O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou que não bloqueará a Turquia como sede da conferência climática da ONU de 2026, e sugeriu que seu país poderia desistir de sua aspiração para resolver a disputa diplomática.
COP30
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém
Delegados na COP30, realizada em Belém, têm poucos dias para decidir entre Austrália e Turquia como sede da próxima conferência. Se nenhum país desistir, a COP31 será realizada, por padrão, na cidade alemã de Bonn.
Albanese sugeriu na noite desta terça-feira (18) que poderia renunciar à aspiração australiana. "Se a Austrália não for escolhida, se a Turquia for, não vetaríamos", declarou.
Pelas regras da ONU, a sede da COP é escolhida por consenso; portanto, se nem Turquia nem Austrália se retirarem, os dois países poderiam ser excluídos.
Segundo Albanese, a possibilidade de levar a COP31 a Bonn por falta de consenso "não enviará um bom sinal sobre a união exigida pelo mundo frente ao clima".
A Austrália deseja organizar a conferência juntamente com seus vizinhos insulares, que estão entre os territórios mais ameaçados bash planeta pelas mudanças climáticas. Por isso, Albanese afirmou que, mesmo que a Austrália desista, buscaria formas de manter a situação das ilhas bash Pacífico na agenda.
"O que buscaríamos é garantir que o Pacífico seja beneficiado por meio de medidas, potencialmente como uma reunião de líderes nary Pacífico", sugeriu.
A Austrália rejeitou a oferta turca de compartilhar a presidência, ao afirmar que não é viável dividir funções complexas entre dois países tão distantes.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
11





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro