1 hora atrás 2

Sua máquina de lavar faz mais do que pensa! 7 usos curiosos para testar

Você provavelmente usa a máquina de lavar só para roupas, mas o eletrodoméstico pode fazer muito mais do que isso. Com alguns cuidados simples, o aparelho é capaz de higienizar tênis, mochilas, cortinas, tapetes e muito mais, facilitando a sua rotina de limpeza e economizando tempo e esforço. A dica geral é sempre analisar a etiqueta de recomendações da peça e usar sacos protetores, mas cada item tem suas recomendações específicas. Por isso, nas linhas a seguir, o TechTudo reúne alguns usos curiosos da máquina de lavar, com dicas simples para que a função do eletrodoméstico não se resuma a higienizar roupas. Confira.

 Adobe Stock/Goffkein Sua máquina de lavar não serve apenas para higienizar roupas; veja funções curiosas do eletrodoméstico — Foto: Adobe Stock/Goffkein

O que pode lavar na máquina? Veja usos inteligentes e seguros

  1. Lavar tênis sem estragar (usar saco protetor ou fronha + modo delicado)
  2. Lavar mochilas e bolsas de tecido
  3. Higienizar almofadas e capas de sofá
  4. Lavar roupas de pet (mantas, caminhas e cobertores)
  5. Lavar tênis sem destruir o solado
  6. Limpar cortinas e tapetes pequenos
  7. Limpar capas de colchão

1. Lavar tênis sem estragar (usar saco protetor ou fronha + modo delicado)

É possível lavar os tênis na máquina sem estresse, desde que você siga algumas recomendações bem simples. Como está em contato direto com o chão a todo instante, a peça de vestuário acumula poeira e lama com facilidade e, por ser cara e sensível, muitas pessoas têm receio de higienizá-la na máquina.

Para uma lavagem segura, a dica inicial ideal é retirar cadarços e palmilhas e revestir o calçado em um saco protetor, vendido em qualquer lojinha de utensílios para a casa — na Amazon, custa R$ 22. Caso você não o tenha, uma fronha bem amarrada também ajuda a reduzir o impacto durante o ciclo.

É recomendado utilizar o modo delicado, que garantirá que o tênis não seja danificado, com água fria e pouco sabão. Um “hack” adicional é incluir algumas toalhas junto na lavagem, que funcionarão como um “airbag” para o calçado e amortecerão as batidas no tambor. Depois, deixe o tênis secar à sombra, já que a incidência solar direta pode danificar a estrutura da peça. Secadoras também devem ser evitadas.

 Reprodução/Freepik Saco protetor ajuda a reduzir eventuais desgastes do tênis — Foto: Reprodução/Freepik

2. Lavar mochilas e bolsas de tecido

Há quanto tempo você não lava a sua mochila, que te acompanha na rua, em transportes e, às vezes, é apoiada no chão? A boa notícia é que é possível higienizar grande parte dos modelos de mochilas e bolsas sem dor de cabeça. Aqui, contudo, será preciso checarmos alguns detalhes antes de prosseguirmos.

A primeira recomendação é procurar a etiqueta de cuidados, que costuma indicar se a lavagem na máquina é permitida. Caso você tenha cortado essa etiquetinha ou ela simplesmente não exista na sua bolsa, vale observar os materiais que compõem a peça: modelos muito rígidos, com partes metálicas avantajadas, muitos patches ou detalhes em couro podem ser danificados, sendo preferível uma lavagem manual. Por outro lado, modelos de nylon, poliéster ou lona são mais fáceis de higienizar na máquina e não exigem tanta preocupação.

Depois dessa avaliação, o procedimento para lavar é simples. Esvazie os bolsos, retire acessórios, feche todos os zíperes e, se possível, coloque a mochila em um saco protetor. De novo, utilize o modo delicado, com água fria e sabão suave.

 Reprodução/Freepik Deve-se preferir sabão neutro e água gelada para lavar as peças sensíveis — Foto: Reprodução/Freepik

3. Higienizar almofadas e capas de sofá

Outros itens que costumam ser higienizados uma vez na vida e outra na morte são almofadas e capas de sofá. No entanto, é consenso entre os especialistas que as primeiras devem ser lavadas, pelo menos, a cada seis meses, dependendo da incidência de poeira a que estão submetidas. Para as capas, não há um intervalo tão bem definido, mas o ideal é que sejam limpas sempre que apresentarem manchas, odores ou aspecto encardido.

Para lavar essas peças, não costumamos ter problemas. Grande parte das almofadas de fibra sintética e das capas removíveis pode ir à máquina livremente, desde que no ciclo delicado, com água fria e sabão neutro. Há quem recomende lavar duas almofadas simultaneamente para que uma funcione como… uma almofada… para a outra, amenizando o impacto no tambor.

Depois, deixe secar ao ar livre e à sombra. Vale lembrar que é sempre necessário verificar as instruções de lavagem, caso existam, já que modelos com enchimento de espuma, bordados sensíveis ou outros detalhes artesanais podem perder acabamento na máquina. Nesses casos, a limpeza manual é o caminho mais seguro.

 Reprodução/Freepik Almofadas de fibra sintética podem ir à máquina sem problemas; modelos de espuma, contudo, exigem mais cuidado — Foto: Reprodução/Freepik

4. Lavar roupas de pet (mantas, caminhas e cobertores)

Seu pet também merece dormir limpinho e cheiroso. Mantas, caminhas, cobertores e outros paninhos dos pets podem ser inseridos na máquina na maioria dos casos, mas, aqui, temos outro detalhe importante a considerar: é higiênico utilizar o mesmo eletrodoméstico com o qual lavamos as nossas roupas?

Alguns especialistas dizem que não, e que o ideal é lavar as peças dos bichinhos de estimação manualmente — ou, para quem tem condições, utilizar um serviço de limpeza próprio para pets, presente nas maiores cidades do país. Outros especialistas são mais maleáveis e não veem problema nessa prática, desde que com alguns cuidados, como separar completamente as lavagens das roupas humanas, remover o excesso de pelos antes do ciclo, usar sabão neutro, garantir um bom enxágue e deixar tudo secar completamente. Também é possível rodar um ciclo rápido vazio ou higienizar o tambor depois, para evitar resíduos e possíveis contaminações cruzadas.

Se for lavar os paninhos do pet na máquina, a recomendação é, mais uma vez, procurar por etiquetas de instrução para conferir se não há nenhuma contraindicação. Se não houver, utilize água fria e sabão neutro e, caso tenha alguma peça mais sensível, tente colocá-la em um saco protetor.

 Reprodução/Pexels Não é consenso entre os especialistas se é recomendado lavar caminhas e paninhos de pets na máquina — Foto: Reprodução/Pexels

5. Lavar tênis sem destruir o solado

Caso você seja atleta, tenha um tênis de corrida ou de outras atividades esportivas e não queira, de forma alguma, comprometer o solado — responsável pela tração, absorção de impacto e estabilidade do calçado —, o ideal é optar pela limpeza manual. Isso porque, mesmo com um saco protetor, as batidas no tambor e a centrifugação podem enfraquecer a cola e acelerar o desgaste da borracha. Nesses casos, uma escova macia, água fria e sabão neutro costumam ser suficientes para remover a sujeira sem afetar a estrutura do tênis.

No entanto, se esse esforcinho extra não for possível e você, mesmo com um tênis cujo valor ultrapassa os quatro dígitos, desejar limpá-lo na máquina, vale um cuidado adicional. Use sempre saco protetor ou fronha bem fechada — ou até uma combinação dos dois —, escolha o ciclo mais suave disponível e evite centrifugações fortes.

 Foto de RUN 4 FFWPU / Pexels Alguns tênis de corrida, com tecnologias avançadas e específicas para a atividade, podem ultrapassar a casa dos quatro dígitos — Foto: Foto: Foto de RUN 4 FFWPU / Pexels

6. Limpar cortinas e tapetes pequenos

Cortinas e tapetes absorvem grande parte da poeira que vem da rua e, portanto, merecem ser higienizados com alguma frequência. Em geral, quando são feitos de materiais mais simples, como algodão, poliéster ou microfibra, não há grandes problemas em colocá-los na máquina de lavar. Nesses casos, basta optar por água fria, ciclo delicado e sabão neutro.

Aqui, temos uma boa notícia: o saco protetor só é realmente necessário se a cortina for mais delicada ou tiver elementos metálicos. No caso dos tapetes, vale checar se eles cabem bem no tambor e evitar modelos com base emborrachada muito rígida, que podem deformar na lavagem. Depois, basta deixar tudo secar naturalmente à sombra para preservar o tecido.

 Reprodução/Pexels Além das cortinas de janelas, cortinas de banheiros, em geral, também podem ser higienizadas na máquina — Foto: Reprodução/Pexels

7, Limpar capas de colchão

Por fim, as capas de colchão absorvem suor, oleosidade e ácaros ao longo das noites e, por isso, também devem ser higienizadas — e essa limpeza pode ser feita na máquina sem grandes problemas. A maioria dos modelos removíveis pode ir direto para o eletrodoméstico, desde que no ciclo delicado, com água fria ou morna e sabão neutro.

Existem, contudo, algumas recomendações específicas bem simples. Antes de lavar, vale fechar o zíper para evitar que a capa se enrosque. Além disso, evitar alvejantes em capas impermeáveis evita que elas percam a proteção. Se o motivo da limpeza é xixi, lave a capa rapidamente antes de levar à máquina, para remover o excesso e evitar odores inoportunos.

Qual MÁQUINA DE LAVAR é a melhor para comprar HOJE?

Qual MÁQUINA DE LAVAR é a melhor para comprar HOJE?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro