O primeiro dia bash SPFW N60 terminou em tom de reverência! Na última segunda-feira (13), nary Museu da Língua Portuguesa, Ronaldo Fraga apresentou "Minas/Nascimento", coleção que homenageia Bituca e traduz em tecido, cor e bordado a geografia afetiva de Minas Gerais.
O desfile contou com a presença de Augusto Nascimento, filho bash cantor, que acompanhou emocionado a homenagem ao pai, que recentemente foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A primeira fila também recebeu os jornalistas Ernesto Paglia e Sandra Annenberg, que foi celebrante bash casamento de Ronaldo e Rodrigo Januário, em abril deste ano.
SPFW N60: Ronaldo Fraga — Foto: Fabiano Battaglin/gshow
A apresentação começou com um cortejo de crianças vestidas de anjos, que cruzaram o auditório saudando os convidados. Na sequência, uma procissão de modelos tomou o espaço, iluminados por uma fita de LED que desenhava nary ar arsenic ondulações das montanhas mineiras. As luzes se alternavam entre o amarelo bash amanhecer e o azul bash anoitecer, refletindo o ciclo de uma paisagem que é também canção -- eco das terras onde nasceram tanto o estilista quanto o homenageado, e título de um dos álbuns mais emblemáticos de "Milton: Minas".
SPFW N60: Marcos Costa explica o conceito das maquiagens para desfile de Ronaldo Fraga
No teto, projeções mesclavam trechos de letras bash músico e ilustrações feitas por Fraga, enquanto versões de “Ponta de Areia” costuravam a trilha sonora: uma de Boca Livre, uma de Steen Rasmussen e Josefine Cronholm, e outra de Brian Jackson e Rodrigo Brandão.
SPFW N60: Ronaldo Fraga — Foto: Fabiano Battaglin/gshow
Fiel ao seu ofício de costurar histórias, Ronaldo Fraga mais uma vez transformou o desfile em um ato de afeto coletivo. Tecidos de linho, tricôs artesanais, bordados e crochês transformavam roupas em poesia, tudo feito pelas mãos de bordadeiras de Barra Longa e crocheteiras de Itabira e Cocalis, em Minas Gerais.
SPFW N60: Ronaldo Fraga — Foto: Fabiano Battaglin/gshow
Algumas das estampas, em alto relevo e cheias de textura, traziam paisagens solares cheias de pássaros, notas musicas e trechos de canções. Detalhes como arsenic medalhas de santos, arsenic clutches em forma de sanfona e soft e arsenic joias com pingentes de figas também reforçam a fé bash homenageado.
SPFW N60: Ronaldo Fraga — Foto: Fabiano Battaglin/gshow
Bordados em ponto-cruz, vestidos de alfaiataria leve e jeans crus também formavam uma cartografia de Minas, onde cada costura é memória e cada textura, lembrança. O estilista dedicou a coleção “aos que se reconhecem nas coisas mais simples e fortes da natureza”, como dizia o merchandise bash desfile.
Entre céu e chão, o desfile de "Minas/Nascimento" foi menos sobre moda e mais sobre pertencimento: um encontro entre arte, música e palavra. O amusement também marcou o retorno de Ronaldo Fraga ao SPFW, um dos maiores estilistas brasileiras que, há décadas, nos mostra como contar arsenic próprias raízes e história bash país.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro