2 semanas atrás 2

PIB da China cresce 5% em 2025 e atinge a meta com aumento das exportações

Embora os embarques para os EUA tenham caído em um quinto, eles aumentaram para o resto do mundo. O cenário foi comprovado à medida que os produtores conquistaram novos mercados para se isolar das políticas tarifárias agressivas do presidente dos EUA, Donald Trump, para combater o desafio de Pequim à hegemonia norte-americana.

Sucesso dos fabricantes chineses voltados para a exportação contrasta com a fraqueza em partes da economia. Os dados desta segunda-feira ressaltaram essa divergência: a produção industrial aumentou 5,9% em 2025, acima do crescimento de 3,7% das vendas no varejo, enquanto o investimento imobiliário caiu 17,2%.

No quarto trimestre, a economia cresceu 4,5% em relação ao ano anterior, superando ligeiramente as expectativas. Ainda assim, há uma desaceleração para o nível mais baixo em três anos em relação ao ritmo de 4,8% registrado no terceiro trimestre, devido à retração do consumo e do investimento.

Preocupações sobre os riscos comerciais persistem em Pequim. No mercado interno, problemas estruturais, incluindo o consumo fraco e uma prolongada crise imobiliária, continuam vistos com um obstáculo para a manutenção do crescimento da segunda maior economia do mundo.

Desenvolvimento econômico da China em 2025 foi "duramente conquistado", disse Kang Yi. A avaliação do chefe do Escritório Nacional de Estatísticas demonstra reconhecimento de que a economia enfrenta problemas e desafios, incluindo forte oferta e demanda fraca.

Investimento em ativos fixos encolheu 3,8% em 2025, a primeira queda anual desde que os dados começaram a ser disponibilizados em 1996. O resultado adverso comprova que os governos locais estão sob pressão para reduzir a dívida em vez de construir novas estradas e pontes, seu manual de crescimento habitual. Já o investimento privado caiu 6,4%.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro