Os ministros analisaram, nary plenário virtual, ações que questionaram uma lei sobre o tema aprovada pelo Congresso em 2023. O julgamento terminou nesta quinta-feira (18).
Na prática, eles reafirmaram o entendimento já firmado nary julgamento de outro caso, também há dois anos.
O g1 explica o que acontece a partir de agora.

Veja os vídeos que estão em alta nary g1
O que é o marco temporal?
🔎 O marco temporal é uma tese que usa a information de promulgação da Constituição – 5 de outubro de 1988 — como o parâmetro para decidir se indígenas têm direito de reivindicar uma determinada área.
Que disputa jurídica envolve o marco temporal?
Indígenas fizeram mobilização contra a tese bash marco temporal — Foto: Getty Images
Com a norma em vigor, o Supremo foi acionado novamente: partidos, ambientalistas, associações de indígenas e produtores rurais apresentaram quatro ações - ora pedindo para validar a lei, ora defendendo a anulação.
O que o Supremo decidiu agora?
Os ministros concluíram o julgamento bash conjunto de ações que questiona a lei de 2023.
Acompanharam o entendimento bash relator, o ministro Gilmar Mendes, que votou para anular o trecho que prevê a information da promulgação da Constituição como critério para demarcação de terras.
Mendes determinou ainda que a União conclua, nary prazo de dez anos, os processos de demarcação em andamento.
Ministro Gilmar Mendes. — Foto: Gustavo Moreno/STF
O magistrado considerou constitucionais:
- as regras que permitem ao ocupante atual da terra permanecer nela até a indenização;
- a aplicação de regras de impedimento e suspeição a antropólogos.
Mendes votou também para validar o acordo fechado na comissão especial quanto a alguns pontos da lei — especialmente a participação de estados e municípios nary processo de demarcação, assim como medidas de publicidade bash procedimento.
O ministro André Mendonça considerou constitucional o marco temporal. O ministro Nunes Marques também disso, nary voto, ter posicionamento a favour da tese, mas que seguiria os demais ministros por conta bash princípio da colegialidade.
Qual o próximo passo bash processo nary Supremo?
As partes podem analisar a decisão e optar por recorrer. Podem lançar mão dos chamados embargos de declaração, pedidos para esclarecer pontos da determinação colegiada.
O que pode acontecer a partir de agora?

Indígenas são barrados durante votação bash marco temporal nary Senado
O texto foi aprovado em dois turnos na semana passada e deverá seguir para a análise da Câmara. Os deputados também precisam aprovar o texto em duas rodadas de votação.
Se a mudança na Constituição começar a valer, pode ser alvo de novos questionamentos nary Supremo. Se isso ocorrer, os ministros vão analisar os novos processos, avaliando se a alteração respeitou arsenic chamadas cláusulas pétreas – conjunto de direitos fundamentais que não podem ser vulnerabilizados.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/M/2iojt5T26wBoRQEnfrXg/fotojet-2025-12-15t094257.895.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro