2 horas atrás 2

Podcast explica ação do TCU, pressões no Banco Central e desdobramentos do caso Master

O caso Master tem estado no foco desde que o banco foi liquidado em novembro e o dono dele, Daniel Vorcaro, chegou a ser preso por 12 dias. Desde então, desdobramentos foram além do Banco Central e envolveram a Polícia Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O governo Lula (PT) entrou em campo para tentar conter uma crise entre BC e TCU. A ação da corte de contas tem sido vista como uma pressão sobre a autoridade monetária; na semana passada, o TCU recuou de uma inspeção no BC, parte de uma apuração sobre a conduta no caso Master. Agentes do mercado e analistas defenderam o Banco Central citando o temor de enfraquecimento do regulador ante a eventual reversão da liquidação.

O caso Master tem ainda suspeitas de conflitos de interesses envolvendo os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes (STF), que negam atuação em favor do banco; e investigações em aberto. Além dos mecanismos usados em fraudes fiscais e nas negociações de compra fracassadas, a PF apura a contratação de influenciadores para fazer ataques ao Banco Central e a investigadores. Vorcaro negou participação.

O Café da Manhã desta segunda-feira (12) fala dos desdobramentos mais recentes do caso Master, nas diferentes instâncias em que ele está. A repórter e colunista da Folha em Brasília Adriana Fernandes explica por que a liquidação do banco tomou as dimensões de agora e conta quais são os pontos em aberto.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com roteiro de Daniel Castro e Gustavo Simon e produção de Gustavo Luiz, Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Raphael Concli.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro