9 horas atrás 5

Por que as roupas encolhem na máquina de lavar? Entenda de uma vez

Sabe quando uma roupa encolhe na primeira lavagem, ou com o tempo ela começa a não te servir mais, e você não sabe quem culpar? Na verdade, esse é um problema comum e que acontece por diversos fatores: desde a composição do tecido até a forma como a peça foi lavada. O fato é que, muitas vezes, o simples ato de colocar suas roupas na máquina de lavar pode comprometer a durabilidade delas.

Quando isso acontece, a frustração é imediata. Afinal, ninguém gosta de perder uma roupa nova ou ver sua peça favorita se tornar inutilizável. Mas calma: entender os motivos por trás do encolhimento é o primeiro passo para evitar esse tipo de situação. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo explicando por que algumas roupas diminuem de tamanho, quais tecidos são mais vulneráveis e como você pode preservar suas peças ao máximo quanto utilizar o eletrodoméstico. Confira!

 Reprodução/Freepik Guia do TechTudo explica os motivos da sua roupa encolher ao ser lavada na máquina de lavar — Foto: Reprodução/Freepik

Suas roupas encolheram após serem lavadas na máquina, e agora?

O encolhimento das roupas está diretamente ligado à forma como as fibras dos tecidos reagem à água, ao calor e ao movimento mecânico da máquina de lavar. A seguir, veja os tópicos que vamos abordar nesta matéria:

  1. Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?
  2. A lava e seca encolhe roupas?
  3. Quais tecidos mais encolhem? Quais não?
  4. Como posso desencolher uma peça de roupa?
  5. Como evitar que as roupas encolham na lavagem

1. Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?

Para entender o porquê a roupa encolhe durante a lavagem, é preciso entender a maneira como a peça é fabricada. No processo industrial, as fibras são esticadas com o objetivo de melhorar a resistência. Isso acontece principalmente nos tecidos de algodão, lã e linho. Assim, quando as peças são lavadas, elas podem encolher porque as fibras voltam para o seu estado normal, menos esticadas e enrugadas.

Vale lembrar que roupas de tecidos sintéticos não costumam sofrer esse tipo de problema devido ao seu próprio material, que não passa por esse processo. Há a possibilidade de alguns tecidos, como jeans e moletom, encolherem ainda na primeira lavagem. Nesse caso, é possível usar a técnica de “lacear”, um método usado para esticar as fibras do tecido para que a peça volte ao tamanho normal. Contudo, esse processo não funciona em todos os tipos de tecido.

 FreePik Roupas encolhem porque as fibras esticadas na indústria voltam ao formato original durante a lavagem — Foto: FreePik

2. A lava e seca encolhe roupas?

A função de secagem da lava e seca pode, sim, contribuir para o encolhimento, especialmente se for usada em altas temperaturas. O calor excessivo faz com que as fibras encolham ainda mais rápido, principalmente em tecidos como algodão e lã. Por isso, muitos fabricantes recomendam usar ciclos de secagem mais suaves ou até mesmo evitar a secagem automática para certas peças.

No entanto, isso não significa que a lava e seca seja um eletrodoméstico perigoso para as suas roupas. O equipamento traz praticidade e pode ser usado, desde que você selecione o programa adequado para cada tipo de tecido. Sempre cheque o manual do fabricante para saber o jeito correto de utilizar o dispositivo.

 Divulgação/LG A secagem em altas temperaturas pode encolher roupas, sobretudo de algodão e lã — Foto: Divulgação/LG

3. Quais tecidos mais encolhem? Quais não?

Tecidos de fibras naturais são os que mais sofrem com o encolhimento. Algodão, lã e linho, por exemplo, possuem fibras que se contraem quando entram em contato com água e calor. Já a seda também pode reduzir de tamanho, mas o processo é mais delicado e costuma acontecer em lavagens incorretas.

Por outro lado, tecidos sintéticos como poliéster e nylon são mais resistentes ao encolhimento e podem ser uma alternativa, principalmente para quem tem medo de perder roupas do nada. Isso acontece porque suas fibras são feitas artificialmente e possuem maior elasticidade e resistência ao calor. Ainda assim, vale lembrar que até mesmo os sintéticos podem deformar se forem expostos a temperaturas muito altas.

 Divulgação/Buddemeyer Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e linho, encolhem facilmente em contato com água e calor — Foto: Divulgação/Buddemeyer

4. Como posso desencolher uma peça de roupa?

Em alguns casos, é possível recuperar parcialmente a roupa encolhida com produtos que provavelmente você já tem em casa. Um desses métodos utiliza apenas água e amaciante: em um recipiente, misture água morna e amaciante de sua preferência. Após, coloque a peça dentro da mistura e deixe agir por um dia. Depois do molho, lave bem, sem torcer, e deixe exposta no sol esticada até secar.

Outra opção é adicionar um pouco de xampu ou condicionador com água morna. Mergulhe a roupa e deixe de molho por 30 minutos. Na sequência, enxágue levemente sem torcer. Depois, coloque para secar em ambiente externo e com exposição direta do sol. Ainda, você pode usar um vaporizador na sua roupa encolhida. Ao aplicar vapor, as fibras tendem a relaxar e se soltar, facilitando a modelagem da roupa. No entanto, é importante ter em mente que nem sempre será possível restaurar a peça por completo.

 Reprodução/Freepik Roupas encolhidas podem ser recuperadas ao ficarem de molho em água morna com amaciante — Foto: Reprodução/Freepik

5. Como evitar que as roupas encolham na lavagem

Para evitar o encolhimento das suas peças, a primeira dica é sempre ler a etiqueta da roupa antes de colocar na máquina. Ali estão a composição têxtil e as instruções para uma lavagem correta, preservando o tecido. Além disso, ao usar tecidos de fibras naturais na máquina de lavar, prefira programas de lavagem delicada para preservar as fibras.

Outra dica é evitar a secagem em alta temperatura. Prefira secar as roupas naturalmente ou em ciclos suaves. Por último, separar as peças por tipo de tecido antes da lavagem é importante, pois reduz o atrito entre elas e evita desgastar as mais delicadas.

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro