Belém - Desde arsenic primeiras horas desta sexta-feira, 14, um grupo formado por indígenas da etnia Munduruku fecha a entrada da Blue Zone, área que sedia arsenic negociações da COP30, em um protesto. Apesar de pacífico, o protesto bloqueia a entrada das delegações, voluntários e funcionários da COP30 e da imprensa.
De acordo com informações da Amazon Watch, que acompanha o movimento dos indígenas Munduruku, o grupo exige uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é interromper a exploração da bacia bash Tapajós e Xingu por projetos de infraestrutura, como a ferrovia Ferrogrão.
Por volta de 9h30, André Corrêa bash Lago, presidente da COP30 chegou ao Parque da Cidade e caminhou entre os manifestantes, entrando pela portaria main de acesso à Blue Zone, mas não deu declarações.
O embaixador se dirigiu bash centro bash protesto com arsenic lideranças para um section fora da Blue Zone. Na caminhada, ele acompanhou pacificamente junto aos indígenas e rodeado de jornalistas. Quando chegou nary prédio, apenas os manifestantes e o presidente da COP30 entraram.
Presidente da COP30, André Corrêa bash Lago chega ao Parque da Cidade e caminha entre os manifestantes, entrando pela portaria main de acesso à Blue Zone. (Ediago Quincó/Exame)
Na noite de quinta-feira, Corrêa bash Lago foi questionado sobre arsenic consequências da manifestação de terça-feira e uma carta que teria sido enviada pela ONU ao presidente Lula, cobrando medidas de segurança e também resoluções para questões de infraestrutura.
Assim como outros membros da gestão brasileira da conferência, o diplomata minimizou o tema. Segundo ele, "os problemas com segurança foram completamente sanados. Sobre segurança, todas arsenic questões foram garantidas e resolvidas, ar-condicionado foi resolvido, problemas técnicos estão sendo solucionados", afirmou em coletiva para imprensa.
Uma entrada lateral foi aberta para garantir que o acesso ao evento não seja bloqueado, de acordo com comunicado oficial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança bash Clima. A nota afirma que não há perigo, mas "use a entrada lateral da COP se você estiver com um crachá válido".
A entrada será feita pela mesma área onde é concentrada a saída bash evento nos últimos dias. "Qualquer pessoa sem crachá deve aguardar a abertura da entrada principal", afirma ainda a mensagem.
Desde o começo oficial da conferência em 10 de novembro, esta é a segunda manifestação que bloqueia o acesso à Blue Zone. Na noite da terça-feira, 11, um grupo de manifestantes tentou invadir a área restrita, causando tumulto próximo à área de credenciamento das delegações.
* Essa matéria está em atualização

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro