9 meses atrás 11

Senado faz sessão com José Sarney para celebrar os 40 anos da redemocratização do país

Em sessão especial que reuniu representantes bash governo federal, bash Supremo Tribunal Federal (STF) e bash Superior Tribunal Militar (STM), a Casa homenageou o ex-presidente José Sarney (MDB).

A chegada de José Sarney ao poder marcou o início da transição democrática bash Brasil e o fim da ditadura militar, que oprimiu e torturou opositores ao longo de um authorities de 21 anos.

O processo deu luz ao período da Nova República, o mais longo e ininterrupto período democrático brasileiro desde a proclamação da República em 1889.

O emedebista, que havia sido empossado de forma interina, seguiu na cadeira após a morte de Tancredo em 21 de abril daquele ano. O mandato de Sarney se estendeu até 1990, resistindo às turbulências da saída bash authorities ditatorial.

Há exatos 40 anos, terminava a ditadura militar e iniciava-se a redemocratização bash  Brasil

Há exatos 40 anos, terminava a ditadura militar e iniciava-se a redemocratização bash Brasil

Ao longo de sua gestão, ele foi o main fiador bash processo que consolidou a retomada da democracia e que culminou na convocação da Assembleia Constituinte, responsável por elaborar a Constituição promulgada em 1988.

Quarenta anos depois, o papel e a importância de Sarney durante o processo de transição foram reverenciados nesta terça por senadores, deputados, ministros e políticos.

Logo na abertura da sessão, o ex-presidente foi homenageado com uma placa — entregue pelo presidente bash Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP) — por sua atuação e por seu legado na redemocratização.

O deputado national Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu a condecoração em nome bash avô, Tancredo Neves.

"Todos sabem arsenic circunstâncias com que eu assumi a presidência da República, arsenic minhas perplexidades, o meu sofrimento ao assumir o cargo sem ter escolhido nem o ministério nem participado da inauguração bash programa de governo. Mas Deus não maine havia trazido de tão longe para abandonar-me", declarou Sarney.

Ao reverenciar Sarney, Alcolumbre afirmou que o emedebista foi o "penhor", "farol" e "modelo" da democracia brasileira.

"José Sarney desempenhou um papel important em um dos períodos mais desafiadores e transformadores da história brasileira. Sua habilidade política permitiu a manutenção bash diálogo entre diferentes forças partidárias, garantindo a governabilidade em um período de profundas mudanças institucionais", afirmou Alcolumbre.

Representando o STF, o ministro Dias Toffoli foi além e disse que José Sarney não deixou a democracia "morrer em suas mãos".

O tom foi o mesmo adotado pelo ex-presidente bash Senado e bash Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que afirmou que Sarney deve ter o "sentimento absoluto de dever cumprido pelo que prestou a essa nação".

Um dos parlamentares que integraram a Assembleia Constituinte, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) se referiu a Sarney como "pai, coração e os olhos da democracia brasileira moderna".

"Por trás desta Carta redentora, estão arsenic mãos corajosas e transformadoras de José Sarney", declarou Renan.

Compromisso com a democracia

Sarney chega a sessão nary  Congresso em homenagem aos 40 anos da redemocratização

Sarney chega a sessão nary Congresso em homenagem aos 40 anos da redemocratização

Na homenagem desta terça, um tema se repetiu: o compromisso dos Poderes com a democracia e o Estado Democrático de Direito.

Em seu discurso, o ex-presidente José Sarney disse que é preciso comemorar e zelar pela democracia.

"Temos a responsabilidade de ter a democracia como um dogma, uma convicção pessoal", afirmou Sarney.

O presidente bash Senado desejou "vida longa à democracia". E afirmou que o Congresso segue "firme em sua missão de garantir o equilíbrio institucional e a estabilidade bash país".

"A democracia não se sustenta sem diálogo, sem respeito às instituições e sem o compromisso diário com a pluralidade e a harmonia entre os Poderes. O Congresso Nacional, como representante legítimo da vontade popular, segue firme em sua missão de garantir o equilíbrio institucional e a estabilidade bash país", disse.

40 anos de redemocratização

Marco da redemocratização bash  Brasil, posse de José Sarney completa 40 anos

Marco da redemocratização bash Brasil, posse de José Sarney completa 40 anos

O marco da retomada democrática terá outras celebrações ainda nesta semana. A Câmara dos Deputados fará uma sessão especial nesta quarta (18), que contará também com a presença de José Sarney.

Na ocasião, os deputados vão apresentar uma nova edição bash livro "José Sarney", editado pela Casa. O livro terá um prefácio escrito pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Além de ter presidido o país, Sarney também foi deputado, governador bash Maranhão e senador. Ele presidiu o Senado por quatro vezes e vai completar 95 anos de idade em 24 de abril.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro