1 hora atrás 4

Por que é errado chamar motor de avião de turbina (e o que é o quê, afinal)

Portanto, a turbina é um componente interno que atua como o "coração energético" do motor. O propulsor como um todo deve ser chamado de motor a jato, ou mais especificamente, turbofan, que é esse tipo predominante na aviação comercial.

Em resumo, é como chamar um carro inteiro de "radiador". A turbina é uma peça vital dentro do motor, mas não o representa completamente. A próxima vez, ao ver um avião decolar, lembre-se de que é o motor a jato, com sua turbina interna, que proporciona o impulso.

Quais são as partes do motor?

 Quais são as principais partes de um motor aeronáutico
Arte: Quais são as principais partes de um motor aeronáutico Imagem: Alexandre Saconi
  • Fan ("Ventilador"): É grande hélice visível na entrada. É a primeira parte e a responsável por gerar a maior parte do empuxo (cerca de 80%) em motores modernos, além de direcionar o ar para o core (núcleo).
  • Compressor: Série de rotores e estatores que comprimem o ar admitido. É dividido em seções de alta e baixa pressão para aumentar drasticamente a densidade do ar antes de entrar na câmara de combustão.
  • Combustor (câmara de combustão): Onde o ar comprimido se mistura com combustível e é queimado. A reação gera gases em expansão a altíssima temperatura e energia. Diferentemente de motores de carros convencionais, aqui a queima é contínua, e não em tempos.
  • HPT (High-Pressure Turbine/Turbina de Alta Pressão): A primeira turbina a receber os gases quentes. Está conectada por um eixo ao compressor de alta pressão, extraindo energia para movê-lo.
  • LPT (Low-Pressure Turbine/Turbina de Baixa Pressão): Localizada após a HPT, recebe os gases que ainda possuem energia. Está conectada por um eixo independente ao fan e ao compressor de baixa pressão.
  • Nozzle (bocal de escapamento): É a parte da saída dos gases na parte traseira. Acelera o fluxo para gerar empuxo adicional e direciona os jatos.
  • Nacele (carenagem): A "capa" externa que envolve todo o motor, protegendo componentes e tubulações. É aerodinâmica, e abriga sistemas auxiliares, além de direcionar o fluxo de ar que passa pelo fan.

Fonte: Luiz Froes, vice-presidente de relações governamentais da GE Aerospace para a América Latina

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro