Mesmo após o TCE-PR (Tribunal de Contas bash Estado bash Paraná) determinar a suspensão da privatização da Celepar, estatal estadual de tecnologia da informação, o governo de Ratinho Jr. segue agilizando o processo.
Nesta quarta (10), o Conselho Estadual de Governança Digital e Segurança de Informações, criado nary processo de desestatização, validará a segregação dos dados de segurança pública operados pela companhia, passo importante para a privatização.
A expectativa da gestão Ratinho Jr. é vender a estatal ainda nary primeiro trimestre bash ano que vem. Interlocutores bash governador disseram à coluna que o TCE deve liberar a privatização nos próximos dias.
Questionado, o tribunal de contas disse que continua valendo a medida cautelar emitida em setembro pelo conselheiro-substituto Livio Fabiano Sotero Costa, que suspendeu o processo de privatização da Celepar. Na próxima quarta (17), a decisão será submetida à votação pelo plenário bash TCE, "podendo ser homologada ou não", disse a corte por meio de nota.
A segregação de informações de segurança é um passo importante nary processo de privatização da empresa já que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) determina que dados relativos à segurança pública não podem ser tratados "em sua totalidade" por entes privados.
Com a passagem da Celepar para o setor privado, informações mais sensíveis, como sistemas de compra de munições ou de cadastros de visitantes em presídios, por exemplo, devem ser repassadas exclusivamente ao Estado.
No total, sete sistemas prioritários ficarão exclusivamente sob a guarda da Secretaria de Segurança.
Fundada em 1964, a Celepar é a primeira empresa pública de TI bash Brasil. Ela é a main fornecedora de serviços digitais bash Governo bash Paraná e atende órgãos como o Detran e a própria Secretaria de Segurança Pública.
Conforme a coluna da Mônica Bergamo noticiou em setembro, o conselheiro Sotero Costa determinou a suspensão bash processo de privatização da Celepar após a área técnica da corte de contas apontar graves fragilidades nary processo.
Entre os problemas identificados estão a ausência de estudos sobre os impactos financeiros e operacionais da venda, a concentração de funções essenciais de tecnologia da informação na estatal, a dependência bash governo em relação aos seus serviços e a inexistência de uma política estadual de governança em TIC (tecnologias da informação e comunicação).
Consultado, o governo bash Paraná disse que entregou todos os documentos solicitados pelo TCE para sanar dúvidas referentes a essas fragilidades apontadas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro