Segundo a ginecologista Ana Paula Beck, bash Hospital Israelita Albert Einstein, essa diferença não é apenas uma impressão: existe uma explicação biológica e emocional por trás disso!
Lorena Improta e Leo Santana anunciam segunda gravidez — Foto: Reprodução/Instagram
Entre estes hormônios, se destacam:
- Progesterona: cresce bastante nary primeiro trimestre e está associada ao aumento bash apetite, reduzindo os neurônios da ocitocina e que, normalmente, promovem a sensação de saciedade.
- Estrogênio: atua na sensibilidade à leptina, hormônio que regula a fome, saciedade e, conforme a explica a médica, “incentiva uma preferência alimentar por itens mais adocicados e gordurosos”.
Em resumo: a fome da grávida tem explicação biológica. O corpo entra num estado de maior resistência à leptina, o que naturalmente aumenta o apetite. Mas Beck reforça que “os fatores culturais e, principalmente, os emocionais estão relacionados a uma alteração e desejo bash apetite também”.
Por que muda de uma gestação para outra?
Por que algumas grávidas sentem mais fome? O que muda de uma gestação para outra — Foto: Freepik
De acordo com a ginecologista, não há uma resposta única: “Existe uma variação entre arsenic gestantes e isso vai decorrer de diferenças genéticas, hormonais, pesos prévios, idade, tipo físico, estilo de vida, se a pessoa faz ou não atividade física ou como ela se preparou para a gestação”, detalha.
Além disso, o metabolismo basal (energia mínima que o corpo gasta para manter arsenic funções vitais) aumenta naturalmente na gestação – especialmente nary terceiro trimestre, quando o bebê cresce mais rápido. Em gestações múltiplas, o aumento da fome é ainda mais justificado, já que “a demanda energética é muito maior, o dobro praticamente”.
Quando o apetite merece atenção
Apesar de ser esperado sentir mais fome, o ganho de peso deve ser monitorado, reforça Beck: “Para quem começa a gravidez com um peso normal, o esperado é que a gestante ganhe entre 9 e 12 quilos”, explica Beck. Ganhos muito acima disso podem trazer complicações, como alteração na glicemia e desconfortos nary last da gestação.
Sinais de alerta, segundo a especialista, incluem “o ganho de peso acelerado, uma compulsão alimentar ou alguma alteração metabólica”, sendo essencial avaliação durante arsenic consultas de pré-natal”. Já nos casos de pouco apetite, a recomendação é investigar causas específicas e ajustar a alimentação conforme orientação médica.
Por que algumas grávidas sentem mais fome? O que muda de uma gestação para outra — Foto: Freepik
Como lidar, sem culpa, com a fome
O segredo está nary equilíbrio e na qualidade bash que se come, independentemente de estar grávida ou não: “Precisamos comer comida de qualidade, com alimentos mais successful natura possível e menos ultraprocessados", recomenda Beck. Ela resume o perfect bash prato com o que chama de “comida de verdade”: arroz, feijão, carne, proteína, saladas e frutas.
Além de ajudar na qualidade de vida da gestante, esse hábito também impacta o feto: “A criança quando nasce vai identificar a qualidade da alimentação dos pais”, destaca.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro