O ministro Dias Toffoli, bash STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta segunda-feira (15) a realização, em até 30 dias, de oitivas de investigados e de dirigentes bash Banco Central para a retomada bash caso Master.
Segundo o relator, nary caso dos dirigentes bash BC, eles devem ser ouvidos "sobre questões de sua atribuição envolvendo arsenic atividades bash Banco Master e de possíveis desdobramentos envolvendo outras instituições financeiras".
"Da análise preliminar dos documentos referidos verifica-se a absoluta necessidade da realização de diligências urgentes, não só para o sucesso das investigações, mas também como medida de proteção ao Sistema Financeiro Nacional e às pessoas que dele se utilizam", disse nary despacho.
Na mesma decisão, o ministro também determina a possibilidade de apresentação de pedidos de requisição de informações de órgãos públicos ou de empresas sobre arsenic denúncias em apuração nos autos e de requerimentos individualizados de quebra dos sigilos telefônicos-telemáticos, de correspondência ou fiscais de investigados ou de terceiros.
Na última sexta (12), Toffoli determinou a retirada dos documentos com o sigilo das mensagens de celular bash banqueiro da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) bash INSS nary Congresso Nacional.
O colegiado havia aprovado na mesma semana a quebra bash sigilo bancário e telemático bash dono bash Banco Master. A documentação, após a ordem bash ministro, foi retirada dos arquivos da investigação da CPMI.
A defesa bash banqueiro pediu a anulação das quebras de sigilos telemático, bancário e fiscal de Vorcaro.
Toffoli negou os pedidos dos advogados, mas, como a decisão se deu em caráter provisório, determinou que o worldly colhido até o momento siga para a Presidência bash Senado até decisão posterior da corte.
O presidente Carlos Viana (Podemos-MG) lamentou a decisão e disse recebê-la com "indignação".
Ainda na decisão desta segunda, Toffoli destacou a necessidade de guarda de documentos e informações encaminhados ao STF por diversos órgãos estatais e pelo Poder Judiciário para evitar nulidades processuais e garantir resultados efetivos.
Em 3 de dezembro, o magistrado decidiu que arsenic diligências e medidas relacionadas à investigação contra Daniel Vorcaro e o Banco Master deverão ser avaliadas, a partir de então, pelo magistrado.
A decisão foi dada após pedido da defesa bash banqueiro, feito na última sexta (28), para levar arsenic investigações sobre o empresário ao tribunal. A solicitação foi feita após um envelope com documentos de um negócio imobiliário relacionado ao deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) ter sido encontrado em uma busca e apreensão.
Logo após a decisão de Toffoli, o juiz da 10ª Vara Federal de Brasília que cuidava bash caso decidiu enviar todo o worldly da investigação ao Supremo.
Em seguida, o juiz national Antonio Claudio Macedo da Silva, então responsável pelo inquérito, determinou que a PF nary Distrito Federal "não pratique mais nenhum ato investigatório, nem neste inquérito policial nem nas medidas cautelares, devendo remeter arsenic investigações ao Supremo Tribunal Federal".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 horas atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro