Um homem acusado injustamente de assalto no Ceará utilizou histórico de localização fornecido pelo Google Takeout para provar que estava na Bahia no dia em que o crime foi cometido. O rapaz de 27 havia sido indiciado por assaltar uma joalheria em Tianguá, no Ceará, e sua família acionou a Defensoria Pública de Sobral, que comprovou que o acusado estava a 1.400 km de distância no dia do crime, em Luiz Eduardo Guimarães, na Bahia. O recurso Takeout, permite que usuários solicitem ao Google o envio do histórico completo de dados de suas contas, desde mensagens e anexos do Gmail, ao histórico de localização no Google Maps de todos os dispositivos conectados à conta.
Inicialmente, os parentes tentaram utilizar imagens em redes sociais e prints como prova. No entanto, por serem materiais relativamente fáceis de manipular, a defensoria montou a defesa recorrendo ao recurso do Google Takeout , cujos dados foram submetidos à análise de perícia técnica especializada, comprovando a inocência do rapaz. A seguir, confira mais detalhes de como funciona o recurso.
Takeout: conheça recurso do Google que livrou inocente de crime no Ceará — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Google Takeout: O que é e como funciona?
O Google Takeout é um serviço gratuito oferecido pelo Google que possibilita baixar uma cópia completa de todas as informações associadas às contas Google. Isto inclui e-mails e anexos do Gmail, fotos e vídeos do Google Fotos, lista de contatos, dados da agenda Google, arquivos do Google Drive, histórico do Chrome, informações de uso do YouTube, Google Maps, Google Play Store e o registro completo de localização de todos os dispositivos conectados à conta.
No caso específico do assalto Tinguá, os registros precisos de data e hora foram cruciais para comprovar que o acusado não poderia ter cometido o crime, pois estava em outro estado no mesmo dia, a quase 1.400 km de distância. A ferramenta não realiza um download direto, mas encaminha um arquivo compactado com as informações para o endereço de e-mail, ou o link de download de contas vinculadas do OneDrive, Dropbox, Box, ou Google Drive. Dessa forma, com a custódia dos dados de acesso do usuário, a equipe de defesa consegue baixar a informação diretamente, evitando intermédio da família ou terceiros, e garantindo que todas as informações vieram direto do próprio Google, sem chance de adulteração.
Como acessar o Takeout do Google?
É possível acessar o Google Takeout pela tela de gerenciamento de contas do Google, ou acessando diretamente o link do serviço (takeout.google.com). Uma vez logado, basta escolher quais informações deseja solicitar, ou até programar o envio automático dos dados de tempos em tempos. Veja o passo a passo:
Passo 1. Acesso o link do Google Takeout (takeout.google.com). Do Gmail ou de outro serviço Google, clique em sua foto e selecione a opção “Gerenciar Conta Google”
Google Takeout Passo a Passo - Na tela do Gmail ou outro serviço Google, clique em sua foto e selecione "Gerenciar Conta Google" — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio Passo 2. Realize o login na conta desejada — caso já não esteja logado.
Passo 3. Na tela de gerenciamento de conta, clique em “Dados e Privacidade” e role a tela para baixo até identificar a opção “Baixar ou Apagar seus Dados”;
Passo 4. Clique em “Baixar seus dados”;
Google Takeout Passo a Passo - Na tela de gerenciamento da conta Google, busque a opção de "Baixar informações" na aba de "Dados e Privacidade" — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio Passo 5. Selecione todas as informações que deseja baixar. São 72 serviços ao todo, inclusive o histórico de interações e prompts do Gemini. Role a tela para baixo e clique em "Proxima etapa";
Google Takeout Passo a Passo - Escolha quais dados deseja exportar — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio Passo 6. Defina como deseja receber os dados (Link de download no e-mail, ou repositórios em nuvem)
Google Takeout Passo a Passo - Selecione como deseja receber os arquivos, e clique em "Exportar" — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio Passo 7. Especifique se deseja receber os dados apenas uma vez, ou a cada 2 meses ao longo de um ano, além da extensão e tamanho máximo dos arquivos compactados (entre 1 GB e 50 GB);
Passo 8. Clique em “Exportar”. Caso tenha selecionado algum serviço de nuvem, é preciso vincular uma conta na etapa seguinte.
Como apagar históricos do Google?
É importante ressaltar que o armazenamento de todas as informações está discriminado nos Termos de Uso e Privacidade do Google (e de qualquer outro serviço digital), e não é possível “limpar” esse histórico totalmente, ao menos não diretamente como para baixar os dados pelo Takeout. Os históricos de navegação, localização e linha do tempo, e de buscas e vídeos assistidos no YouTube podem ser apagados na seção de "Configurações de Histórico", na aba de Dados e Privacidade.
Histórico de atividades e conexões de serviços Google precisam ser apagados separadamente — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio Além de permitir definir se deseja apagar o histórico completo, da última hora ou de um período específico, também é possível apagar as atividades manualmente uma a uma. No caso de serviços Google, também é possível deletar aplicativos específicos, como Gmail, Play Games (limpando todo o progresso dos jogos), informações da Google Play, Blogger, YouTube e Google One.
É possível deletar histórico completo, ou apenas itens isolados — Foto: Reprodução/Daniel Trefilio Vale mencionar ainda que o Google armazena certos dados em seus servidores por algum tempo após a eliminação da conta, tanto para o caso de o usuário se arrepender, quanto para fins legais, caso haja solicitação de informações por meio de liminares de justiça.
Veja também: 6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar
6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
18
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/c/G/JDaX3KTMKfTkfAO4Cl7Q/screen-post-hixmjh9xhoo-unsplash.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/w/54Hm5KTTGikiznvyOcKw/captura-de-tela-2025-11-25-161647.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/t/L/HaBJmPSAWqfxBFEIpdcA/1.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro