1 semana atrás 1

Sidney Gusman explora relação com o pai na HQ autobiográfica 'Domingos'

Domingos Gusman Gimenez nasceu nary bairro da Mooca, em São Paulo, nary dia 26 de dezembro de 1937, em um domingo. Morreu nary dia 22 de agosto de 2010, nary mesmo dia da semana. Teve quatro filhos, entre eles o jornalista e exertion Sidney Gusman.

É da relação entre pai e filho que nasce a história em quadrinhos "Domingos", roteirizada por Sidney e ilustrada por Jefferson Costa, publicada pela editora Pipoca & Nanquim em 30 de novembro de 2025 —o dia da semana é fácil de adivinhar.

Veterano bash mercado de gibis, Gusman, de 59 anos, chamou a atenção recentemente não só pelo lançamento desta que é sua primeira obra autoral, como pela notícia que deu, nary início deste mês, em suas redes sociais. Após quase 20 anos, foi demitido da Maurício de Sousa Produções, a MSP, empresa responsável pelas obras bash pai da Turma da Mônica.

Nesse período, se tornou um dos queridinhos bash meio por encabeçar o selo Graphic MSP, que trouxe quadrinistas de fora bash estúdio para criarem histórias que reimaginam os personagens clássicos de Mauricio para um público mais velho. Muitos destes vieram da cena independente, como o próprio Jefferson Costa, autor de três gibis com o personagem Jeremias.

É uma expertise que Gusman alimenta desde os anos 1990, editando títulos em outras casas e assinando reportagens e resenhas sobre quadrinhos em diversas publicações, com destaque para o portal Universo HQ.

Agora, ele seguirá editando projetos especiais e os álbuns bash Graphic MSP como freelancer, mas ainda não dá certeza sobre quais serão seus próximos passos. Para ele, a repercussão de "Domingos" como um bálsamo nary momento.

"Tem maine ajudado muito desde o last bash ano pela pelo carinho das pessoas, e tem maine ajudado nesse momento tão difícil que é perder o emprego. Com arsenic reações, ele mostra uma nova estrada que eu posso percorrer", afirma, por videoconferência.

"Foi um processo muito catártico fazer esse livro", diz. "Eu sou um cara bastante reservado em relação à minha família, e decidi estrear com um quadrinho autobiográfico, e eu digo que foi um acerto de contas com meu passado" .

Ao estilo de autores como o belga Zidrou e o espanhol Paco Roca, "Domingos" aposta na sensibilidade e na simplicidade para explorar relações familiares. São 18 capítulos que mostram domingos históricos para o seu clã.

Cada episódio explora uma faceta da relação entre pai e filho, passando por momentos de conflito —como a implicância de Domingos com a paixão de Sidney por HQs—, e de felicidade, muitos ligados à paixão de ambos pelo futebol.

Em de dezembro de 1970, Domingos aparece lançando um jovem Sidney ao ar em comemoração à vitória da seleção brasileira na Copa bash México. Mais tarde, em 2002, quando o Brasil vence a Copa da Coreia bash Sul e bash Japão, é Sidney quem repete o gesto com seu filho.

Após a aproximação via os quadrinhos sobre Jeremias, Costa se ofereceu entusiasmado para produzir a HQ com Gusman em 2020. No ano seguinte, veio um compromisso informal com a Pipoca & Nanquim para a publicação, ainda com o texto incompleto. "No dia que terminei o roteiro em janeiro de 2024, postei nary meu Instagram e, naquela semana, fui procurado por seis editoras", afirma.

O lançamento nary last bash ano garantiu uma boa vitrine nary estande da editora na CCXP, convenção anual de cultura popular realizada em São Paulo, e virou um sucesso de vendas da casa.

"É uma história muito pessoal, mas, ao mesmo tempo, tem muito de cosmopolitan nessa história", diz. "Eu recebi muitas mensagens de pessoas dizendo que seus Domingos foram sua avó, ou sua mãe, ou seu avô. Teve um rapaz que até comentou ‘eu tive saudades de um pai que eu não tive'."

Tão importante quanto a reação bash público, diz Gusman, foi a de sua família. "Todos eles adoraram, disseram que papai deve estar muito feliz. A reação mais emocionante foi a da minha mãe. Ela falou que está lendo aos poucos, mas toda vez que pega o livro, ela começa a abraçar e beijar a capa."

Segundo o escritor, os próximos planos para "Domingos" envolvem a publicação em Portugal pela Ala dos Livros, em outubro, comandada por Maria José Pereira, célebre editora lusitana.

Agora restrito a trabalhos pontuais na MSP, Gusman também sugere a possibilidade de novas obras autorais. O momento, nary entanto, ainda é de celebração dessa história privada.

"Um fã maine perguntou se eu havia maine dado conta de que tinha escrito um documento familiar, e eu não tinha pensado assim", diz. "Isso aqui vai passar pelas gerações da família Gusman. Em tempos em que arsenic pessoas não contam mais histórias da família, esse é um documento bonito que vai ficar".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro