O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), órgão de vigilância de riscos do G20, afirmou em um relatório nesta sexta-feira que, se muitas instituições acabarem usando os mesmos modelos de IA e hardware especializado, isso poderá levar a um comportamento de rebanho.
"Essa forte dependência pode criar vulnerabilidades se houver poucas alternativas disponíveis", disse o conselho.
Um estudo separado publicado pelo grupo de bancos centrais, o Bank for International Settlements, acrescentou que há uma "necessidade urgente" de que as autoridades monetárias, os reguladores financeiros e as autoridades de supervisão "melhorem seu jogo" em relação à IA.
"Há uma necessidade de atualizar suas capacidades, tanto como observadores informados dos efeitos dos avanços tecnológicos quanto como usuários da própria tecnologia", disse o BIS.
Estados Unidos, China e outros países estão atualmente correndo para liderar o desenvolvimento de tecnologias revolucionárias de aprendizado de máquina.
O relatório do FSB disse que, embora a IA possa ampliar o estresse do mercado, atualmente há "poucas evidências empíricas de que as correlações de mercado impulsionadas pela IA afetem os resultados do mercado".
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro