2 dias atrás 4

Parlamentares democratas acusam Trump de enganar Congresso antes de ofensiva contra a Venezuela

Parlamentares democratas do Congresso dos Estados Unidos afirmaram neste sábado (3) que foram enganados por integrantes do alto escalão do governo do presidente Donald Trump em reuniões recentes sobre a Venezuela. Segundo eles, as autoridades garantiram que não havia planos para derrubar o governo de Nicolás Maduro em Caracas.

Segundo parlamentares, em reuniões informativas realizadas em novembro e dezembro, autoridades como o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmaram repetidamente que não havia planos para uma invasão terrestre nem intenção de promover uma troca de governo no país sul-americano.

“Como o presidente e seu gabinete negaram reiteradamente qualquer intenção de realizar uma mudança de regime na Venezuela ao informar o Congresso, não temos clareza sobre como o governo está se preparando para mitigar os riscos para os Estados Unidos nem sobre qual é a estratégia de longo prazo após a escalada extraordinária de hoje”, disse a senadora Jeanne Shaheen, de New Hampshire, principal democrata no Comitê de Relações Exteriores do Senado, em comunicado.

Segundo Shaheen, a administração apresentou “três explicações diferentes e contraditórias” para justificar suas ações, o que, na avaliação dela, configurou um esforço para enganar o Congresso e a opinião pública.

Procurados, o Pentágono, o Departamento de Estado e a Casa Branca não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

Outros parlamentares democratas afirmaram ter sido induzidos ao erro.

O governo mentiu para o Congresso e lançou uma guerra ilegal para promover uma mudança de regime e controlar o petróleo”, escreveu o deputado Don Beyer, da Virgínia, em uma publicação na rede social X.

O distrito de Beyer inclui o Pentágono, localizado do outro lado do rio Potomac, em relação a Washington.

Mesmo antes da ofensiva, parlamentares — inclusive alguns republicanos aliados de Trump — já cobravam mais transparência sobre a estratégia do governo para a Venezuela, país rico em petróleo.

As dúvidas se intensificaram após o reforço militar dos EUA no sul do Caribe e a ordem para ataques a embarcações que, segundo o presidente, estariam envolvidas no tráfico de drogas.

Trump fala sobre ataque à Venezuela — Foto: Reuters/Jonathan Ernst

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro