10 meses atrás 18

PS5 como arma? União Europeia pode proibir console na Rússia

A União Europeia (UE) pode banir a venda de consoles como o PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S para a Rússia por estarem sendo usados para controlar armas militares. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (28) pelo portal Financial Times. De acordo com o veículo, o chefe de política estrangeira da UE, Kaja Kallas, comentou que os videogames poderão entrar na lista de sanções porque a Rússia os tem utilizado para operar drones.

Vale lembrar que, oficialmente, a Sony, Microsoft e Nintendo cessaram a venda de seus produtos na Rússia em março de 2022, porém ainda há pessoas os vendendo por importação, algo que a sanção tentaria proibir. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o caso.

O PlayStation 5 e Xbox Series X/S poderão ser banidos na Rússia pela União Europeia para impedir que sejam utilizados como armas — Foto: Reprodução/Freepik (Shpëtim Ujkani) O PlayStation 5 e Xbox Series X/S poderão ser banidos na Rússia pela União Europeia para impedir que sejam utilizados como armas — Foto: Reprodução/Freepik (Shpëtim Ujkani)

A possibilidade de banimento do PS5 na Rússiva acontece porque o país tem sofrido várias sanções desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022 e ambos os lados têm improvisado armas com as tecnologias que conseguem colocar as mãos. Nesse contexto, o uso de joysticks e consoles em armas militares se tornou algo bastante comum nos últimos anos.

Em 2024, foi revelado que as forças ucranianas têm utilizado portáteis Steam Deck para controlar torretas armadas e drones tanto no chão como no céu. O PC portátil da Valve permite que artefatos de guerra da Ucrânia sejam controlados remotamente em uma distância de até 500 metros sem que seu operador precise estar exposto.

 Divulgação/Valve Steam Deck também foi usado como arma em 2024 — Foto: Divulgação/Valve

Outros países como Estados Unidos e Israel também possuem armas militares controladas por joysticks de Xbox, incluindo defesas antiaéreas e até um canhão laser nos EUA. Jogadores mais velhos talvez se lembrem de uma preocupação semelhante no lançamento no PlayStation 2 nos anos 2000. Na época, foi considerado que o console não deveria ser vendido em certos países, pois seus chips eram avançados demais e poderiam ser usados para controlar mísseis.

Em 2023, a Rússia também acusou o jogo Stalker 2: Heart of Chornobyl de estar sendo usado como uma forma de propaganda pela Ucrânia para recrutamento de forças militares. A produtora GSC Game World tinha sua sede no país ucraniano, o que levou a atrasos no game devido à invasão, antes de mudarem sua sede para a República Tcheca. O criador da série Stalker, Volodymyr Yezhov, participou ativamente de combates e foi morto em dezembro de 2022.

Melhores jogos offline grátis para Android e iPhone (iOS) sem Internet

Melhores jogos offline grátis para Android e iPhone (iOS) sem Internet

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro