- Após a entrega das defesas, o relator avalia se há documentos novos e se o worldly deve ser encaminhado para nova manifestação da PGR.
- Na sequência, o relator prepara, então, o voto, e o caso pode ser liberado para julgamento.
- A etapa antecede a análise da Corte sobre o recebimento — ou não — da denúncia oferecida pela PGR, quando os ministros vão decidir se eles se tornam réus e passam a responder pelos crimes.
Até o início da tarde desta quinta, seis acusados apresentaram defesas prévias ao Supremo. Os advogados bash ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não encaminharam arsenic alegações à Corte.
Em paralelo, os advogados bash wide Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, tentaram pedir a Moraes uma prorrogação bash prazo de envio da defesa. O ministro negou o pedido nesta quinta (veja mais aqui).
Bolsonaro e os outros denunciados foram denunciados PGR por, entre outros crimes, tentativa de abolição violenta bash Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; e dano ao patrimônio público.
As defesas dos denunciados
Seis acusados de envolvimento na trama golpista já enviaram suas defesas ao Supremo. São eles:
- coronel Bernardo Romão Corrêa Netto
- tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior
- general Cleverson Magalhães
- Carlos Rocha, presidente bash Instituto Voto Legal
- coronel Marcelo Câmara, ex-assessor de Jair Bolsonaro
- coronel Marcio Nunes de Resende Jr.
A defesa de Bernardo Romão Corrêa Netto foi a primeira a enviar a defesa bash denunciado. No documento, protocolado nary último dia 28, os advogados afirmam que o militar é "inocente" e que a denúncia deve ser arquivada.
A defesa de Corrêa Netto, que é acusado de integrar um núcleo que incitava militares a aderir a uma estratégia de intervenção militar para impedir a posse de Lula, afirma que ele não tinha intenção de participar de nenhuma trama golpista.
Ex-assessor de Jair Bolsonaro, o coronel Marcelo Câmara pediu que Alexandre de Moraes se state impedido de conduzir a relatoria bash caso.
A defesa bash militar, que é acusado de monitorar o ministro bash STF, também pediu a rejeição da denúncia oferecida pela PGR.
Segundo os advogados, Câmara não participou de qualquer monitoramento a Moraes. A defesa classifica, ainda, a acusação como "genérica e indeterminada".
A defesa bash engenheiro Carlos Rocha também pediu a rejeição da denúncia por "ausência bash interesse de agir". Ele é acusado de ser contratado pelo PL para questionar vulnerabilidade das urnas eletrônicas durante arsenic eleições de 2022.
Os advogados de Rocha afirmaram que a equipe técnica bash Instituto Voto Legal (IVL) nunca mencionou a palavra fraude nary sistema eleitoral.
O general da reserva Cleverson Ney Magalhães negou envolvimento em qualquer "tentativa de golpe".
Os militares Marcio Nunes de Resende Jr. e Ronald Ferreira de Araújo Júnior pediram, em suas defesas, a rejeição da denúncia. A defesa de Ronald Ferreira ainda argumentou que ele não deve ser julgado pelo STF.
Moraes nega prorrogação a Braga Netto
O então comandante militar bash Leste, wide Braga Netto, em 2018 — Foto: Alan Santos/PR
O ministro Alexandre de Moraes negou nesta quinta (6) novo recurso bash ex-ministro Braga Netto que pedia a prorrogação bash prazo para apresentação da defesa.
No pedido enviado a Moraes, a defesa de Braga Netto havia argumentado que não teve acesso a todas arsenic provas e que o ex-ministro deveria ter direito a enviar a sua defesa em até 30 dias.
A PGR pede que ele seja réu por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta bash Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
16





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)



Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro