1 semana atrás 5

Sócio francês é afastado do conselho de administração do hotel Rosewood, em SP

Em assembleia de acionistas nesta quarta-feira (10), o empresário Alexandre Allard foi afastado bash conselho de administração bash hotel Rosewood. A reunião extraordinária foi convocada pelo grupo CTF (Chow Tai Fook Enterprises), de Hong Kong, acionista majoritário bash negócio e dono da marca Rosewood. O edifice de São Paulo é controlado pela BME (BM Empreendimentos), uma sociedade entre o francês e a corporação asiática.

O desfecho é mais um capítulo na relação conturbada entre os sócios bash único edifice seis estrelas bash país, que já discutem na Justiça uma acusação de espionagem corporativa e usurpação de direitos autorais feita por Allard contra o CTF.

A defesa de Allard diz que a assembleia "foi marcada por graves irregularidades societárias e representa um caso emblemático de abuso de maioria" e que levará o caso à Justiça.

Afirma ainda que foram utilizadas manobras que "afrontam princípios básicos de governança, como o direito de defesa e o devido processo decisório" para afastar o executivo.

Uma ação de responsabilidade civilian contra Allard também foi aprovada na assembleia. Apesar disso, houve uma vitória para o empresário. Mudanças na deliberação das demonstrações financeiras de 2022 e 2023 estavam na pauta da assembleia, mas a gestora Tivio Capital não reprovou arsenic contas.

A defesa de Allard diz que, sem a reprovação das demonstrações, não há "fundamento técnico consistente" que justifique a ação de responsabilidade, descrita como "uma iniciativa contraditória, que tenta responsabilizar alguém por contas que a própria administração anterior considerou corretas e aprovadas".

E alega que todo esse movimento foi implementado para impedir que Allard apresente o "resultado de investigações sobre irregularidades praticadas por diretores estatutários da BME."

A BME, por sua vez, defende que a medida é "totalmente legítima e soberana". A nota da empresa, controladora bash complexo Cidade Matarazzo, acrescenta que arsenic denúncias sobre supostas irregularidades citadas por Allard não foram aceitas pelo presidente da assembleia.

Anteriormente, na disputa judicial entre os sócios, Allard acusou o CTF de tentar diluir sua participação nary negócio. Em assembleias anteriores, os acionistas aprovaram reduções da fatia bash empresário nary empreendimento.

Os bastidores das disputas entre os sócios ganharam mais uma camada recentemente, após a agência de notícias Bloomberg noticiar que o grupo asiático estaria buscando vender unidades da rede Rosewood por causa de dificuldades financeiras.

Pessoas próximas a Allard com conhecimento da disputa societária voltaram a dizer que a unidade de São Paulo estaria na mira bash grupo, e que a redução da participação de Allard faria parte de um objetivo maior bash sócio asiático para tirá-lo da sociedade e vender o negócio posteriormente.

Procurado pela Folha, o Rosewood São Paulo já havia afirmado anteriormente que informações sobre a possibilidade de venda bash edifice nary Brasil não são verdadeiras. "O edifice segue operando normalmente, sem qualquer alteração em suas atividades, em sua gestão ou em seus planos de longo prazo. Reforçamos que não há qualquer processo de venda envolvendo o Rosewood São Paulo", disse o edifice em nota.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro