaz de ouvir em sua família com deficiência auditiva em No Ritmo do Coração — Foto: Divulgação/Diamond Films

3. Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Baseado em fatos reais, a trama revela acompanha os bastidores da investigação feita por jornalistas sobre acusações de pedofilia e abuso sexual atribuídas a membros da Igreja Católica de Boston. Os investigadores da equipe Spotlight descobrem que os líderes da Igreja ajudam a acoberta as atrocidades cometidas pelos padres e preparam uma reportagem para expor todo o escândalo.

A obra é estrelada por Mark Ruffalo (De Repente 30), Rachel McAdams (Questão de Tempo), Michael Keaton (Os Fantasmas Se Divertem) e Liev Schreiber (Pânico). A obra, que também levou o Oscar de Melhor Roteiro Original, tem nota 8,1 no IMDb e 97% de aprovação no Rotten Tomatoes. Está disponível na Max Amazon Prime Video e pode ser alugado no Apple TV+ e Google Play Filmes.

 Divulgação/IMDb Spotlight é um filme revoltante no sentido de recontar ao público os horrores de crimes sexuais cometidos pela igreja católica — Foto: Divulgação/IMDb

2. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

O filme acompanha Chiron, um jovem negro, em três fases de sua vida. Durante a infância, ele precisa lidar com a mãe abusiva e viciada em drogas. Neste período, ele conhece Juan, um narcotraficante que acaba se afeiçoando ao garoto. Já na adolescência, o rapaz começa a entender melhor a sua sexualidade, mas também sofre bullying dos rapazes da vizinhança. Na fase adulta, ele se vê lidando com as escolhas que fez ao longo da vida.

O filme é protagonizado por Alex Hibbert (The Chi), Ashton Sanders (Native Son) e Trevante Rhodes (Bird Box), como Chiron ao longo de sua vida. Há destaque no elenco também para Mahershala Ali (Alita: Anjo de Combate ) e Naomie Harris (007 Skyfall). A obra também venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Mahershala e de Melhor Roteiro Adaptado. Ela tem nota 7,4 no IMDb e 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e está disponível no Amazon Prime Video, além de poder ser alugada no Apple TV+.

 Divulgação/A24 Moonlight: Sob a Luz do Luar narra a vida em três capítulos de Chiron, um jovem preto e gay que vive em um lugar complicado e lida com dificuldades em casa — Foto: Divulgação/A24

Para fechar a lista, o longa sul-coreano conta a história de uma família desempregada que vive com dificuldades em um bairro pobre. Quando o filho do casal consegue um emprego para dar aulas particulares de inglês a uma jovem de família rica, ele fica deslumbrado com o extremo contraste com a sua realidade. Gradualmente, ele consegue infiltrar seus pais e sua irmã na casa onde trabalha, sem que os patrões saibam que são seus parentes. Porém, alguns imprevistos põem os disfarces em risco.

O filme é estrelado por Song Kang-ho (Expresso do Amanhã), Jang Hye-jin (Beleza Verdadeira), Choi Woo-shik (Nosso Eterno Verão) e Park So-dam (Death's Game). A trama ganhou quatro Oscars, incluindo Melhor Diretor para Bong Joon-ho (Okja), Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional também. A obra tem nota 8,5 no IMDb e 99% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ela está disponível na Max, Amazon Prime Video e Telecine, e pode também ser alugado no Apple TV+.

 Divulgação/IMDb Parasita mostra as desigualdades sociais na Coréia do Sul, com uma trama emocionante entre duas famílias de classes sociais distintas — Foto: Divulgação/IMDb

🎥6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

6 filmes brasileiros indicados ao oscar que você precisa assistir

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro