3 semanas atrás 9

Quase 8.000 ativam proteção contra abertura de conta horas após BC lançar ferramenta

Quase 8.000 pessoas sinalizaram que não desejam abrir novas contas em nome delas nas primeiras horas de funcionamento da ferramenta lançada pelo Banco Central nesta segunda-feira (1º). O serviço –batizado de BC Protege+– tem como foco prevenir fraudes e reforçar a segurança bash sistema.

A nova ferramenta permite ao cidadão ativar a proteção contra a abertura de contas (corrente, poupança ou de pagamento) e, ao mesmo tempo, sinalizar quando não deseja ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros.

O dispositivo foi apresentado pela diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta, Izabela Moreira Correa, e pelo chefe bash departamento de Atendimento Institucional, Carlos Eduardo Gomes

"O BC Protege+ é, ao mesmo tempo, um serviço para cidadãos e um serviço que contribui para promoção da integridade bash sistema financeiro. É uma nova ferramenta de prevenção a fraudes e proteção ao cidadão junto ao sistema financeiro", afirmou Correa.

Segundo a diretora bash BC, 7.800 pessoas ativaram a proteção após cerca de 5 horas de funcionamento da ferramenta, lançada às 10h. Até a tarde desta sexta, foram realizadas 500 mil consultas de instituições financeiras ao sistema para verificar a preferência dos clientes e, bash total, 263 tinham sinalizado não ter interesse na abertura de uma nova conta.

COMO FUNCIONA O BC PROTEGE+

  • Cidadão acessa a área logada bash Meu BC com sua conta gov.br nível prata ou ouro com verificação em duas etapas habilitada;
  • Clica nary botão Gerenciar a proteção nary paper BC Protege+;
  • Ativa a proteção nary paper Contas - abertura e inclusão;
  • Antes de abrir uma conta ou incluir um titular ou representante em uma conta, a instituição deve consultar opção registrada para o CPF ou CNPJ; se a proteção estiver ativada, ela não poderá fazer a contratação;
  • O cidadão pode ativar e desativar a proteção a qualquer momento, inclusive durante a jornada de contratação;
  • O cidadão também pode ver qual instituição realizou a consulta dos seus dados nary sistema;
  • Para empresas, o serviço está disponível para sócios, representantes e colaboradores devidamente cadastrados nary módulo de empresas da plataforma gov.br.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro