Banco Central lista principais preocupações no radar do mercado. Embora a confiança no sistema esteja em máximas históricas, o BC mapeou as fontes de atenção dos agentes financeiros. As menções sobre riscos destacam preocupações com o risco fiscal, com o risco do cenário internacional e com o risco de inadimplência e atividade, além das crescentes citações ao risco operacional/cibernético em um sistema financeiro cada vez mais digitalizado.
Banco Central alerta para atenção com riscos cibernéticos. O órgão regulador de mercado financeiro aponta que incidentes recentes demonstraram que a materialização do risco cibernético pode trazer implicações para instituições financeiras e de pagamentos, gerando perdas financeiras em alguns casos. O BC diz que foram demonstradas fragilidades de controles essenciais em instituições e seus provedores de serviços e que um "conjunto razoável de participantes do SFN não dispõe de mecanismos adequados para gerenciar serviços providos por meio de Application Programming Interface (API)", considerando ainda um ambiente em que grupos criminosos possuem conhecimento avançado sobre a operação do SFN e cooptam colaboradores.
Ambiente externo mantém-se incerto. Banco Central afirma ainda que as implicações do reposicionamento das políticas comerciais globais ainda não estão plenamente compreendidas. "Apesar da conclusão de acordos comerciais e da entrada em vigor das tarifas recíprocas e setoriais anunciadas pelos Estados Unidos, a incerteza permanece, e tende a permanecer elevada", diz o BC no relatório.
Financiamento à economia real desacelerou. Banco Central destaca no relatório que em meio às condições financeiras mais restritivas e a moderação no crescimento da atividade econômica, o crédito arrefeceu em quase todas as modalidades para famílias e portes de empresas, assim como um menor crescimento ocorreu também no mercado de capitais.
No crédito, risco se deteriorou. Segundo o Banco Central, os ativos com problemas, ou seja, empréstimos e financiamentos com atrasos, aumentaram em praticamente todas as carteiras, especialmente no crédito rural. Também houve piora entre as micro, pequenas e médias empresas. "A capacidade de pagamento das empresas e das famílias segue desafiadora", diz o BC.
Rentabilidade do sistema financeiro cresceu. Segundo o Banco Central, os ganhos do setor são robustos o bastante para enfrentar eventuais mudanças de cenários ou adversidades. Para os próximos períodos, o órgão diz que avanços adicionais são limitados pelas condições financeiras restritivas e pela moderação da atividade econômica.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro