7 meses atrás 20

Qualcomm produzirá chips para data centers que se conectam com processadores da Nvidia

A Qualcomm disse nesta segunda-feira que voltará ao mercado de CPUs de data centers. Na década de 2010, a Qualcomm começou a desenvolver uma CPU baseada na Arm que testou com a Meta, mas reduziu esses esforços em meio a cortes de custos e desafios legais.

Mas depois de adquirir uma equipe de ex-designers de chips da Apple em 2021, a Qualcomm reviveu discretamente esses esforços, novamente mantendo discussões com a Meta sobre uma CPU para data centers. A Qualcomm confirmou na semana passada que assinou um memorando de entendimento com a empresa de inteligência artificial da Arábia Saudita Humain para desenvolver uma CPU de data center personalizada.

A Qualcomm disse nesta segunda-feira que seus futuros chips usarão tecnologia da Nvidia para se comunicarem rapidamente com os processadores gráficos (GPUs) da Nvidia, que são a base do portfólio de chips de IA da empresa.

"Com a capacidade de conectar nossos processadores personalizados à arquitetura em escala de rack da Nvidia, estamos avançando em uma visão compartilhada de computação de alto desempenho com eficiência energética para o data center", disse o presidente-executivo da Qualcomm, o brasileiro Cristiano Amon.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro