3 horas atrás 3

Programa de Putin na TV russa é marcado por momentos bizarros e tem pergunta sobre alienígenas: ‘Informação ultrassecreta’

Uma mulher chamada Kristina perguntou se o cometa 3I/Atlas poderia ser uma nave. Um mediador completou: "Se o senhor acredita que sejam alienígenas, poderia piscar o olho esquerdo". O presidente russo respondeu em tom de brincadeira.

"Christina, eu posso contar, mas tem que ficar entre nós. É informação ultrassecreta. E esta é a nossa arma ultrassecreta, que só será usada em circunstâncias extremas", disse brincando.

"Somos contra qualquer tipo de arma no espaço. Mas, falando sério, isso é um cometa. Nossos cientistas sabem o que está acontecendo. É um cometa de outra galáxia, e por isso ele se comporta de forma diferente dos cometas da nossa galáxia", completou.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Como esperado, a guerra na Ucrânia dominou o evento. Ainda assim, Putin respondeu a perguntas fora do roteiro feitas por pessoas que aproveitaram a oportunidade para questioná-lo sobre diferentes assuntos ao longo da maratona de perguntas e respostas.

Um menino quis saber se o presidente dirigia por Moscou sem ser reconhecido para entender o que acontece no país. Putin respondeu que, às vezes, sim.

Um homem sugeriu a construção de um monumento ao poeta persa Omar Khayyam. “É uma boa ideia. Vamos pensar nisso”, disse o presidente.

Um estudante de 23 anos, Kirill Bazhanov, pediu a namorada Olga em casamento ao vivo. Ele disse que ela assistia pela televisão e convidou Putin para a cerimônia. Em seguida, perguntou sobre apoio financeiro a famílias jovens.

O presidente russo Vladimir Putin realiza sua coletiva de imprensa anual de fim de ano em Moscou, Rússia, em 19 de dezembro de 2025 — Foto: Alexander Nemenov/Pool via REUTERS

O Kremlin apresenta o evento, que costuma durar ao menos quatro horas, como uma demonstração de que Putin ouve a população e responde a perguntas sobre qualquer tema.

Segundo o governo russo, mais de 2,5 milhões de perguntas foram enviadas neste ano por pessoas de diferentes regiões do país. As perguntas selecionadas foram feitas por moderadores ou por integrantes da plateia, que disputavam a atenção do presidente.

Ao longo do evento, mensagens de texto com tom sarcástico apareceram em um telão no salão, como parte da chamada “Linha Direta”.

"Não é uma linha direta, mas um circo", dizia um desses comentários.

Uma delas questionava por que os russos vivem em piores condições econômicas do que moradores de Papua-Nova Guiné.

Outra mensagem afirmava: “Vladimir Vladimirovich, já é sexta-feira. Podemos começar a beber?”.

Ao menos duas mensagens reclamavam de falhas na internet. Outra citava água de torneira com coloração enferrujada na cidade de Saransk.

Houve ainda críticas ao órgão regulador de comunicações da Rússia, o Roskomnadzor, responsável por bloquear ou limitar o acesso a plataformas estrangeiras, como WhatsApp, YouTube, Snapchat e o jogo Roblox.

"Bloqueie o próprio Roskomnadzor!", escreveu o autor.

Outra criticava o partido governista Rússia Unida e sugeria que as eleições no país não seriam reais.

"Olhando para a vida no país, é estranho que ele ganhe a maioria nas eleições! Talvez as eleições sejam uma ficção?"

O Kremlin não comentou o aparecimento desses textos em um evento organizado pelo governo e acompanhado por milhões de pessoas. Putin também não mencionou as mensagens.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro