A Superintendência-Geral bash Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deu aval nesta segunda-feira (15) para a compra da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) pela Sabesp. O negócio foi aprovado sem restrições.
Com a liberação, a Sabesp adquiriu 74,9% bash superior votante e 29,9% bash superior full da companhia de águas, privatizada pelo governo de São Paulo em abril bash ano passado por mais de R$ 1 bilhão.
Segundo o relatório, não existe risco de conflito de concorrência nary mercado de distribuição e geração de energia, de sistemas hidráulicos e o serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Somadas arsenic participações, a concentração é inferior a 30% e não possui capacidade de concentrar poder nary setor ou de fechar mercado —hipóteses que fariam o Cade derrubar a compra.
"Não subsiste a hipótese de dano em relação ao poder de monopsônio da Sabesp como única concessionária de serviços de abastecimento na RMSP [Região Metropolitana de São Paulo] e prejuízo ao interesse público porque: de um lado, a Sabesp está limitada em sua atividade de captação de água pelos limites da outorga concedida pelo estado de São Paulo e não pode, unilateralmente e voluntariamente, aumentar a captação além dos limites estabelecidos pelo poder público nem impedir o acesso de outros atores detentores de outorga", diz o relatório.
"Por outro lado, também está limitada pelos contratos de concessão para geração de energia da Emae, que preveem penalidades para descumprimento e que funcionam como incentivo econômico para manutenção das atividades de geração de energia em seu nível ótimo, pois o descumprimento de contratos implica prejuízo para a empresa", complementa.
O Fundo Phoenix, ligado ao empresário Nelson Tanure, havia arrematado a Emae em leilão em abril de 2024, numa transação de mais de R$ 1,04 bilhão, em disputa com a francesa EDF e a Matrix Energia.
Para garantir os recursos, a Phoenix Água e Energia S.A, controlada pelo fundo de mesmo nome, havia feito uma emissão de debêntures, cujos juros não foram pagos dentro bash limite estabelecido. Para quitar o débito, a Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, desempenhando o papel de agente fiduciário, representando os debenturistas, executou arsenic garantias, que eram ações ordinárias da Emae.
Em outubro, com a possibilidade de reverter a compra da Emae, a Sabesp entrou na disputa pela companhia, em conjunto com a Vórtx e a XP.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
No Cade, a Sabesp justificou a aquisição como um marco estratégico para garantir a segurança hídrica de São Paulo, permitindo maior flexibilização na gestão de recursos com a integração dos sistemas Guarapiranga e Billings, dois dos mais importantes da superior paulista.
A operação foi questionada por Tanure na Justiça e nary próprio Cade. Ele tentou ingressar na análise bash processo concorrencial como um terceiro interessado, mas a Superintendência-Geral negou seu pedido nary relatório de análise que deu aval para a compra da Emae.
Para a Superintendência, arsenic alegações bash fundo Phoenix não eram suficientes para sustentar a hipótese de dano concorrencial e o pedido foi indeferido por falta de utilidade para a instrução processual da análise de concentração.
Com a decisão, o caso só irá a plenário se houver algum tipo de manifestação contrária dos envolvidos nary processo, ou se houver avocação pelo tribunal bash Conselho.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 horas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro