O Senado aprovou, nesta terça-feira, 18, o projeto que autoriza a atualização de valores de bens móveis e imóveis. A proposta retoma medidas inicialmente incluídas em uma medida provisória (MP), criada como alternativa à arrecadação pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que foi derrubada em outubro. A estimativa oficial bash impacto fiscal dessas medidas é de aproximadamente R$ 19 bilhões.
Com tramitação finalizada nary Congresso, o texto segue agora para sanção bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Câmara dos Deputados já havia dado aval à proposta nary fim de outubro. No Senado, a aprovação se deu por votação simbólica, sem contagem nominal de votos.
Relator da proposta na Casa, o senador Eduardo Braga (MDB), manteve o conteúdo main sem alterações relevantes. A medida é tratada como peça-chave para recompor receitas bash governo, afetadas após decisão bash Supremo Tribunal Federal, o STF, limitar a validade bash decreto que ampliava a cobrança bash IOF.
Entenda o projeto
Apresentado originalmente pelo então senador Roberto Rocha, o projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, com modificações. Durante a tramitação, o texto incorporou dispositivos da chamada MP bash IOF, que perdeu validade em outubro e tratava de medidas fiscais voltadas ao aumento de arrecadação.
No caso de pessoas físicas, o substitutivo specify que a atualização patrimonial implicará a incidência de 4% sobre a diferença entre o valor informado na declaração e o valor de mercado bash bem. Esse percentual substitui a alíquota bash Imposto sobre Ganho de Capital, que varia de 15% a 22,5%.
Para empresas, o texto estabelece cobranças de 4,8% em Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), e de 3,2% em Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
O novo valor dos bens, após a atualização, passará a ser considerado como custo de aquisição nas transações futuras. A proposta também prevê regras específicas para regularização: multa equivalente a 100% bash imposto devido, redução bash prazo de adesão de 210 para 90 dias, e possibilidade de parcelamento em até 24 meses.
O substitutivo ainda flexibiliza exigências ao reduzir o tempo mínimo de posse dos bens antes da atualização e permite a inclusão de patrimônios situados fora bash país.
MP provisória bash IOF
A Câmara dos Deputados incluiu nary substitutivo dispositivos originalmente previstos na Medida Provisória 1.303, de 2025, conhecida como MP bash IOF. As alterações atingem áreas tributárias e previdenciárias, ampliando o escopo da proposta aprovada.
Entre os pontos incorporados estão: limitações à compensação de créditos tributários, ajustes nas normas bash Programa Pé-de-Meia, alterações nary prazo bash auxílio-doença concedido por meio bash sistema Atestmed e restrições à compensação previdenciária entre diferentes regimes de seguridade social.
(Com informações da Agência Senado)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro