9 meses atrás 20

Re-commerce Atacama é seguro? Conheça site com roupas de graça

O Re-commerce Atacama, site que vende roupas "de graça" na internet, ganhou força nas redes sociais. A iniciativa coleta peças de marcas de grife descartadas no "lixão" do deserto do Atacama, no Chile, e disponibiliza os produtos no e-commerce. Na prática, a pessoa paga apenas o frete para receber o produto desejado. O valor recebido será utilizado para a preservação do local. Vale destacar que o Atacama passa por um grave problema ambiental causado pela indústria da moda; a região recebe cerca de 39 mil toneladas de peças descartadas por ano. A seguir, saiba mais sobre o Re-commerce Atacama.

 Reprodução/Thaisi Carvalho Re-commerce Atacama vista diminuir os danos ambientais causados pela indústria da moda no deserto chileno — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

A iniciativa foi criada pelas empresas Artplan e VTEX, em parceria com o movimento Fashion Revolution Brasil e a ONG Desierto Vestido. O objetivo do projeto é gerar reflexão sobre os danos ambientais causados pela indústria da moda e pelos modelos de superprodução. O imenso descarte de peças no deserto do Atacama fez com que o local se tornasse um verdadeiro lixão - uma consequência da produção acelerada do universo da moda, em especial dos produtos de "fast fashion", que são jogados fora com pouco uso ou até mesmo totalmente novos.

Portanto, o projeto Re-commerce Atacama se propõe a analisar quais peças apresentam boas condições de uso e podem ser recuperadas. Depois disso, os materiais são higienizados, organizados e publicados na plataforma. Por fim, pessoas em qualquer local do mundo podem acessar o site e selecionar os produtos que desejam comprar. Então, para finalizar o processo, basta pagar o valor do frete de modo seguro, já que as roupas não possuem custos.

Dessa forma, os consumidores estão pagando apenas para retirar as peças do lixão e reduzir os danos ambientais causados no Deserto do Atacama. "Acreditamos que cada peça tem uma história e um propósito. Nossa missão é resgatar esses itens e dar a eles uma nova chance, promovendo um processo de conscientização sobre o consumismo exacerbado promovido pela indústria da moda atualmente”, afirmou Mariano Gomide de Faria, CEO da VTEX.

Para comprar uma peça, é preciso acessar o site oficial do projeto (https://www.recommerceatacama.com/), lançado em 17 de março de 2025. Então, basta rolar a tela para baixo para conferir quais são os produtos disponíveis no momento. É possível ver fotos da peça, a cor, o tamanho e a marca. Há disponíveis itens da Nike, Zara, Calvin Klein, Adidas, entre outras. Durante a apuração desta reportagem, vale ressaltar que todas as peças do site já estavam esgotadas.

Veja também: 3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

3 golpes online BOBOS que você precisa fugir!

Mais recente Próxima TikTok Shop: tudo o que você precisa saber sobre o e-commerce no Brasil
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro