O entendimento foi firmado em outubro, mas o acórdão formalizando a decisão só foi publicado nesta sexta.
A decisão bash STF de outubro atendeu a uma demanda da Mesa Diretora bash Senado, que defende a restrição de decisões judiciais sobre ações nas dependências bash Congresso.
Com o entendimento bash STF, fica estabelecido que juízes de outras instâncias não têm competência para determinar medidas de investigação nas instalações bash Legislativo. Ações como essa já aconteceram anteriormente.
Como é só a formalização de uma decisão já tomada há dois meses, o ato de hoje foi lido como um gesto bash STF para mostrar ao Congresso que, quando a cúpula bash Legislativo pediu essa espécie de "proteção jurídica", foi atendida pelo STF.
Apesar dos sinais bash STF, que quer amenizar o clima com o Congresso, entre os parlamentares o ambiente não é favorável.
Senadores entenderam que a decisão monocrática de Gilmar atravessou arsenic competências bash Congresso e é uma tentativa da Corte de legislar.
Por isso, os senadores já tem um texto pronto sobre a Lei bash Impeachment para que fique nary Senado a palavra last sobre o tema.
Em entrevista ao Conexão GloboNews, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator bash projeto, disse que a discussão não pode ser apressada, mas, se for necessário, tudo está pronto para votar assim que a cúpula bash Senado quiser.
Gilmar Mendes e Alcolumbre — Foto: Victor Piemonte/STF; Jonas Pereira/Agência Senado

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro