Sabe quando uma roupa encolhe na primeira lavagem, ou com o tempo ela começa a não te servir mais, e você não sabe quem culpar? Na verdade, esse é um problema comum e que acontece por diversos fatores: desde a composição do tecido até a forma como a peça foi lavada. O fato é que, muitas vezes, o simples ato de colocar suas roupas na máquina de lavar pode comprometer a durabilidade delas.
Quando isso acontece, a frustração é imediata. Afinal, ninguém gosta de perder uma roupa nova ou ver sua peça favorita se tornar inutilizável. Mas calma: entender os motivos por trás do encolhimento é o primeiro passo para evitar esse tipo de situação. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo explicando por que algumas roupas diminuem de tamanho, quais tecidos são mais vulneráveis e como você pode preservar suas peças ao máximo quanto utilizar o eletrodoméstico. Confira!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/v/7/ArXtkqTUO764ors0UWyg/tired-beautiful-woman-laundry-room.jpg)
Suas roupas encolheram após serem lavadas na máquina, e agora?
O encolhimento das roupas está diretamente ligado à forma como as fibras dos tecidos reagem à água, ao calor e ao movimento mecânico da máquina de lavar. A seguir, veja os tópicos que vamos abordar nesta matéria:
- Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?
- A lava e seca encolhe roupas?
- Quais tecidos mais encolhem? Quais não?
- Como posso desencolher uma peça de roupa?
- Como evitar que as roupas encolham na lavagem
1. Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?
Para entender o porquê a roupa encolhe durante a lavagem, é preciso entender a maneira como a peça é fabricada. No processo industrial, as fibras são esticadas com o objetivo de melhorar a resistência. Isso acontece principalmente nos tecidos de algodão, lã e linho. Assim, quando as peças são lavadas, elas podem encolher porque as fibras voltam para o seu estado normal, menos esticadas e enrugadas.
Vale lembrar que roupas de tecidos sintéticos não costumam sofrer esse tipo de problema devido ao seu próprio material, que não passa por esse processo. Há a possibilidade de alguns tecidos, como jeans e moletom, encolherem ainda na primeira lavagem. Nesse caso, é possível usar a técnica de “lacear”, um método usado para esticar as fibras do tecido para que a peça volte ao tamanho normal. Contudo, esse processo não funciona em todos os tipos de tecido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/e/I/krWDIqQa2TYVr9tQ1thQ/homem-segurando-um-pano-sujo-na-vista-de-mao-dentro-da-maquina-de-lavar.jpg)
2. A lava e seca encolhe roupas?
A função de secagem da lava e seca pode, sim, contribuir para o encolhimento, especialmente se for usada em altas temperaturas. O calor excessivo faz com que as fibras encolham ainda mais rápido, principalmente em tecidos como algodão e lã. Por isso, muitos fabricantes recomendam usar ciclos de secagem mais suaves ou até mesmo evitar a secagem automática para certas peças.
No entanto, isso não significa que a lava e seca seja um eletrodoméstico perigoso para as suas roupas. O equipamento traz praticidade e pode ser usado, desde que você selecione o programa adequado para cada tipo de tecido. Sempre cheque o manual do fabricante para saber o jeito correto de utilizar o dispositivo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/S/0TioEwRVGIgFRMKRsKaA/copia-de-x.jpg)
3. Quais tecidos mais encolhem? Quais não?
Tecidos de fibras naturais são os que mais sofrem com o encolhimento. Algodão, lã e linho, por exemplo, possuem fibras que se contraem quando entram em contato com água e calor. Já a seda também pode reduzir de tamanho, mas o processo é mais delicado e costuma acontecer em lavagens incorretas.
Por outro lado, tecidos sintéticos como poliéster e nylon são mais resistentes ao encolhimento e podem ser uma alternativa, principalmente para quem tem medo de perder roupas do nada. Isso acontece porque suas fibras são feitas artificialmente e possuem maior elasticidade e resistência ao calor. Ainda assim, vale lembrar que até mesmo os sintéticos podem deformar se forem expostos a temperaturas muito altas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/b/z/nQ7mwLTnGUaW3nDO7Mdw/roupao.jpg)
4. Como posso desencolher uma peça de roupa?
Em alguns casos, é possível recuperar parcialmente a roupa encolhida com produtos que provavelmente você já tem em casa. Um desses métodos utiliza apenas água e amaciante: em um recipiente, misture água morna e amaciante de sua preferência. Após, coloque a peça dentro da mistura e deixe agir por um dia. Depois do molho, lave bem, sem torcer, e deixe exposta no sol esticada até secar.
Outra opção é adicionar um pouco de xampu ou condicionador com água morna. Mergulhe a roupa e deixe de molho por 30 minutos. Na sequência, enxágue levemente sem torcer. Depois, coloque para secar em ambiente externo e com exposição direta do sol. Ainda, você pode usar um vaporizador na sua roupa encolhida. Ao aplicar vapor, as fibras tendem a relaxar e se soltar, facilitando a modelagem da roupa. No entanto, é importante ter em mente que nem sempre será possível restaurar a peça por completo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/G/I/JprsUdTlGLEvqj953uHg/amaciante.jpg)
5. Como evitar que as roupas encolham na lavagem
Para evitar o encolhimento das suas peças, a primeira dica é sempre ler a etiqueta da roupa antes de colocar na máquina. Ali estão a composição têxtil e as instruções para uma lavagem correta, preservando o tecido. Além disso, ao usar tecidos de fibras naturais na máquina de lavar, prefira programas de lavagem delicada para preservar as fibras.
Outra dica é evitar a secagem em alta temperatura. Prefira secar as roupas naturalmente ou em ciclos suaves. Por último, separar as peças por tipo de tecido antes da lavagem é importante, pois reduz o atrito entre elas e evita desgastar as mais delicadas.
Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro