9 meses atrás 9

Toma cuidado! 6 sinais de golpe ao cliente para você prestar atenção

Criminosos podem se passar por grandes empresas para oferecer suporte técnico, acessar o celular ou computador das vítimas e roubar dados sigilosos. Dessa forma, os golpistas abordam clientes por meio do telefone, e-mail ou mensagens, e afirmam que o dispositivo está infectado e precisa de reparo. Com isso, os fraudulentos esperam ganhar acesso remoto ao aparelho para capturar senhas e informações pessoais e bancárias. Para melhorar sua segurança, o TechTudo fez uma lista com seis sinais de alerta que podem indicar golpe envolvendo suporte ao cliente. Confira.

 Reprodução/Freepik Lista aponta 6 sinais de golpe de suporte ao cliente; confira — Foto: Reprodução/Freepik

1. Pedir excesso de informações pessoais

O primeiro sinal de alerta ocorre se a pessoa receber um contato desconhecido em nome de uma empresa que solicite muitas informações pessoais. Embora as verdadeiras equipes de suporte ao cliente realmente peçam alguns dados para auxiliar a resolver um problema, as empresas jamais vão pedir um excesso de dados sigilosos, como contas bancárias, endereço residencial, senhas, entre outros.

Afinal, para resolver a maioria das reclamações de suporte técnico, as empresas não precisam saber desses detalhes. Portanto, ao receber ligação, e-mail ou mensagens não solicitadas que pedem o envio desse tipo de informação para resolver supostos problemas, fique cauteloso. Há muitas chances de ser uma fraude.

 Reprodução/Unsplash Desconfie de contatos não solicitados que peçam o envio de informações pessoais — Foto: Reprodução/Unsplash

2. Ligação de números desconhecidos

As ligações de números desconhecidos também são um alerta. Isso porque o golpista pode usar essa técnica para ligar para as vítimas e fingir ser funcionário de uma empresa verdadeira. O criminoso diz que descobriu problemas no celular ou computador da pessoa. Depois os fraudulentos pedem que a vítima instale um programa de acesso remoto para remover o suposto vírus.

Porém, ao acessar o dispositivo, o golpista consegue roubar informações pessoais e financeiras do indivíduo. Logo, a dica é evitar atender chamadas desconhecidas ou, se atender, jamais instale nenhum software suspeito nem passe dados pessoais. Lembre-se de sempre verificar os contatos de suporte ao cliente em canais oficiais da empresa.

 Reprodução/Pond5 Golpistas podem fazer ligações de números desconhecidos alegando que há um vírus no dispositivo da vítima — Foto: Reprodução/Pond5

3. Solicitação de pagamentos

Mais um ponto de atenção são os pedidos de pagamento que os golpistas fazem para capturar dinheiro das vítimas. Vale ressaltar que uma verdadeira equipe de suporte técnico não vai pedir pagamento pelo serviço prestado. Portanto, ao receber um contato desconhecido que solicite a transferência de dinheiro, há muitas chances de ser um golpe de suporte ao cliente.

Os criminosos pedem que a pessoa faça o pagamento em Pix ou transferência bancária. Além disso, o golpista também faz com que a vítima informe o número de cartão de crédito. Com a informação em mãos, o fraudulento pode clonar o cartão ou fazer compras que não foram permitidas.

 Divulgação/Freepik Criminosos podem pedir pagamentos pelo serviço falso no golpe do suporte técnico — Foto: Divulgação/Freepik

4. Falhas de voz em chamadas de áudio

Os criminosos fazem chamadas de áudio para fingir prestar os serviços de suporte ao cliente. Nesses casos, vale prestar atenção em alguns sinais ao receber uma chamada desconhecida, como falhas de voz frequentes, que aparentam ser robóticas demais ou diferentes de vozes humanas. Se houver essas características, há chance de ser uma fraude.

Embora empresas verdadeiras usem o recurso de chamadas de voz automáticas, geralmente elas não possuem tantas falhas na mensagem que será passada. Por isso, é necessário redobrar os cuidados ao receber uma chamada de voz suspeita, com áudio excessivamente robótico e que apresente falhas.

 TechTudo Falhas de voz em chamadas de áudio são sinais de fraude — Foto: TechTudo

5. Ser excessivamente formal

Para se proteger de golpes de suporte ao cliente, desconfie de contatos que usam uma linguagem excessivamente formal, seja em mensagens, e-mails ou ligações. É comum que algumas empresas tratem os clientes como "senhor" e "senhora". No entanto, se o tratamento incluir muitas outras formalidades, isso pode ser um alerta de fraude.

Caso perceba que o contato de áudio ou texto não se parece com o jeito comum de tratar um cliente, pode se tratar de um golpe. Nesses casos, evite continuar o contato e não passe informações confidenciais. Mensagens muito informais ou com erros de português também devem ligar o sinal de alerta.

 Reprodução/Internet Desconfie de contatos excessivamente formais — Foto: Reprodução/Internet

6. A pessoa da ligação parece hesitante

Por fim, outro alerta acontece quando a vítima recebe uma ligação desconhecida em nome de uma empresa legítima, mas a pessoa da chamada parece muito hesitante. Isso pode acontecer por um nervosismo do golpista ou até mesmo por ser surpreendido por perguntas da vítima. Por exemplo, se a pessoa da ligação pedir informações pessoais ou bancárias e a vítima questionar o motivo dessa solicitação.

Então, se a pessoa parecer hesitante diante das perguntas, desligue a chamada quanto antes. Afinal, os verdadeiros funcionários de atendimento ao cliente não têm motivos para parecerem hesitantes diante do contato com os consumidores.

 Ana Marques/TechTudo Golpistas podem ficar hesitantes para aplicar o golpe do suporte técnico por ligação — Foto: Ana Marques/TechTudo

Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro