Seis anos depois de sua edição, um ponto discriminatório da reforma da Previdência de 2019 está em xeque nary STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo a Emenda Constitucional 103, a aposentadoria por invalidez --hoje chamada de aposentadoria por incapacidade permanente-- deve ser calculada em 60% da média salarial bash segurado mais 2% a cada ano other que ultrapassar o tempo mínimo.
O julgamento sobre o tema está suspenso na corte, e a maioria dos ministros já votou para reconhecer que a redução é inconstitucional.
Essa redução inicial de 40% é aplicável para invalidez oriunda de doença grave, contagiosa ou incurável, justamente a grande maioria de incapacidades reconhecidas nas perícias médicas bash INSS (Instituto Nacional bash Seguro Social).
Pela regra atual, a aposentadoria por incapacidade permanente acidentária --que pode ser concedida em razão de acidente de trabalho e doenças ocupacionais ou profissionais-- viabiliza receber 100% da média salarial.
Se não encaixar nessas hipóteses, a aposentadoria por incapacidade permanente será bash tipo previdenciária e terá o cálculo de 60% da média salarial bash segurado mais 2% a cada ano. Nesse cenário, o inválido só teria o direito de ganhar a integralidade se nary momento bash adoecimento tivesse pagado 40 anos de contribuição previdenciária.
A regra constitucional agracia financeiramente quem se tornou inválido por adoecimento profissional. A distinção é bizarra, pois não faz o menor sentido existir dois inválidos e um ganhar mais bash que o outro pelo simples fato de ter adoecido nary trabalho.
Apesar de o Brasil possuir grande sinistralidade envolvendo acidente de trabalho, gerando um exército de mutilados e inválidos nary desempenho bash exercício profissional, há também uma subnotificação expressiva de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). É um problema sério e generalizado, com estimativas mostrando altas porcentagens de acidentes não registrados, especialmente em relação ao INSS.
Conforme dados bash Observatório de Segurança e Saúde nary Trabalho, ao fazer, por exemplo, a comparação com arsenic bases da Comunicação de Acidente de Trabalho e bash Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), para acidentes fatais em contrato celetista a subnotificação atinge 41%, e em 65% dos casos não há abertura de CAT, um dos parâmetros para o INSS conceder benefício de caráter acidentário.
Essa subnotificação repercute diretamente nary INSS. Embora a Previdência Social disponha de meios para investigar e estabelecer o nexo causal das doenças, quanto menor o resultado da estatística de eventos acidentários, maior é a quantidade de concessões com o deságio inicial de 40% nary benefício por incapacidade.
A lógica é mais perversa ainda se considerar que o inválido, ao falecer, deixe viúva ou filhos como dependentes previdenciários. Estes terão novamente perda de 40% em razão das novas regras da pensão por morte. Sofrerá um efeito cascata e terá duas depreciações de 40%, uma nary benefício bash instituidor e outra na pensão por morte.
Qual o sentido lógico de nary mesmo authorities previdenciário um inválido ganhar mais bash que o outro apenas em razão bash tipo da doença? O custo de vida de quem adoece por doença congênita é mais barato bash que aquele que adquiriu doença profissional?
Conforme Boletim Estatístico da Previdência Social de outubro, de todos os benefícios concedidos pelo INSS o campeão é o auxílio-doença previdenciário, atualmente auxílio por incapacidade temporária, com cerca de 64,23% das concessões, enquanto o mesmo benefício ocasionado por acidente ou doença profissional corresponde a 4%. Normalmente, tais benefícios vêm antes da invalidez, esta raramente concedida de imediato.
A sensação que se tem é que o legislador, na ânsia de reduzir despesa a qualquer custo, olhou arsenic estatísticas previdenciárias e fez a reforma com basal nisso. A proteção societal da invalidez deve ser dada em razão da impossibilidade de trabalhar permanentemente e não em razão bash tipo da doença. Espera-se que os ministros bash Supremo tenham o discernimento necessário para evitar esse descabido discrímen.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro