9 meses atrás 13

Rastreamento de celular: como ativar função que salvou mulher de sequestro

A mulher sequestrada no estacionamento de um pet shop, na última segunda-feira (10), em São Paulo, foi resgatada pela Polícia Militar graças à localização do próprio celular. O cabo da PM Juscelino Menezes disse, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que a ação só foi possível após os agentes obterem o número do marido da vítima pelo emplacamento do carro. A partir do acionamento, o homem obteve a localização da esposa pelo rastreamento em tempo real do dispositivo. Durante o procedimento, um dos criminosos foi baleado, mas não resistiu e morreu.

A função de rastreamento de celulares é nativa do Android e iOS, e permite que familiares se localizem em tempo real. No iPhone (iOS), o aplicativo Buscar possibilita compartilhar a localização atual por tempo indeterminado. Embora usuários de Android não tenham um recurso semelhante na ferramenta "Encontre Meu Dispositivo", podem aproveitar recursos do WhatsApp e outros apps. Pensando nisso, o TechTudo explica como usar o aplicativo de rastreamento de celular passo a passo. Aprenda a seguir.

 Reprodução/Freepik Rastreio de celular: como ativar função que salvou mulher de sequestro em SP — Foto: Reprodução/Freepik

Mulher é resgatada de sequestro em SP após ter celular rastreado; entenda o caso

Uma mulher cuja identidade não foi revelada foi sequestrada, na última segunda-feira (10), no estacionamento de um pet shop, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, após ser rendida por dois homens armados. Em seguida, a vítima foi colocada no veículo dos criminosos, que fugiram. A ação foi capturada por câmeras de segurança do estabelecimento.

Funcionários da loja observaram a movimentação anormal e acionaram a PM, que logo localizou o marido da vítima a partir da placa do carro, que seguia no local. O homem passou a rastreá-la pelo celular enquanto mantinha contato com os agentes. Nesse meio tempo, a vítima era obrigada a realizar transferências bancárias.

Os criminosos foram abordados pela PM na Rua Pierre Patel, no Jardim Ângela, que prontamente realizou o resgate da vítima. Um dos suspeitos foi morto em confronto, enquanto o outro conseguiu fugir.

Aplicativo de rastreamento de celular: veja como usar

O iOS, sistema do iPhone, permite compartilhar a localização do celular com amigos ou familiares por meio do aplicativo Buscar. Para isso, o contato selecionado também precisa ter um iPhone. O procedimento é simples: basta abrir o app, selecionar "Compartilhar localização" e escolher o contato desejado na lista. Feito isso, é preciso escolher entre as opções "compartilhar por uma hora", "compartilhar até o fim do dia" e "compartilhar indefinidamente". A partir daí, o aplicativo exibirá o endereço completo e o mapa com a localização em tempo real do contato.

 Arte/TechTudo Buscar do iPhone (iOS) permite acompanhar localização em tempo real — Foto: Arte/TechTudo

Usuários que não têm um iPhone podem compartilhar a localização com amigos por meio do WhatsApp. Basta abrir uma conversa, tocar no ícone de clipe de papel, selecionar “Localização” e depois "Localização em tempo real". Diferente do iPhone, porém, não é possível compartilhar a localização indefinidamente, e sim no máximo por 8 horas. Além do WhatsApp, existem outros aplicativos para o envio de geolocalização.

 Reprodução/Bruno Guerra Enviando localização em tempo real no WhatsApp — Foto: Reprodução/Bruno Guerra

🎥 Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Como rastrear um celular Android roubado? Veja o guia completo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro