Os "lotes" serão divididos da seguinte forma:
1º lote (17 de março): Estão disponíveis informações da declaração anterior do contribuinte (identificação, endereço, entre outros), rendimentos e pagamentos da DIRF, DIMOB, DMED e Carnê-Leão Web; rendimentos isentos em função de moléstia grave e códigos de juros (inclusive RRA)
2º lote (1º de abril): Serão liberadas informações de contribuições de previdência privada; saldo de conta bancária, investimentos e poupança; imóveis adquiridos; doações efetuadas no ano-calendário; informação de criptoativos; conta bancária/poupança e investimentos ainda não declarados e contas bancárias no exterior.
Informações da declaração pré-preenchida precisam ser confirmadas. Segundo Fonseca, o modelo deve ser atualizado com a comprovação dos valores. "Não é porque a informação está na pré-preenchida que ela está certa. Você precisa ter os comprovantes", orienta.
Se aparecer na pré-preenchida alguma coisa que você não tem como comprovar, é melhor você tirar. Se você tem algo a comprovar que não está na pré-preenchida, é melhor você inserir. José Carlos da Fonseca, auditor da Receita Federal
Contribuinte pode preencher informações manualmente. Para quem deseja utilizar o modelo pré-preenchido e já entregar a declaração, é possível preencher os dados ainda indisponíveis. "A pré-preenchida vem para ajudar, mas o contribuinte tem a obrigação de verificar se aquilo que veio na pré-preenchida está correto, porque o contribuinte tem que ter a documentação para confronta as informações", diz Ribeiro.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
13





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro