2 horas atrás 3

Rede de supermercados da França ameaça boicotar produtos do Mercosul

O tratado original favorece as exportações europeias de automóveis, máquinas, vinhos e bebidas destiladas. Em contrapartida, o texto facilita a entrada na Europa de carne, açúcar, arroz, mel e soja sul-americanos, o que preocupa os setores agrícolas.

"Concordamos que haja tratados, trocas internacionais sobre um certo número de produtos. Mas não podemos fazer isso correndo o risco de enfraquecer os nossos produtores e a nossa economia", defendeu Dominique Schelcher, que incitou os consumidores a priorizarem produtos franceses, especialmente nas compras de Natal, para apoiar os agricultores.

França pede adiamento da assinatura do pacto

Paris solicitou no domingo à União Europeia o adiamento da assinatura do pacto, que dirigentes europeus e sul-americanos gostariam de concretizar no próximo sábado (20), durante a Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, espera viajar ao Brasil para a conclusão das discussões. Ela conta com o apoio da Alemanha, que também pressiona pela assinatura do acordo, negociado há 25 anos.

Tudo dependerá da Itália, que tem oscilado nos últimos meses. A chefe do governo italiano, Giorgia Meloni, "tem as chaves" desse dossiê, destacou anonimamente um diplomata europeu.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro