Após várias tentativas de acordo e pressão política, o TikTok e sua controladora chinesa, a ByteDance, finalmente assinaram um acordo para garantir a permanência do aplicativo nos Estados Unidos. Revelado nesta quinta-feira (17), o acerto cria uma nova estrutura de controle para a plataforma no país, que passa a ser majoritariamente administrada por investidores americanos, entre eles a Oracle. A medida promete atender às exigências de segurança do governo dos EUA dadas por Donald Trump e evitar um banimento do app. A seguir, entenda como ficou o acordo e o que muda para o TikTok.
TikTok está retomando atividades nos EUA, mas algoritmo será retreinado; entenda — Foto: Divulgação/Getty Images O TikTok e sua controladora chinesa assinaram na quinta (17) acordos com vínculos para criar uma nova estrutura para que suas operações nos EUA continuem. O objetivo é atender às exigências do governo americano e evitar um banimento do app no país.
Agora, com os novos acordos, o TikTok passa a ser controlado por:
- Um consórcio de investidores liderado por Oracle, Silver Lake e MGX (dos Emirados), que terá cerca de 50% da nova operação;
- Afiliados de investidores existentes da ByteDance, que terão cerca de 30,1%;
- A ByteDance manterá cerca de 19,9% das ações do aplicativo.
Dessa forma, a empresa passa a ter um conselho de sete membros americanos, em maioria, e reforça o controle sobre as decisões importantes.
TikTok muda algoritmo para usuários americanos; entenda — Foto: Reprodução/Solen Feyissa (Unsplash) O que mudou para os americanos?
Com o fim das especulações do banimento, o TikTok continuará operando. No entanto, as mudanças aconteceram nos dados e privacidade: os dados dos usuários agora serão armazenados localmente e sob a supervisão dos parceiros americanos que participaram da venda, como a Oracle.
Houve também alterações no algoritmo, que agora será “retreinado” com dados dos próprios usuários dos EUA para evitar influências externas.
Quando o acordo vira definitivo?
O acordo tem fechamento previsto para o dia 22 de janeiro de 2026, quando a operação começa a valer oficialmente.
Veja a linha do tempo das negociações
Fim do ano: é aprovada uma lei nos EUA que exige que o TikTok seja vendido para uma empresa americana ou será banido dos EUA.
O TikTok fica temporariamente fora do ar após decisão judicial e a ameaça. No entanto, a administração dos presidente Donald Trump concede novos prazos para negociação e assim evita a proibição.
Trump fornece mais prazo para que o acordo continue em suas negociações.
Trump assina uma ordem executiva apoiando um acordo para transferir o controle do TikTok nos EUA e Casa Branca anuncia que o algoritmo e dados de usuários dos EUA serão protegidos e retreinados no país.
O TikTok e sua controladora ByteDance assinam acordos vinculativos com um consórcio de investidores.
- Janeiro de 2026 (previsto)
Data prevista para o fechamento formal da transação e início da operação com nova performance.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/2/X/MG1VgGT72S8AhukFFqng/techtudo-9-.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro