2 semanas atrás 4

Títulos do Tesouro Direto despencam até 10,6% em 2026. Veja o que fazer

Na coluna de hoje eu mostro quais títulos estão no negativo neste início de ano e quais estão gerando algum ganho.

Caso você tenha algum desses títulos negativos, no final deste texto eu oriento sobre como lidar.

Quais títulos estão negativos em 2026?

Tesouro Renda: Todos os títulos desta categoria estão negativos. Esses papéis têm uma data para começar a pagar uma renda mensal para o investidor e outra para terminar. O que perdeu mais valor foi o título que inicia a remuneração em 2065; teve uma queda de 10,64%. O menos afetado foi o que começa os pagamentos em 2030 (perda de 4,41%).

Tesouro IPCA: O segundo grupo de papéis mais afetado foi o Tesouro IPCA. O título desse tipo com vencimento em 2045 acumula uma queda de 6,4% desde o início do ano. O que termina em 2026 foi o único dessa categoria que ficou no positivo, com alta de 0,51% no ano.

Tesouro IPCA com Juros Semestrais: Todos os títulos dessa classe estão negativos em 2026. O papel com vencimento em 2060 caiu 4,01%. O que menos perdeu valor foi o que vence em 2030 (queda de 1%).

Continua após a publicidade

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais: Nessa categoria, o pior colocado no ano é o com vencimento em 2035 (-1,46%). Porém, os papéis com vencimento até 2029 estão positivos.

Tesouro Prefixado: Entre os papéis desse tipo, somente aqueles com vencimento a partir de 2029 estão negativos, com destaque para o que vence em 2032, com queda de 1,05%.

Tesouro Selic: Os títulos do tipo Tesouro Selic raramente ficam negativo. Como era de se esperar, em 2026 todos eles estão positivos, com alta em torno de 0,6% para todas as datas de vencimento. Esses são os investimentos mais conservadores do Brasil, com chance quase nula de prejuízo, mesmo quando o resgate é feito antes do prazo.

O que fazer se o seu título está negativo

Se você está preocupado com o fato de o seu título estar negativo, significa que está sem estratégia de investimento.

Ao investir em um título do Tesouro, você precisa saber que essas oscilações de preço são naturais e que, se aguardar até a data de vencimento, receberá de volta o valor aplicado com a rentabilidade que estava prevista no momento no aporte.

Continua após a publicidade

Dessa forma, para quem busca segurança, só vale a pena investir no Tesouro se for possível manter o dinheiro aplicado até o final do prazo.

Sendo assim, se você quer ter certeza de que não terá prejuízo, basta aguardar a data de vencimento.

Já se você não sabe se vai poder aguardar até o vencimento e quer saber se existe chance de o título se recuperar, saiba que isso não é possível prever. Alguns títulos ficam anos no negativo, principalmente se ele for de longo prazo.

Se você busca segurança, eu, no seu lugar, faria o resgate agora e assumiria o prejuízo até o momento. Na dúvida, eu optaria por sair dessa e garantir que não vou perder mais.

Mas, se você tem alguma tolerância ao risco e ficaria chateado se perdesse uma possível alta do papel no futuro, considere manter o dinheiro aplicado. Tudo depende do seu perfil de risco.

Na próxima vez, lembre-se do seguinte: quando não souber se pode aguardar até o vencimento, o único título do Tesouro seguro é o chamado Tesouro Selic, que fica positivo mesmo quando se faz resgate antecipado.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro