2 horas atrás 4

Saiba tudo sobre o app Meu Social - Gás do Povo: como baixar e solicitar o vale gás

O Gás do Povo, iniciativa que substitui o antigo Auxílio Gás, é um programa do Governo Federal que garante recargas gratuitas de botijões de 13 quilos em pontos credenciados. A medida contempla famílias em situação de vulnerabilidade financeira cadastradas no CadÚnico ou em programas sociais, como o Bolsa Família. A ideia visa reduzir os custos domésticos — serão disponibilizados de quatro a seis recargas por ano — e combater os riscos associados ao uso de lenha e outros combustíveis. A seguir, veja como baixar o app Meu Social - Gás do Povo e como retirar o botijão.

 Ricardo Botelho/MME Saiba tudo sobre o app Meu Social - Gás do Povo: como baixar e solicitar o vale gás — Foto: Ricardo Botelho/MME

Saiba tudo sobre o app Meu Social - Gás do Povo: como baixar e solicitar o vale gás

No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.

  1. Como baixar o aplicativo Meu Social - Gás do Povo
  2. O que é o programa Gás do Povo
  3. Quem tem direito ao benefício
  4. Como retirar o botijão

1. Como baixar o aplicativo Meu Social - Gás do Povo

Para baixar o app, acesse a loja oficial de aplicativos do seu celular. Acesse a área de pesquisa e digite “Meu Social - Gás do Povo”. Em seguida, selecione o app e clique em "Instalar" para iniciar o download e a instalação do software no smartphone.

 Reprodução/Diego Cataldo Veja como baixar o app Meu Social - Gás do Povo — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

2. O que é o programa Gás do Povo

O Gás do Povo é um programa do Governo Federal voltado para ampliar o acesso ao gás de cozinha (GLP 13 kg) entre famílias de baixa renda. O programa prevê a distribuição gratuita de recargas de botijão de gás, com a meta de alcançar cerca de 15 milhões de famílias em todo o país. A proposta busca reduzir a dependência da lenha e de outros combustíveis menos seguros, que ainda são utilizados em muitas regiões, e que podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente.

A execução da iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Ministério de Minas e Energia. A Caixa Econômica Federal atua como agente operacional, responsável por organizar a adesão das revendas, disponibilizar os canais de acesso ao benefício e efetuar os pagamentos aos estabelecimentos credenciados.

Neste primeiro momento, o programa Gás do Povo disponibilizou recargas em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI). De acordo com o Governo, até março de 2026 todo o território nacional será contemplado pela iniciativa.

 Reprodução/Cidade Verde Programa visa combater riscos do uso de lenha e outros combustíveis para cozinhar — Foto: Reprodução/Cidade Verde

3. Quem tem direito ao benefício

O benefício é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) cuja renda mensal por pessoa seja de até meio salário mínimo. É necessário que o cadastro esteja atualizado nos últimos dois anos para que a família seja considerada apta. Além disso, o programa prioriza famílias inscritas no Bolsa Família com duas ou mais pessoas no grupo familiar.

A seleção dos beneficiários é feita bimestralmente pelo Governo Federal. Se for selecionada, a família recebe o vale para recarga do botijão. Os contemplados também podem consultar sua situação por meio do app Meu Social - Gás do Povo, pelos canais oficiais da Caixa ou pelo Disque Social 121.

 Ricardo Stuckert Programa benefícia famílias em situação de vulnerabilidade financeira — Foto: Ricardo Stuckert

4. Como retirar o botijão

Caso esteja elegível para integrar o programa Gás do Povo, o cidadão deve dirigir-se aos estabelecimentos credenciados levando o cartão bancário do Bolsa Família (com chip) ou o cartão de débito da CAIXA. Além disso, a retirada do botijão pode ser feita via CPF do beneficiário e o código de validação no celular.

É importante destacar que a recarga anual pode variar entre 4 e 6 botijões, conforme o tamanho da família, de acordo com o Governo Federal. Outro aspecto relevante é que, apesar de o benefício ser gratuito, pode haver cobrança caso o gás seja entregue diretamente na residência ou se não houver um botijão vazio disponível para a troca.

 Ricardo Botelho/MME Botijão pode ser retirado em postos cadastrados — Foto: Ricardo Botelho/MME

🎥Veja também: o Instagram mudou e está confundindo todo mundo!

O NOVO INSTAGRAM está confundindo TODO MUNDO!

O NOVO INSTAGRAM está confundindo TODO MUNDO!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro