9 meses atrás 163

Repis Cidadão: 5 coisas que você precisa saber antes de fazer consulta

O Sistema de Ressarcimento do Fundo PIS/PASEP, também chamado de Repis Cidadão, é um site desenvolvido pelo Ministério da Fazenda para facilitar o pagamento de valores nas antigas contas do Fundo PIS/PASEP, que acabou em 2020. Na plataforma, é possível fazer a consulta dos valores a serem pagos aos beneficiários -- funcionários com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988. Segundo o Governo Federal, os primeiros pagamentos vão ocorrer a partir de 28 de março. Confira, na lista a seguir, as principais dúvidas sobre o Repis Cidadão.

 5 coisas que você deve saber sobre a plataforma para ressarcir valores do PIS/PASEP — Foto: Reprodução/Governo do Estado do Sergipe/Arthuro Paganini Repis Cidadão: 5 coisas que você deve saber sobre a plataforma para ressarcir valores do PIS/PASEP — Foto: Reprodução/Governo do Estado do Sergipe/Arthuro Paganini

O Repis Cidadão é o Sistema de Ressarcimento do PIS/PASEP. Trata-se de uma plataforma lançada pelo Ministério da Fazenda em março de 2025 que visa ressarcir valores esquecidos nas antigas contas do fundo PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), que foi extinto em 2020.

O site permite fazer a consulta e o resgate das quantias que foram esquecidas. Vale destacar que cerca de 10 milhões de brasileiros têm direito ao ressarcimento, sendo que 19 mil já fizeram a solicitação. Os valores esquecidos chegam a R$ 28 bilhões.

 Reprodupção/Getty Images Trabalhadores podem usar o site do Repis Cidadão para checar se existem valores a receber — Foto: Reprodupção/Getty Images

2. Quem pode sacar os valores do Repis?

O Repis Cidadão está disponível para os trabalhadores com carteira assinada e para os servidores públicos que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988. Segundo informações do Ministério da Fazenda, o valor médio por pessoa é estimado é de R$ 2,8 mil. Contudo, essa quantia pode variar conforme o tempo de serviço de cada um e o salário que o cidadão recebia na época. É importante destacar que o Repis Cidadão não tem ligação com o atual programa de pagamento do abono salarial do PIS/PASEP.

3. Onde fazer consulta do Repis Cidadão?

Para fazer a consulta, basta acessar o portal Repis Cidadão (https://repiscidadao.fazenda.gov.br/). É preciso ter uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro para acessar o serviço, promovendo a segurança aos usuários e seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Vale lembrar que tanto o trabalhador quanto os beneficiários, em caso de falecimento do titular, conseguem verificar se existe algum resgate a ser feito. Isso porque todas as informações necessárias estão disponíveis nesta plataforma. Portanto, é possível checar se há valores a serem sacados e o que é preciso fazer para ter acesso ao dinheiro, sendo que há orientações específicas para os herdeiros.

 Reprodução/Canva Basta acessar o portal Repis Cidadão para verificar se há saques disponíveis — Foto: Reprodução/Canva

Para consultar se existe um valor a ser recebido, basta acessar o portal Repis Cidadão (https://repiscidadao.fazenda.gov.br/) e clicar no botão "Entrar com gov.br". Em seguida, digite o seu CPF e a senha da conta Gov.br. Então, informe o código de acesso criado pelo sistema.

Depois disso, escreva o seu NIS (Número de Identificação Social) e selecione a opção "Pesquisar". Por fim, caso exista algum valor a receber, a plataforma do Ministério da Fazenda vai informar a quantia, além dos próximos passos para solicitar o saque e receber o dinheiro.

 Reprodução/diego Cataldo Trabalhadores e herdeiros podem consultar se têm valores a receber no portal Repis Cidadão — Foto: Reprodução/diego Cataldo

5. Até quando pode fazer consulta?

O Ministério da Fazenda lançou o site do Repis Cidadão oficialmente no dia 10 de março. Desde então, é possível acessar a plataforma para fazer a consulta. No entanto, a retirada dos valores vai começar a ser feita a partir de 28 de março.

 Reprodução/Freepik Desde o dia 10 de março é possível fazer a consulta no site Repis Cidadão — Foto: Reprodução/Freepik
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro