8 horas atrás 4

Shounen, Shoujo, Seinen e mais: conheça todos os tipos de animes

Os animes são organizados em diferentes categorias, como shounen, shoujo, seinen e tantas outras, que ajudam a identificar o tipo de história, o tom e até o público para o qual cada obra é pensada. Enquanto o shounen costuma trazer ação e jornadas de crescimento, o shoujo aposta em romances sensíveis, e o seinen explora tramas mais adultas e psicológicas. E entender essas classificações é essencial para quem quer descobrir novos títulos, encontrar animes do seu estilo favorito e navegar melhor pelo vasto universo da animação japonesa.

E pensando em ajudar aqueles que ainda estão descobrindo esse universo, o TechTudo preparou uma matéria especial explicando as principais categorias de animes, o que cada uma significa e como elas influenciam o estilo das histórias. A seguir, veja mais detalhes sobre cada uma delas e as principais obras que as representam dentro do mundo otaku.

 Divulgação/Netflix No ar desde 1999, One Piece é uma das obras japonesas de maior sucesso da atualidade — Foto: Divulgação/Netflix

Nessa lista do TechTudo, você encontrará tópicos explicando todos os tipos de animes:

Considerado um dos principais estilos tanto de animes quanto de mangás, ele tem como público-alvo jovens rapazes na fase da adolescência. O foco desse gênero tem como destaque ação, aventura e crescimento pessoal, abordando também temas como superação, coragem e trabalho em equipe.

Naruto (2002): A trama desse anime gira em torno do personagem-título, um garoto órfão e cheio de energia que vive na Vila da Folha. Seu maior sonho é se tornar um grande Hokage, que é o ninja mais forte e respeitado do vilarejo. A partir disso, ele se esforça, ao lado do amigos, para treinar ao mesmo tempo que é rejeitado por todos por carregar uma grande fera dentro de si. No elenco de dublagem, destacam-se Junko Takeuchi (Onegai My Melody) e Chie Nakamura (Samurai Flamenco).

 Reprodução/Studio Pierrot Naruto é um dos animes de maior sucesso dos últimos anos, baseado no mangá produzido por Masashi Kishimoto — Foto: Reprodução/Studio Pierrot
  • One Piece (1999)
  • Dragon Ball (1989)
  • My Hero Academia (2016)
  • Jujutsu Kaisen (2020)
  • Bleach (2022)

Diferente do shounen, o estilo seinen, apesar de também ser destinado ao público adulto masculino, é focado em temas complexos, trazendo mais profundidade psicológica e violência mais explícita para a história. Outro diferencial da demografia é que ela apresenta protagonistas complexos e, muitas vezes, anti-heróis.

Vinland Saga (2019): O enredo dessa animação acompanha Thorfinn, um jovem guerreiro viking que foi criado pelos escandinavos. No entanto, ao crescer e se tornar um valente guerreiro, ele busca vingança contra aqueles que o criaram por terem assassinado brutalmente seu pai. No elenco de dublagem original, destacam-se nomes como Yūto Uemura (Bungo Stray Dogs) e Kenichirō Matsuda (Kaizoku Sentai Gokaiger).

 Divulgação/Crunchyroll Com temática voltada à cultura nórdica e guerras históricas, Vinland Saga tem feito sucesso com o público mais adulto — Foto: Divulgação/Crunchyroll
  • Berserk (2016)
  • Ghost in the Shell (2002)
  • Black Lagoon (2006)
  • Parasyte: The Maxim (2014
  • Monster (2004)

Voltada principalmente para o público feminino jovem, esse estilo de animação é focado em romance, emoções intensas e desenvolvimento pessoal. Além disso, com um tom mais delicado e dramático, a trama costuma trazer protagonistas ou mesmo relações e situações mais sensíveis, geralmente situadas durante o período da adolscência.

Sailor Moon (1992): Nesse anime, o público pode acompanhar a história de Usagi Tsukino, uma adolescente que inesperadamente descobre ser a Sailor Moon, uma guerreira escolhida para proteger a Terra das forças do mal. Assim, ao lado das amigas, ela vive inúmeras aventuras ao mesmo tempo que enfrenta vilões. O time de vozes é composto por nomes como Kotono Mitsuishi (Oruchuban Ebichu) e Megumi Ogata (Yu Yu Hakusho).

 Reprodução/IMDb O anime Sailor Moon segue a jovem Usagi Tsukino e suas amigas combatendo o mal — Foto: Reprodução/IMDb
  • Fruits Basket (2019)
  • Blue Spring Ride (2014)
  • Colégio Ouran Host Club (2006)
  • Yona of the Dawn (2014)
  • Toradora! (2008)

Quer mais opções de animes para assistir?

Nesse subgênero de anime, geralmente bastante popular entre o público, o protagonista costuma ser transportado, renascido ou preso em outro mundo. A narrativa aqui também apresenta universos cheios de magia, criaturas fantásticas ou sistemas de RPG. Além disso, é aqui que o personagem principal tenta se adaptar às mudanças e à nova realidade.

Sword Art Online (2012): Dublado pelos artistas Yoshitsugu Matsuoka (Gachiakuta) e Haruka Tomatsua (Yo-Kai Watch), o enredo aqui gira em torno de Kirito, um jovem habilidoso que, junto com outros gamers, acaba preso dentro do jogo Sword Art Online. A partir disso, eles precisam enfrentar desafios cada vez mais perigosos se quiserem sobreviver a mais uma rodada.

 Reprodução/IMDb Sword Art Online é um anime japonês de aventura ambientado em um universo mágico — Foto: Reprodução/IMDb
  • That Time I Got Reincarnated as a Slime (2018)
  • No Game No Life (2014)
  • Konosuba (2016)
  • Re:Zero (2020)
  • The Rising of the Shield Hero (2019)

Nesse estilo de anime japonês, a proposta é literalmente o oposto do que acontece no subgênero do isekai tradicional, visto que na trama tanto criaturas ou mesmo personagens de outro mundo de fantasia vêm para o mundo real. Geralmente com muito humor, a narativa aborda essa questão do choque cultural.

The Devil Is a Part-Timer! (2013): Nessa comédia, o público pode acompanhar a história do Rei Demônio Sadao, que após fugir de seu mundo, acaba inesperadamente parando na Tóquio moderna, só que agora sem seus poderes. Lá, agora, ele se vê obrigado a arrumar um emprego em uma lanchonete fast-food para sobreviver. No elenco da animação, destacam-se nomes como Ryōta Ōsaka (Vida que Queima) e Yōko Hikasa (High School DxD).

 Divulgação/Amazon Prime Video Em The Devil is a Part-Timer!, o Satanás trabalha em uma rede de fast-food para pagar suas despesas — Foto: Divulgação/Amazon Prime Video
  • Re:Creators (2017)
  • Fushigi Yugi: Eikoden (2001)
  • Ah! My Goddess (2006)
  • Miss Kobayashi’s Dragon Maid (2017)
  • Muromi-san (2013)

Aqui, seja de forma cômica ou mesmo romântica, um protagonista se vê cercado por vários personagens que demonstram interesse amoroso ou afetivo por ele. Nesse subgênero, várias situações exageradas ocorrem por conta disso, principalmente devido à convivência constante entre o núcleo de personagens.

High School DxD (2012): Na trama, acompanhamos Issei Hyoudou, um estudante tarado e sem sorte com garotas, que por ironia do destino, acaba morto no primeiro encontro. No entanto, ao renascer como um demônio, ele precisa equilibrar sua vida escolar com batalhas contra anjos e criaturas sobrenaturais, ao mesmo tempo que acaba se envolvendo em um harém cada vez mais caótico. O elenco é formado por Yūki Kaji (My Hero Academia) e Yōko Hikasa (Shangri-La Frontier).

 Reprodução/IMDb High School DxD é um anime japonês presente no Crunchyroll — Foto: Reprodução/IMDb
  • The Quintessential Quintuplets (2019)
  • To Love-Ru (2008)
  • Maken-Ki! (2011)
  • Date A Live (2013)
  • Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend (2015)

Seguindo dentro da temática LGBTQIA+, esse subgênero de anime foca em relacionamentos românticos ou mesmo sexuais entre duas mulheres. Indo desde romances suaves e emocionais até tramas mais intensas e dramáticas, esse estilo também aborda temas como a amizade profunda ou as relações platônicas com uma forte carga emocional.

Strawberry Panic! (2006): Ambientado em um internato feminino chamado Aoi Academy, a narrativa segue Aoi Nagisa, uma adolescente nova que é transferida para a instituição, e que se vê envolvida em um triângulo amoroso complicado envolvendo Shizuma Hanazono, a garota mais popular do lugar, e outras meninas também. No elenco de vozes destacam-se Mai Nakahara (Spice and Wolf) e Hitomi Nabatame (School Rumble).

 Reprodução/IMDb Strawberry Panic! segue a aluna Aoi Kiriya, que se vê envolvida em um triângulo amoroso — Foto: Reprodução/IMDb
  • Bloom Into You (2018)
  • Revolutionary Girl Utena (1997)
  • Mai-HiME (2004)
  • Kase-san and Morning Glories (2018)
  • Flip Flappers (2016)

Já esse sugênero é o oposto do anterior, visto que ele foca em relacionamentos românticos ou mesmo sexuais entre dois homens. Também conhecido como Boys' Love (BL), as narrativas aqui abordam o amor, o desejo e as dinâmicas de poder entre os personagens masculinos, indo desde histórias mais leves e emocionais até as mais explicítas.

Yuri!!! on Ice (2016): Tendo o universo da patinação artística como pano de fundo, o enredo aqui acompanha Yuri Katsuki, um jovem patinador japonês, que após um período de derrotas, recebe a ajuda de seu ídolo Victor Nikiforov como treinador. No entanto, é durante os treinamentos juntos que eles desenvolvem uma conexão emocional profunda. A dublagem é de Kouki Uchiyama (Jujutsu Kaisen 0) e Jun Fukuyama (Blue Exorcist).

 Reprodução/IMDb Yuri!!!!! On Ice acompanha o amor entre dois rapazes dentro do universo da patinação artística — Foto: Reprodução/IMDb
  • Banana Fish (2018)
  • The World's Greatest First Love (Sekaiichi Hatsukoi) (2011)
  • Love Stage!! (2014)
  • Junjou Romantica (2008)
  • Twilight Out of Focus (2024)

E para aqueles que não abrem mão de histórias calmas, tranquilizadoras e reconfortantes, esse estilo de animação é a escolha perfeita. Isso porque a trama geralmente não possue grandes conflitos ou intensas reviravoltas, mas sim cenas cotidianas, com direito a belas paisagens e momentos fofos entre os protatgonistas e personagens no geral.

Silver Spoon (2013): Situado em Sapporo, a trama acompanha Yuugo Hachiken, um estudante da cidade grande que decide ingressar na Escola Agrícola Ooezo achando que ali teria uma vida mais fácil. Porém, ao chegar lá, ele descobre que, na verdade, nada era como imaginava, visto que a vida no campo traz desafios que ele nunca imaginou. Silver Spoon tem em seu elenco Ryohei Kimura (Amantes Diabólicos) e Marie Miyake (Pretty Rhythm: Dear My Future).

 Reprodução/IMDb Silver Spoon é um anime com cenas e história reconfortantes — Foto: Reprodução/IMDb
  • Non Non Biyori (2021)
  • Aria (2005)
  • Barakamon (2014)
  • Spice and Wolf (2008)
  • A Bridge to the Starry Skies (2011)

Com direito a fantasia e abordando também temas sombrios, violência e mundos brutais, esse subgênero dá ênfase no lado obscuro do ser humano e do próprio universo, explorando dilemas psicológicos, bem como trazendo o questionamento entre o bem e o mal.

Devilman Crybaby (2018): Em um mundo caótico onde os demônios passam a invadir a sociedade, um garoto chamado Akira Fudo decide se fundir a um poderoso demônio para proteger aqueles que ama. A partir dessa escolha, o protagonista enfrenta batalhas brutais e tenta impedir que a humanidade caia em completo colapso. Protagonizam o cast nomes como Kouki Uchiyama (Violet Evergarden) e Ayumu Murase (HAIKYU!!).

 Divulgação/Netflix Devilman: Crybaby tem direção de Masaaki Yuasa e roteiro escrito por Ichirō Ōkouchi — Foto: Divulgação/Netflix
  • Berserk (1997)
  • Claymore (2007)
  • Attack on Titan (2013)
  • Castlevania (2017)
  • Jujutsu Kaisen (2020)

Voltado principalmente para mulheres jovens e adultas, essa demografia de anime tende a ter personagens mais profundos, além de conflitos mais sutis e tramas que refletem desafios da vida. O sugênero é também menos idealizado e oferece um panorama mais intimista, abordando relacionamentos complexos, carreira, vida cotidiana e dilemas emocionais, por exemplo.

Nana (2006): Protagonizado pela dupla de dubladores Romi Park (Fullmetal Alchemist) e KAORI (Pokémon: Diamond and Pearl), a trama aqui se passa em Tóquio e acompanha duas jovens chamadas Nana, que apesar de terem o mesmo nome, possuem personalidades completamente diferentes. Ao compartilharem um apartamento, elas vivem uma amizade intensa marcada por amores e frustrações.

 Reprodução/IMDb O anime Nana acompanha a história de duas jovens com o mesmo nome — Foto: Reprodução/IMDb
  • Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu (2016)
  • Wotakoi: O Amor É Difícil Para Otaku (2018)
  • Princess Jellyfish (2010)
  • Hakuouki (2010)
  • Fune wo Amu (2016)

Destindo ao público infantil, os animes desse estilo geralmente possuem histórias simples, didáticas e cheias de humor. Com personagens carismáticos, coloridos e fáceis de entender, as produções desse subgênero costumam, muitas vezes, trazer tramas leves, e também autoconclusivas.

Pokémon (1997): Sucesso absoluto entre os otakus de plantão, esse anime gira em torno de Ash Ketchum, um garoto de 10 anos que parte em uma jornada para se tornar um Mestre Pokémon. Entretanto, é durante a missão que ele, ao lado de seu parceiro fiel, Pikachu, viaja por diversas regiões, participando de torneios com s seus amigos. Dublam o projeto nomes como Rica Matsumoto (Matchless Raijin-Oh) e Ikue Ōtani (O Grande Pirata do Ouro!).

 Reprodução/IMDb Pokémon acompanha a jornada de Ash Ketchum para se tornar um Mestre Pokémon — Foto: Reprodução/IMDb
  • Doraemon (2005)
  • Yu-Gi-Oh! (2000)
  • Digimon Adventure (1999)
  • Hamtaro (2000)
  • Hello Kitty's Furry Tale Theater (1987

Centrado em robôs gigantes, esse estilo de narrativa pode variar de histórias leves e aventureiras até dramas complexos e políticos, explorando temas diversos, como conflito, responsabilidade e tecnologia. Os robôs, também conhecidos como mecha, são os protagonistas de batalhas épicas, bem como tramas futuristas repletas de tensão.

Neon Genesis Evangelion (1995): Nesse anime psicológico e de ação, a trama se passa em um mundo pós-apocalíptico e podemos acompanhar a história de Shinji Ikari, um adolescente que, assim como os outros jovens, pilota um mecha chamado Eva Unit-01 para proteger a Terra de criaturas conhecidas como Angels, vivendo inúmeros perigos. No elenco de vozes, destacam-se Spike Spencer (Meu Melhor Amigo) e Megumi Ogata (Yu Yu Hakusho).

 Divulgação/IMDb Neon Genesis Evangelion explora questões profundas sobre os efeitos do trauma — Foto: Divulgação/IMDb
  • Eureka Seven (2005)
  • Knights of Sidonia (2014)
  • Sakugan (2021)
  • Gundam Build Fighters (2013)
  • 86: Eighty-Six (2021)

Retratando a vida cotidiana de personagens comuns, esse estilo de anime foca na simplicidade, principlamente nas experiências, relações e momentos do dia a dia de seus protagonistas. Com um tom calmo e, muitas vezes, introspectivo, aqui situações simples e reais, como amizades, romances e crescimento pessoal ganham grande espaço no enredo.

Angel Beats! (2010): Ambientado em um cenário pós-morte, a narrativa segue Otonashi, um jovem que acorda em uma escola, sem lembrar nem de como morreu. Agora, ao lado de um grupo de estudantes, ele precisa lidar com seus arrependimentos se quiser "ascender". No time de dubladores, destacam-se nomes como Hiroshi Kamiya (Mononoke) e Ryohei Kimura (Grand Blue Dreaming).

 Reprodução/IMDb Angel Beats! é um anime japonês bastante popular entre o público — Foto: Reprodução/IMDb
  • Barakamon (2014)
  • Your Lie in April (2014)
  • The Pet Girl of Sakurasou (2012)
  • Nichijou (2011)
  • March Comes in Like a Lion (2016)

Apresentando conteúdos sugestivos, de teor sexual leve ou insinuante, essa demografia de animação não chega a ser explícita, focando apenas em piadas e cenas com conotação sexual, além de situações embaraçosas ou provocantes também. Voltado para o público adolescente e adulto, esse subgênero é considerado bastante atrevido.

Highschool of the Dead (2010): Em uma mistura de terror e ficção científica, a trama aqui acompanha um grupo de estudantes do ensino médio enquanto tentam sobreviver a um apocalipse zumbi. A partir disso, eles lutam para escapar da escola ao mesmo tempo que enfrentam conflitos internos. O anime é dublado por Ayana Taketatsu (Sword Art Online) e Junichi Suwabe (The Prince of Tennis).

 Divulgação/Themoviedb Highschool of The Dead é um famoso anime dentro do subgênero Ecchi — Foto: Divulgação/Themoviedb
  • Monster Musume (2015)
  • Rosario + Vampire (2008)
  • To LOVE-Ru (2008)
  • Sekirei (2008)
  • Is This a Zombie? (2011)

E para fechar essa lista não poderíamos deixar de fora o estilo mais polêmico de todos no que refere-se ao universo dos animes. Com conteúdo erótico explícito, essa demografia é destinada exclusivamente a maiores de 18 anos, e aborda diferentes estilos visuais, temas e até mesmo públicos variados.

 Divulgação/TMS Entertainment Undead Unluck já é um dos animes mais quentes da temporada — Foto: Divulgação/TMS Entertainment

📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

 veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro