1 ano atrás 51

Por que eleições de 2024 não foram (ainda) as da IA?

Por que é importante?

Ouvi do Fabro Steibel, diretor-executivo do ITS-Rio (Instituto Tecnologia e Sociedade), que "leva um tempo para se conseguir gente formada suficiente para uma tecnologia que ainda é de entrada". Isso aconteceu com outras inovações.

Claro que a IA está vindo rápida, mas, ao que parece, nessa eleição não veio rápido o suficiente. Teve casos? Sim. Mas foi a maioria? Não, foi uma exceção. Em 1996, a gente achou que seria a eleição da internet, o que só ocorreu em 2002 com o Obama
Fabro Steibel

Para ele, o TSE adotou uma posição pioneira diante da IA, algo não observado em outras grandes democracias. Para outros observadores, no entanto, a IA já está entre nós, mas de outra forma: elas exercem um papel coadjuvante, porque estrela mesmo foram os humanos que souberam navegar pelos algoritmos das redes sociais para sequestrar sua atenção.

Não é bem assim, mas tá quase lá

Coadjuvante de luxo neste pleito, mas com grande potencial para as próximas corridas eleitorais, a IA já insinua usos preocupantes que podem pintar nas eleições do futuro. Bioni chama a atenção para as montagens com cunho sexual feitas sobre Tabata e Marina Helena (Novo-SP), ambas candidatas à prefeitura paulistana.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro