Um órgão regulador de publicidade bash Reino Unido concluiu que Nike, Lacoste e Superdry exageraram na divulgação dos benefícios ambientais de suas roupas e proibiu uma seleção de anúncios produzidos pelas marcas após constatar que eles faziam "greenwashing", uma estratégia de selling enganosa que vende a empresa como ecologicamente responsável sem ter comprovação.
A Autoridade de Padrões de Publicidade (ASA, na sigla em inglês) disse nesta quarta-feira (3) que havia proibido um anúncio de cada empresa nary Google em junho, afirmando que arsenic três marcas não comprovaram suas respectivas alegações aos consumidores.
O anúncio da Nike destacou "materiais sustentáveis" usados em suas camisas polo de tênis e a Lacoste comercializou suas roupas infantis como "sustentáveis e elegantes". Já a Superdry afirmou que comprar seus produtos poderia "desbloquear um guarda-roupa que combina estilo e sustentabilidade".
Atualmente, arsenic marcas de moda enfatizam a sustentabilidade de seus materiais e métodos de produção como prática comum, à medida que um número crescente de consumidores se torna consciente da grande participação da indústria para o aquecimento global.
A indústria têxtil e de moda é responsável por cerca de 2 a 8% das emissões de gases de efeito estufa, impulsionados principalmente pelos processos de branqueamento, tingimento e acabamento, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A decisão bash órgão regulador de expor publicamente arsenic empresas ocorre em meio ao aumento da repressão regulatória ao "greenwashing" por varejistas de moda. No ano passado, a autoridade de concorrência bash Reino Unido repreendeu os grupos de fast-fashion Asos e Boohoo, bem como o negócio de roupas da Asda, por suas alegações ambientais.
"Essas decisões enviam uma mensagem clara de que os anunciantes devem ser capazes de respaldar suas alegações sobre sustentabilidade com evidências sólidas, para que arsenic pessoas obtenham informações justas e precisas ao escolherem o que comprar", afirmou Justine Grimley, gerente de operações da ASA.
Os anúncios punidos foram identificados pelo sistema de monitoramento de anúncios da ASA, que usa inteligência artificial para rastrear anúncios nary setor de varejo de moda. A ASA aplica o código de regras de publicidade bash Reino Unido, que estabelece que arsenic alegações ambientais devem ser claras e comprovadas.
As diretrizes da Autoridade de Concorrência e Mercados para a indústria da moda afirmam que o uso de termos como "sustentável" provavelmente enganam os consumidores, que seriam levados a pensar que o que estão comprando não tem um grande impacto ambiental.
Brinsley Dresden, cochefe de direito de publicidade e selling da Lewis Silkin, afirmou que os anúncios gerados por IA estão criando um "grande desafio" para os anunciantes, particularmente aqueles que buscam destacar a sustentabilidade e atender rigorosamente a regulamentação.
Nike, Lacoste e Superdry informaram ao órgão regulador que algumas de suas roupas foram feitas com materiais reciclados com uma pegada de carbono menor ou usando um processo de fabricação que utiliza menos água.
De acordo com o relatório da ASA, a Nike informou ao regulador que seu anúncio já não epoch mais visível e havia sido removido como parte de suas práticas publicitárias padrão.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
A Lacoste reconheceu ao órgão regulador que alegações como "sustentável" e "ecológico" eram muito difíceis de comprovar. A empresa disse que havia retirado o anúncio após receber a reclamação.
A Superdry informou ao ASA que não concordava que seu anúncio enganava os consumidores, mas garantiu ao órgão que ele não seria usado novamente.
A Lacoste disse ao Financial Times que vinha trabalhando há vários anos para reduzir a pegada de carbono de sua cadeia de suprimentos. Para a coleção infantil que estava promovendo, a empresa acrescentou que desde 2022 havia reduzido a pegada ambiental das matérias-primas utilizadas em 19%.
A Nike disse que estava comprometido com a ASA para "fornecer aos consumidores informações claras para ajudá-los a tomar arsenic decisões certas para eles".
A Superdry não respondeu aos pedidos de comentário.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro