1 ano atrás 36

Por que temos tanto medo de palhaços? Cientistas foram a fundo pra explicar

Em contraste, retratos negativos de palhaços na cultura popular foram um fator contribuinte muito mais forte para a coulrofobia. Isso é compreensível, já que alguns dos palhaços mais proeminentes em livros e filmes são projetados para serem assustadores — como Pennywise, o palhaço assustador do romance "It - A Coisa", de Stephen King, de 1986; ainda mais porque este personagem apareceu recentemente em dois filmes, de 2017 e 2019, com Bill Skarsgård no papel principal.

No entanto, algumas pessoas têm medo de Ronald McDonald, o mascote da rede de fast food, e ele não pretende assustá-lo. Isso sugere que pode haver algo mais fundamental na aparência dos palhaços que as perturbe.

Na verdade, o fator mais forte que identificamos foram os sinais emocionais ocultos, sugerindo que, para muitas pessoas, o medo de palhaços decorre de não conseguir ver suas expressões faciais devido à maquiagem. Não podemos ver seus rostos "verdadeiros" e, portanto, não podemos entender sua intenção emocional. Não sabemos, por exemplo, se eles estão com a testa franzida, o que indicaria raiva. Não ser possível detectar o que um palhaço está pensando ou o que ele pode fazer a seguir é o que deixa alguns de nós nervosos quando estamos perto deles.

No entanto, se a maquiagem que mascara as emoções causa medo, as pessoas que têm o rosto pintado como animais também criam o mesmo tipo de efeito? Ou há algo mais particular na maquiagem dos palhaços que impulsiona esse medo? Este é agora o foco de nossa pesquisa contínua.

*Sophie Scorey, pesquisadora da Universidade de South Wales;
**James Greville, professor de psicologia da Universidade de South Wales;
***Philip Tyson, Professor Associado de Psicologia da Universidade de South Wales;
****Shakiela Davies, Professora de Psicologia Clínica e Saúde Mental da Universidade de South Wales

Esse artigo foi publicado a partir to The Conversation sob uma licença de Creative Commons. Leia o texto original

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro